sábado, 31 de outubro de 2009

KEPLER - Amadeus Mozart - Piano Concerto No. 21 - Andante

Os anjos inspiram
delicadeza no despertar
- a alma humana.
 

KEPLER

Nasceu: 27 Dezembro de 1571 em Leonberg, Holy Ran Empire (Agora Alemanha)
Faleceu: 15 Novembro de 163m osensburg (Agora Alem


Kepler foi um menino doente que padecia furúnculos, dores de cabeça, miopia, infecções da pele, febres e infecções no estômago e na vesícula. Com a idade de quatro anos, quase sucumbiu com os estragos da varíola.

Por sorte para Kepler, os duques de Wurttemberg apoiavam então a educação de dois meninos precoces. Pode terminar seus estudos no seminário teológico e foi graduar-se na Universidade de Tubinga graças aquilo que no século XVI equivalia a uma bolsa. Em Tubinga teve o apoio de um professor que secretamente lhe ensinou as ideias de Copérnico, coisa que foi necessário fazer em segredo devido a que só a teoria tolemaica tinha a aprovação oficial. Nesta época da carreira de Kepler, parecia seguro que seria sacerdote, mas por alguma razão desconhecida mudou de planos e aceitou o emprego de mestre de astronomia e matemática em Graz, capital da província austríaca de Estiria.

Foi em Graz, em 1596, onde Kepler publicou seu notável livro: O mistério do Universo. Com o ardor e a exuberância da juventude, declarou que tinha descoberto a ordem fundamental que servia de base às distâncias que separavam os planetas do Sol; em outras palavras, Quis crer ter resolvido o enigma do plano divino do Universo.

A teoria de Kepler (que deve subentender-se, era errónea) resultava muito ingeniosa. Sabia que só existiam cinco sólidos perfeitos que poderiam construir-se no espaço tridimensional: Ocorreu a Kepler que estes cinco sólidos poderiam caber exactamente nos cinco intervalos que separavam os seis planetas (não se conheciam mais nesse tempo).

Na órbita de Saturno inscreveu um cubo; nesse cubo inseriu outra esfera, Júpiter. Inscreveu o tetraedro em Júpiter e logo inscreveu nele a esfera de Marte. O dodecaedro caberia perfeitamente entre Marte e a Terra; o icosaedro entre a Terra e Vénus, e entre Vénus e Mercúrio pôs o octaedro. E foi aqui que Kepler acreditou ter encontrado a chave do grande enigma! Resumiu-o assim:
"Em uns dias, tudo ficou em seu lugar. Vi que um sólido trás outro encaixado com tanta precisão entre as órbitas apropriadas que se um campesino perguntasse com que gancho estavam prendidos os céus para não caírem, seria fácil contesta-lo".

Kepler enviou informações desta teoria a todos aqueles em quem pode pensar, contando a Galileu e o famoso astrónomo Ticho Brahe. Os dois homens mantiveram correspondência com o jovem astrónomo; e quando a intolerância religiosa obrigou o protestante Kepler a sair de Graz, aceitou o convite de ajudar Brahe, que era matemático da corte de Rodolfo II de Praga, a 1 de janeiro de 1600, Kepler chegou a Praga.

Kepler viu que em "sua estrela" estava o trabalhar ao lado de Ticho a fim de aperfeiçoar suas aptidões e suas concepções. Escreveu:

"Se Deus se ocupa da astronomia, como quer crer a devoção, então espero que alcanzaré algo neste domínio, pois vejo que me permitiu vincular-me a Ticho medite um destino inerável não me deixou separme dele apesar das más penalidaes".

Quando morreu Ticho em 1601, Kepler sucedeu-o no posto de matemático imperial. Uma das suas obrigações consistia em preparar horóscopos para o imperador e outros dignatários da corte. Mas, ao fazê-lo, teve de enfrentar os espinhosos problemas dignos de um génio matemático, astronómico e filosófico. Em 1615, depois de penosos estudos que levaram quinhentas folhas de papel de oficio, preparou-se para publicar sua Nova astronomia, primeiro livro moderno sobre a matéria.

A vista defeituosa de Kepler levou-o a interessar-se toda a vida na óptica. Seus trabalhos compreendem explicações sobre o modo em que as lentes ajudam aos míopes e aos présbitas; também abarcaram o principio da câmara fotográfica. Despertada sua curiosidade pelo recém inventado telescópio, Kepler publicou sua Dióptrica em 1611, na qual buscou o desenho de um telescópio astronómico de inversão que se usou muito a partir de então.

Na esfera das matemáticas, atribui-o haver contribuído para criar o cálculo infinitesimal e estimular o uso dos logaritmos nos cálculos. Foi um dos primeiros a advertir o efeito que tem a lua sobre as marés.
Passaram mais de três séculos desde que morreu Kepler, mas os anos que se seguiram não fizeram mais que aumentar o fulgor de suas investigações. Não há melhor maneira de falar sobre a história de Kepler que a de citar o epitáfio que compôs para sua lápide:
"Medi os céus,
e agora as sombras meço, 
No céu brilhou o espírito, 
Na terra descansa o corpo. "


Astrônomo alemão

Johannes Kepler


27 de dezembro de 1571, Weil (Alemanha)
15 de novembro de 1630, Ratisbona (Alemanha) 


Reprodução

Johannes Kepler nasceu em Weil, Württemberg, atual Alemanha, a 27 de dezembro de 1571, e morreu em Ratisbona, também na Alemanha, a 15 de novembro de 1630.

Graduou-se pela Universidade de Tübingen. Professor de matemática na Universidade de Graz, foi forçado a deixar a cidade em 1600, para fugir à perseguição dos protestantes.

Radicou-se, então, na cidade de Praga, tornando-se assistente de Tycho Brahe, a quem sucedeu como astrônomo e matemático da corte de Rodolfo 2º. Em 1612 foi nomeado professor de matemática em Linz.

Seu interesse pela astronomia surgiu em Tübingen. De formação religiosa, pretendia tornar-se pastor protestante, mas acabou aceitando a cadeira de matemática em Graz, fato que, mais tarde, ele atribuiria à providência divina.

Órbitas elípticas

Apesar de suas convicções cristãs, inclina-se desde o início para as idéias de Copérnico, aderindo ao sistema heliocêntrico do universo, em contraposição à teoria oficial da Terra como centro imóvel do cosmo.

Suas observações levam-no a convencer-se da existência de uma força que conserva os planetas em suas órbitas ao redor do Sol. É o que procura provar em sua obra Primeiras dissertações matemáticas sobre o mistério do cosmo, de 1596.

Esse trabalho chama a atenção para seu autor, que passa a corresponder-se com os mais eminentes astrônomos da época, como Tycho Brahe, de quem se tornará sucessor, e Galileu.

Fruto de suas constantes observações do planeta Marte, Kepler publica, em 1609, uma de suas obras fundamentais: Nova astronomia. Impressionado com a variação dos movimentos de Marte e estudando os trabalhos de Brahe, ele chega a uma conclusão que rompe com as opiniões de um milênio de estudos astronômicos: os movimentos dos astros celestiais são elípticos e não, como se imaginava, circulares.

As três leis de Kepler

Duas das três leis que passariam a ser conhecidas pelo nome do astrônomo foram publicadas em Astronomia nova. A terceira se encontra no livro Sobre a harmonia do mundo, obra que, cinqüenta anos depois, permitiria que Newton descobrisse a lei da gravitação universal.

As três leis de Kepler podem ser assim resumidas: 1ª) as órbitas dos planetas em torno do Sol são elipses, nas quais o Sol ocupa um dos focos; 2ª) no movimento de cada planeta, as áreas varridas pelo raio vector que une o planeta ao Sol são proporcionais ao tempo gasto para percorrê-las; 3ª) os quadrados dos tempos das revoluções siderais dos planetas são proporcionais aos cubos dos grandes eixos de suas órbitas.

Depois de Sobre a harmonia do mundo, Kepler se dedica à preparação de um mapa que representasse, com a precisão possível na época, as posições planetárias. O resultado é a obra Tábuas rudolfinas, que foi utilizada por mais de um século no cálculo das posições planetárias.

Muitas das idéias de Kepler levaram anos para serem compreendidas. Dentre elas, sua observação de que a velocidade de um astro aumenta em relação direta à proximidade de seu ponto de atração, o que foi elucidado pela lei da gravitação e por outras observações do cosmo.

Vivendo em um período de intolerância religiosa, quando as idéias e as teorias científicas tinham de partir do pressuposto de que a Terra era o centro imutável do universo, Kepler desenvolveu um trabalho pioneiro.


