XVI Festival
de Música Latino-Americana
.CARACAS - 20 a 30 DE MAIO 2010
Contaremos con la presencia de destacados compositores invitados provenientes de 16 países:
Argentina: Manuel Juárez, y Cecilia Villanueva, Profesora de la Universidad de La Plata.
Bolivia: Dr. Agustín Fernández, Profesor del Newcastle University, Inglaterra.
Brasil: Maestro Jorge Antunes de la Universidad de Brasilia.
Colombia: Rodolfo Acosta, Profesor de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas en Bogotá y Director Artístico del Ensamble CG, la Dra. Alba Potes, profesora de Mannes College of Music, NY.
Costa Rica: Alejandro Cardona, Profesor de la Universidad Nacional de Costa Rica; el también costarricense Carlos Castro, profesor del Instituto Nacional de la Música y de la Universidad de Costa Rica, y reciente ganador del Grammy Latino en Música Clásica.
Cuba-España: Flores Chaviano, Profesor del Conservatorio Ángel Arias Maceí de Madrid.
Cuba: Juan Piñera, Profesor de la Cátedra de Composición del Instituto Superior de Arte.
Chile: Eduardo Cáceres, Académico de la Facultad de Artes, Universidad de Chile y de la Universidad Católica de Valparaiso.
Ecuador: el Dr. Diego Luzuriaga residenciado en Filadelfia, USA.
El Salvador: el Dr. German Cáceres, Director de la Orquesta Sinfónica de El Salvador.
España: Adolfo Núñez, Director del Laboratorio de música electrónica del Centro de Arte Reina Sofía y José Manuel López-López, Director Artístico del Auditorio Nacional de Música de Madrid.
Estados Unidos: David Dzubay, Profesor de Indianna University.
Haití: Julio Racine, compositor residenciado en Kentucky, USA.
México: Hilda Paredes, compositora residenciada en Londres.
Puerto Rico: el Dr. Carlos Alberto Vázquez, Profesor de la Universidad de Puerto Rico.
Perú-México: el compositor y musicólogo Aurelio Tello, investigador del Instituto Nacional de Bellas Artes de México.
República Dominicana: Darwin Aquino, Director de la Orquesta Juvenil de Santo Domingo.
Argentina-Uruguay: Graciela Paraskevaídis, compositora y ensayista.
Y la participación de veinte compositores venezolanos:
Efraín Amaya, