quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FILOSOFANDO



  Pérolas Nacionais

Quando estamos fora, o Brasil dói na alma; quando estamos dentro, dói na pele.
(Stanislaw Ponte Preta)

Brasil? Fraude explica.    
(Carlito Maia)

Junta médica é uma reunião que os médicos fazem nos últimos momentos de nossa vida para dividir a culpa.     
(Jô Soares)

Pior do que o fim do mundo, para mim é o fim do mês.      
(Zeca Baleiro)

O Brasil é feito por nós. Só falta agora desatar os nós.       
(Barão de Itararé

Quem se mata de trabalhar merece mesmo morrer.          
(Millôr Fernandes)

Chega de debate de idéias. Onde já se viu um político brasileiro dotado de idéias?         
(Diogo Mainardi

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim.          
(Millôr Fernandes

No Brasil, quem tem ética parece anormal.        
(Mário Covas) 

O brasileiro não faz história, ele é um espectador.       
(Raul Seixas)  

Não é triste mudar de idéias; triste é não ter idéias para mudar.          
(Barão de Itararé)  

Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida.             
(Raul Seixas)  

Comecei uma dieta: cortei a bebida e as comidas pesadas e em quatorze dias perdi duas semanas!           
(Tim Maia)  

Era um menino tão mau que só se tornou radiologista para ver a caveira dos outros.             
(Jô Soares)  

A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento.           
(Stanislaw Ponte Preta)  

A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.             
(Carlos Drummond de Andrade

Esperanto é a língua universal que não se fala em lugar nenhum.               
(Stanislaw Ponte Preta

O sol nasce para todos, a sombra pra quem é mais esperto.               
(Stanislaw Ponte Preta

O marido não deve ser o último a saber. Ele não deve saber nunca.                
(Nelson Rodrigues)  

O Brasil é um país geométrico ..... tem problemas angulares, discutidos em mesas redondas, por um monte de bestas quadradas.                 
(Autor Desconhecido)  

Quem mata o tempo não é assassino, é suicida!                
(Millôr Fernandes)   

Das três melhores coisas da vida a segunda é comer e a terceira é dormir.     
(Stanislaw Ponte Preta)

Carro é como mulher: só é bom pra quem tem dois.    
(Stanislaw Ponte Preta)

O uísque é o melhor amigo do homem. Ele é o cachorro engarrafado. 
(Vinícius de Morais)

Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.  
(Max Nunes)

Ultimamente tenho feito a dieta da sopa...deu sopa, eu como!!  
(C.Trepichio)


-- Em qua, 15/12/10, Hamilton <admhamilton@gmail.com> escreveu:

De: Hamilton <admhamilton@gmail.com>
Assunto: [administradores_PR] Filosofando
Para: "administradores_pr" <administradores_pr@yahoogrupos.com.br>
Data: Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010, 8:45

sábado, 11 de dezembro de 2010

PEDRO JACOBI - O GEÓLOGO BRASILEIRO

PEDRO JACOBI 
 

 Pedro Jacobi
 Educação Ambiental e Cidadania

Trecho do artigo de Pedro Jacobi* para o I Congresso Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (SP)

...A Educação Ambiental representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade.

A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se tornam cada vez mais complexos e riscos ambientais que se intensificam.

As políticas ambientais e os programas educacionais relacionados à conscientização sobre a crise ambiental demandam cada vez mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de desigualdades que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis.

O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis – formal e não-formal. Assim, a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.

Quando nos referimos à educação ambiental, a situamos num contexto mais amplo, o da educação para a cidadania, configurando-se como elemento determinante para consolidar a conceito de sujeito cidadão. O desafio de fortalecer a cidadania para a população como um todo, e não para um grupo restrito, se concretiza a partir da possibilidade de cada pessoa ser portadora de direitos e deveres, e se converter, portanto, em ator co-responsável pela defesa da qualidade de vida.

O principal eixo de atuação da educação ambiental deve buscar, acima de tudo, a solidariedade, a igualdade e o respeito à diferença, através de formas democráticas de atuação baseadas em práticas interativas e dialógicas. Isso se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos em face do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos.

Mas como relacionar a educação ambiental com a cidadania? Cidadania tem a ver com pertencer a uma coletividade e criar identidade com ela. A educação ambiental, como formação e exercício de cidadania, tem a ver com uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens.

A educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária.

E o que tem sido feito em termos de educação ambiental? A grande maioria das atividades são feitas dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são: lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar.

A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversificada e é ainda muito restrita à presença dos órgãos governamentais, como articuladores, coordenadores e promotores de ações ambientais.

O grande salto de qualidade tem sido dado pelas ONG e organizações comunitárias, que têm desenvolvido ações não-formais centradas principalmente em ações com a população infantil e juvenil.

A lista de ações é interminável, e essas referências são indicativas de práticas inovadoras centradas na preocupação de incrementar a co-responsabilidade das pessoas em todas as faixas etárias e grupos sociais quanto à importância de formar cidadãos cada vez mais comprometidos com a defesa da vida.

A educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para que transformem as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade, baseada na educação para a participação.

O complexo processo de construção da cidadania no Brasil, num contexto de agudização das desigualdades, é perpassado por um conjunto de questões que necessariamente implicam a superação das bases constitutivas das formas de dominação e de uma cultura política baseada na tutela.

O desafio da construção de uma cidadania ativa se configura como elemento determinante para constituir e fortalecer sujeitos cidadãos que, portadores de direitos e deveres, assumam a importante missão de abrir novos espaços de participação.

A administração dos riscos socioambientais coloca cada vez mais a necessidade de ampliar o envolvimento público através de iniciativas que possibilitem um aumento do nível de consciência ambiental dos moradores, garantindo a informação e a consolidação institucional de canais abertos para a participação numa perspectiva pluralista.

A educação ambiental deve reforçar de forma crescente a “agenda marrom”, enfatizando os problemas ambientais que decorrem da desordem e degradação da qualidade de vida nas cidades.

Uma vez que se observa que é cada vez mais difícil manter a qualidade de vida nas cidades, é preciso fortalecer a importância de garantir padrões ambientais adequados e estimular uma crescente consciência ambiental, centrada no exercício da cidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.

A educação ambiental, como componente de uma cidadania abrangente, está relacionada com uma nova forma da relação homem/natureza.

Nesse sentido, a dimensão cotidiana da educação ambiental leva a pensá-la como somatório de práticas e, conseqüentemente, a entendê-la na dimensão de sua potencial generalização para o conjunto da sociedade.

Entende-se que essa generalização de práticas ambientais só será possível se estiver inserida no contexto de valores sociais, mesmo que se refira a mudanças de hábitos cotidianos.

A problemática socioambiental, ao questionar ideologias teóricas e práticas, propõe a participação democrática da sociedade na gestão dos seus recursos atuais e potenciais, assim como no processo de tomada de decisões para a escolha de novos estilos de vida e a construção de futuros possíveis, da ótica da sustentabilidade ecológica e da eqüidade social.

Torna-se cada vez mais necessário consolidar novos paradigmas educacionais para iluminar a realidade desde outros ângulos, e isso supõe a formulação de novos objetos de referência conceituais e, principalmente, a transformação de atitudes.

Um dos grandes desafios é ampliar a dinâmica interativa entre a população e o poder público, uma vez que isso pode potencializar uma crescente e necessária articulação com os governos locais, notadamente no que se refere ao desenvolvimento de práticas preventivas no plano ambiental.

O Geólogo e a Geologia
Entrevista dada pelo Geólogo  Pedro Jacobi  
à  O Globo, publicada no Guia de Profissões pela Ediouro
O Globo: Como é seu dia a dia no trabalho?
O meu trabalho consiste na direção dos vários projetos  e aquisições  da minha empresa no Brasil, nas áreas de diamantes, ouro, metais básicos e ferro. Coordeno a empresa e os profissionais no Brasil e mantenho contato constante com os nossos escritórios, sócios e acionistas em Seattle, nos Estados Unidos, e em Perth, na Australia.
Com o fuso horário, a carga de trabalho diária e sempre superior a 11 horas,incluindo fins de semana.  
 
O Globo: Como conseguiu seu primeiro emprego?
Foi  por  intermédio do Geólogo americano Gene Tolbert, fundador   da Terraservice, a precursora da DOCEGEO,  e descobridor de Carajás. Em 1971, ele foi, pessoalmente, buscar 11 geologos, ainda estudantes, nas principais escolas do pais para trabalhar com ele. Eu era um deles.
Estudava na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
 
O Globo: O que há de melhor e de pior na sua rotina de trabalho?
A busca constante de minérios escondidos, torna a prospecção mineral uma das mais abrangentes, desafiadoras e compensadoras áreas da geologia. O sucesso e sempre o fruto do trabalho criativo e inteligente. 

No entanto, não há prospecção  mineral sem insucessos. Na maioria das vezes, são esses insucessos que fazem empresas inteiras desaparecerem do mercado.
O Globo: Quais são os maiores desafios que enfrenta um geólogo?
Na exploração mineral, o profissional deve ser capaz de aliar profundos conhecimentos de geologia com estratégias e pensamentos  criativos, conhecendo os modismos teóricos e passageiros das várias áreas da ciência. O geólogo deve ter a mente inquisitiva e procurar entender as leis naturais e relações de causa e efeito que regem o universo,aplicando esse conhecimento em sua área de atuação. 

DESCOBRIR MINÉRIOS,  POCOS  DE PETRÓLEO OU MINAS DE DIAMANTE,PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, SER EXECUTIVO DE EMPRESA DE MINERACAO E ESTUDAR  OUTROS PLANETAS....
Dificil acreditar que atividade tão diferentes  como essas caibam todas na mesma profissão. A explicação esta na definição da própria geologia
viver em contato com a natureza
É a ciência que estuda as características do planeta TERRA, tanto do seu interior quanto de sua superfície. A orígem , a composição e as estruturas do planeta são os principais objetos  do estudo do geólogo.

Depois que termina a graduação, o Geólogo pode se especializar em diversas áreas, entre as quais:

  • PROSPECÇÃO MINERAL: descoberta de bens minerais – metais básicos, gemas, petróleo, gás e demais combustíveis, fosseis, minerais industriais. Existem várias áreas de conhecimento abrangidas pela prospecção, como geoquímica, geofísica, interpretação de imagens de satélites e GIS.
  • GIS: sistema de informações Geográficas- ferramentas fundamentais ao Geólogo explorador.
  • mineraçãoGEOLOGIA DE MINAS: mineração e controle do dia- a- dia, das minas, que abrange diferentes atividades.
  • GEOLOGIA AMBIENTAL: prevenção e proteção do meio ambiente. O Geólogo trabalha  na preservação e avaliação de riscos e de impactos ambientais causados pelo Homem.
  •  
  • GEOLOGIA ECONÔMICA:  avaliação das chances de sucesso de avalia
     avaliação das chances de sucesso de projetos  minerais, minas e demais atividades  correlatas.

    GEOLOGIA DE ENGENHARIA E GEOTÉCNICA :  planejamento de cidades, obras de engenharia, como estradas, pontes, edifícios, barragens etc...
  •  minerais preciosos
    GEOLOGIA MARINHA: um dos ramos em expansão da  carreira, estuda e atua na preservação dos mares e seus recursos.
  •  
    ASTRONOMIA E CONQUISTAS ESPACIAIS: por meio da geologia são compreendidos os processos de formação e desenvolvimento dos planetas e demais objetos cósmicos.espaço
  •  
    EDUCAÇÃO: ensino, tanto no nível básico quanto no superior.
A geologia permite que o profissional atue em qualquer lugar do mundo. Por isso, o domínio de uma língua estrangeira, em especial o inglês, é fundamental. A rotina de trabalho pode variar bastante em uma função para outra e, em alguns casos, geólogos podem trabalhar ate dez horas por dia. Também é comum, quando fazem trabalho de campo, passarem dias em locais de difícil acesso e sem conforto.

VOCE É CURIOSO E CRIATIVO?
GOSTA DE PESQUISAR E ESTUDAR?  
TEM RESISTÊNCIA FÍSICA PARA TRABALHAR POR VÁRIAS HORAS EM LOCAIS SEM CONFORTO? GOSTA DA NATUREZA?


  • COMO É O CURSO   Dura, em média, cinco anos. Inicialmente, a ênfase é em disciplinas básicas, como quÍmica, matemática e física, mas são estudadas matérias mais especificas como mineralogia, geologia estrutural, paleontologia e topografia. Posteriormente o curso concentra-se nas matérias específicas da geologia.