Enciclopédia Mirador Internacional


FONTE:   http://www.prof2000.pt/users/matic/kepler.html

Os anjos inspiram
delicadeza do despertar
- a alma humana.

Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nada te perturbe - St. Tereza de Ávila


‘Nada te perturbe”

(Poema Completo – St. Teresa de Ávila;                                      Carmelo São José, Brasil)

Nada te perturbe

Nada te perturbe,
Nada te espante,
Tudo passa,
Deus não muda,


A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem
Nada lhe falta:
Só Deus basta.


Eleva o pensamento,
Ao céu sobe,
Por nada te angusties,
Nada te perturbe.


A Jesus Cristo segue
Com peito grande,
E, venha o que vier,
Nada te espante.


Vês a glória do mundo?
É glória vã;
Nada tem de estável,
Tudo passa.


Aspira às coisas celestes,
Que sempre duram;
Fiel e rico em promessas,
Deus não muda.


Ama-O como merece,
Bondade imensa;
Mas não há amor fino
Sem a paciência.


Confiança e fé viva
Mantenha a alma,
Que quem crê e espera
Tudo alcança.


Do inferno acossado
Muito embora se veja,
Burlará os seus furores
Quem a Deus tem.


Advenham-lhe desamparos,
Cruzes, desgraças;
Sendo Deus o seu tesouro,
Nada lhe falta. 

 
Ide, pois, bens do mundo,
Ide, ditas vãs;
Ainda que tudo perca,
Só Deus basta.
 


(Santa Teresa de Ávila)





terça-feira, 20 de outubro de 2009

Abraço Galáctico - NGC 520


o

Imagem do Dia: NGC 520

  19-10-2009


Crédito: NRAO/AUI and J. Hibbard.
Telescópio: Very Large Array (VLA).


Imagem composta do sistema NGC 520. Embora possa parecer estarmos na presença de uma só galáxia, na verdade esta imagem mostra-nos duas galáxias em interacção, num "abraço galáctico". A verde está representada a emissão óptica, a amarelo a emissão de gás quente e a azul a emissão de hidrogénio atómico frio. Esta observações permitiram identificar um anel em torno do centro deste sistema. Desconhece-se como é que esta formação gasosa terá tido origem.


FONTE: Portal do Astrônomo -     
http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=2575

domingo, 11 de outubro de 2009

LASAR SEGALL



Singer Zara ""Мой ласковый и нежный зверь" " Певица Зара
http://www.youtube.com/watch?v=uWkAhWfBj1w
( cantora russa - lindo! )
________________

This Is The Life
http://www.youtube.com/watch?v=c6MRYLWJb1o

 
                                              LASAR  SEGALL


                       Auto-retrato II, obra de 1919, de Lasar Segall


Celebrando os cinqüenta anos da morte do pintor lituano-brasileiro Lasar Segall, o Centro FIESP organizou uma exposição denominada "Segall Realista". A mostra conta com cerca de 150 trabalhos do pintor, entre telas, aquarelas, desenhos, esculturas e gravuras. É uma das raras oportunidades de conferir a obra de Segall em outros museus, afora a exposição permanente que existe já no Museu Lasar Segall.

Seguindo a proposta da curadoria, as obras abrangem a fase realista do pintor, inspirada em uma afirmação do modernista Mario de Andrade. Segundo ele, a produção artística de Segall, era um dos mais destacados exemplos de que os artistas ligados aos vanguardismos europeus tinham abandonado as experimentações para advogarem um retorno ao realismo em suas fases posteriores.


















Breve trajetória do pintor


Nascido na Lituânia em 1891, Segall iniciou sua carreira integrado ao expressionismo alemão, através de sua filiação ao grupo Secessão, de Dresden, fundado pelo pintor austríaco Gustav Klimt. Esta influência transformou sua obra, que começou a se aproximar cada vez mais da estética expressionista. Dentre as principais características do expressionismo está a deformação expressiva das figuras, uma utilização não descritiva das cores, e a ênfase no caráter bidimensional das telas.
Mudando radicalmente a trajetória de sua arte, em 1923, o pintor lituano vem morar no Brasil, onde, segundo suas próprias palavras, conheceu o "milagre da luz e da cor". 
Aqui, ele dedicava-se além da pintura, às artes aplicadas. Criou a decoração do Baile Futurista, em São Paulo, os murais para o Pavilhão de Arte Moderna de Olívia Guedes Penteado, e desenvolveu também figurinos como os para o balé "Sonho de uma Noite de Verão", que foi encenado no Teatro Municipal de São Paulo.
A primeira grande retrospectiva de sua obra foi realizada no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1943. Neste mesmo ano também foi publicado um catálogo com seus quadros e textos dos poetas Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Jorge de Lima.

Segall também chegou a participar da histórica "1ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo", em 1955, com seus quadros figurando ao lado artistas centrais do modernismo brasileiro como Victor Brecheret,Tarsila do Amaral e Oswaldo Goeldi.
Outra retrospectiva importante de sua obra foi organizada pelo Museu Nacional de Arte Moderna, a exposição ocorreu em Paris, em 1957. Neste mesmo ano, Segall, já naturalizado brasileiro, morre aos 66 anos, vítima de problemas cardíacos.

Sua residência hoje abriga o Museu Lasar Segall, que contém um acervo composto por cerca de 3.000 quadros, além de vasta documentação sobre a vida e a obra do artista.

FONTE:
Divulgação:
Galeria de Arte do SESI
Avenida Paulista, 1313 - Cerqueira César, São Paulo
Fone: (11) 3146-7405/06
Para quem quiser conferir também o acervo permanente exposto no Museu Lasar Segall, o endereço é:
Rua Berta, 111 - Vila Mariana - Zona Sul de São Paulo
informações: 5574 7322



LASAR SEGALL (1891 - 1957)


FRASES DE LASAR SEGALL


O homem é uma parcela da natureza.
  "O homem é uma parcela da natureza ele gira
na infinidade da natureza e dela, como única fonte,
tira os elementos de toda a criação.Quanto mais forte
é o desejo de  comunhão,mais profunda e mais sincera
 é  a sua expressão.

Guache sobre cartão do pintor naturalizado brasileiro
      - Lasar Segall - “Casal” (1919).
LASAR SEGALL (1891 - 1957)
Maternidade - Óleo sobre tela - 65 x 50,5 cm - ass.verso 1936.

"A arte  é metafísica e não ótica

   A arte não precisa de análise e comparaçãoe sim o público,
que está de olhos fechados  diante da vida de seu tempo.

 A essência da arte é uma expressão imediata
  provocada pela necessidade interior

 O cúmulo mais artístico da arte é a pura abstração pois
 por meio dela poderemos  nos libertar completamente da
 natureza e criar valores inteiramente novos que nada terão
de comum com o mundo exterior.

 A arte não é um jogo.
 Uma obra de arte não é o resultado de um temperamento,
 ela é criada pela necessidade interior e pelo êxtase."

 "A arte - é tudo quanto foi intensamente vivido e sentido,
   homem,amor,espaço,expresso em formas,isto é,uma
  organização harmoniosa de planos,de linhas e de cores,
   e para tanto a arte deve servir-se de meios modestos
   e os mais primitivos

  Aproximai-vos do quadro sem prevenção.
   Não procureis o belo no sentido vulgar dessa palavra.
   Dominai-vos...

 Não procureis palavras para explicações inúteis...
 Rendei-vos simplismente à força das formas e das cores.
                 
 A arte é considerada,em geral,como alguma coisa
  que nada tem  de comum com a vida,

 A arte é filha de seu tempo e o tempo se manifesta
  pela arte,por intermédio do artista.

  Originada por necessidade  interior,a obra de arte
  se compõe de formas necessárias que se fundem
   em um ser completo,um organismo.

   O tempo,a sua história,o seu destino,cria o seu próprio
    conceito de arte,conceito que só a ela pertence.

    O principal é que a nossa arte aja sobre "nós"
    que "nós"estejamos em contato com ela,
    já que ela nasce em nós e nos manifesta.

    A arte é um dos mais importantes meios de mútua compreensão
    para a humanidade. A arte é assim uma linguagem universal.

    Para o verdadeiro artista a arte é tão importante como o ar,
    a luz e a própria vida.

                                                               Lasar Segall

FONTE

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Publicado em: 2003-06-10


O OLHAR - LEONARDO DA VINCI



 

“Não vês que o olho abraça a beleza
do mundo inteiro? (...) É a janela do
corpo humano, por onde a alma especula
e frui a beleza do mundo, aceitando
a prisão do corpo que, sem esse
poder, seria um tormento (...)

Ó admirável necessidade! Quem
acreditaria que um espaço tão
reduzido seria capaz de absorver
as imagens do universo?”.
                       Leonardo da Vinci