  • COMO É O MERCADO?  Em alta entre 2004 a 2008. O ciclo de baixa de 2008 a 2009 está acabando e estima-se que a procura deva durar vários anos se não décadas. Há muitas oportunidades na área de prospecção  mineral e em  atividades ligadas ao meio ambiente. Geólogos também podem ocupar altos cargos em empresas do setor mineral e de Ciências da Terra. E é cada vez maior o número de Geólogos-Empresários, donos de empresas de mineração e de meio ambiente.



  • QUANTO GANHA?     O salário médio inicial varia bastante. Estima-se que o salário mínimo de um geólogo júnior deve estar em torno de 06 (seis) vezes o Salário Mínimo comum, vigente no País. Naturalmente o salário evolui conforme a experiência do profissional. Consultores experientes cobram a partir de mil dólares por dia. Geólogos analistas, que avalizam transações de  empresas de mineração em bolsas de valores, são, também, muito bem remunerados. O Geólogo tem um salário entre o topo dos profissionais correlatos.

    Publicado em: 9/6/2009 12:35:00


  • Pedro Jacobi
    é Professor Associado 
    da Faculdade de Educação da USP 
    e do Programa de Pós-graduação 
    em Ciência Ambiental da USP
    Fonte:
    Atualização - Rede das Águas Fase II - 01/2004 - apoio Fehidro
    http://www.rededasaguas.org.br/eamb/eamb_01.asp
    http://www.geologo.com.br/MAINLINK.ASP?VAIPARA=O%20Geologo%20e%20a%20Geologia

    Mercedes Sosa - Gracias a La Vida



    Gracias a la vida...

    sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

    BORBOLETAS E LAGARTAS NA NATUREZA

    .
    © André Lucci Freitas

    imagem 1
     ..

    GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e o PAI NOSSO

    O Pai-Nosso e as Glândulas Endócrinas

    Para Edgar Cayce, 
    a ação sobre o sistema glandular 
    é o caminho para se obter a cura ou a enfermidade.

    A escolha depende de como agimos para influenciar as glândulas.

    Por Helena Gerenstadt

       
    De acordo com Edgard Cayce, as glândulas endócrinas são o ponto de contato entre os nossos três corpos. São nelas que se encarnam o espírito e a alma, e é através delas que se atua no corpo físico. Portanto, a cura se inicia no sistema glandular. Segundo Cayce, o sistema glandular é a fonte de todas as atividades humanas, de todas as disposições, de todos os temperamentos e da diversidade das naturezas e das raças.

    O medo, a cólera, a alegria, quaisquer das energias emocionais estão relacionadas com as glândulas endócrinas, pois as mesmas produzem secreções hormonais que se expandem dentro do organismo. Os olhos, o nariz, o cérebro, a traquéia, os brônquios, os pulmões, o fígado, o baço, o pâncreas, não podem funcionar de forma isolada, mas podem renovar-se dentro do conjunto das funções glandulares.

    Talvez seja neste ponto que o sistema endócrino seja influenciado pelas atividades da alma e é por este caminho que se encontra o dom do Criador.

    As glândulas estão relacionadas com a renovação das células, com a degeneração e com o rejuvenescimento, não só da energia física, mas também da energia do corpo mental e do corpo espiritual.
    É através dessas minicentrais de energia que nosso corpo físico recebe a cura ou a enfermidade. Nossas atitudes mentais não são alheias às nossas atitudes físicas – tais como o nosso falar, o nosso tom de voz, a nossa forma de olhar –, pois todas as glândulas endócrinas estão atuando sobre nosso sistema sensorial.

    Quando Cayce fala sobre como essas glândulas orquestram todas as atividades do corpo físico – sua forma, suas manifestações, suas percepções –, ele também comenta a respeito dos centros glandulares maiores, ou seja, aquelas glândulas que secretam hormônios como a pineal, a pituitária, o timo, a tireóide, as supra-renais e as gônadas masculinas e femininas.


    Existem outras glândulas no organismo, mas correspondem ao que a tradição hindu chama de chacras, que são as chaves da personalidade humana. Cada uma das glândulas corresponde a uma função precisa, a uma vibração colorida, a um elemento da Terra, a um signo astrológico e a uma influência de um planeta.


    A pituitária é a glândula mais alta do corpo; está relacionada com a luz e se desenvolve no silêncio.

    A glândula pineal é o ponto inicial para a construção do embrião no ventre da mãe.

    A tireóide entra em ação quando se deve tomar uma decisão e agir.

     O timo corresponde ao coração.

    As supra-renais são o nosso centro emocional e atuam sobre o plexo solar. As gônadas são os motores do corpo físico.

    Edgard Cayce também explica que, por exemplo, todas as glândulas estão envolvidas no sentimento de cólera.

    Uma pessoa que está amamentando, tomada por algum estado de cólera, afetará suas glândulas mamárias, e o bebê vai sentir perturbação em suas glândulas digestivas. A reação principal se produz nas glândulas supra-renais.

    Cayce estima que as enfermidades chegam ao corpo físico através dos venenos segregados nos centros glandulares pelas atitudes negativas.

     E, no sentido contrário, seria possível encontrar a cura trabalhando-se de uma forma positiva, por meio da meditação.

    Por exemplo, por meio da oração Pai-Nosso – que encontra correspondência nos centros glandulares.

    A oração de forma meditativa pode ter um efeito dinamizante sobre as glândulas; é uma busca para compreender como atua a Força Criadora de Deus sobre o corpo.



    A pituitária corresponde à palavra Céu;

    A pineal corresponde à palavra Nome;

    A tireóide corresponde à palavra Vontade;

    O timo corresponde a Mal;

    O plexo solar corresponde à palavra Ofensas;

    A região do sacro, com as células de Leyden, corresponde à palavra Tentação;

    As gônadas correspondem à palavra Pão.


    Assim, teríamos a 'correspondência entre os versos do Pai-Nosso e as principais glândulas endócrinas', segundo Edgar Cayce:


    'Pai-Nosso que estais no Céu' – abre a pituitária (glândula-mestra do corpo);

    'Santificado seja Vosso Nome' abre a glândula pineal;

    'Venha a nós o Vosso Reino'abre a tireóide;

    'Seja Feita a Vossa Vontade, assim na Terra' abre o timo;

    'Como no Céu' abre a tireóide;

    'O pão nosso de cada dia nos dai hoje' abre as gônadas (glândulas sexuais masculinas e femininas);

    'Perdoai-nos nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam' – abre as supra-renais;

    'E não nos deixeis cair em tentação' abre as células Leyden (ou glândulas de Leydig, que não são verdadeiramente glândulas, mas sim um conjunto de células secretoras de hormônios, localizadas abaixo do umbigo e por cima das gônadas);

    'Mas livrai-nos do Mal'abre o timo;

    'Pois é Vosso o Reino'abre a tireóide;

    'O Poder' abre a glândula pineal;

    'E a Glória' – abre a pituitária.



    Edgar Cayce

    Conhecido também como o “profeta adormecido”, Edgar Cayce (1877-1945) é tido como um dos maiores médiuns de todos os tempos, capaz de realizar previsões que, segundo alguns, superam as profecias de Nostradamus. Cayce era capaz de entrar num estado alterado de consciência, ou sessões que ele chamava de “leituras”, nas quais conseguia diagnosticar com certa precisão as doenças das pessoas que o procuravam, inclusive fornecendo os nomes dos medicamentos que iriam ajudá-las.

     
    Posteriormente, passou a fazer uma série de leituras referentes ao passado e ao futuro da humanidade, falando sobre a construção da pirâmide de Gizé, sobre a suposta existência da Atlântida e relacionando-a a uma descoberta a ser feita no Caribe. Muitos estudiosos associam essa profecia à descoberta de ruínas submersas em Bimini, no sul da Flórida. Também foi dele a profecia de que um grande terremoto iria atingir a Califórnia. Cayce ainda falou de uma série de catástrofes atingindo os Estados Unidos, inclusive Nova York, que seria destruída. Uma parte do Japão seria inundada pelo mar.
    Só sobre a Atlântida, Cayce realizou cerca de 2.500 leituras, com tal riqueza de detalhes que suscitou uma nova onda de interesse pelo continente perdido.



    Fonte:
    Blog Sexto sentido

    Doriana Tamburini

     Rosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelha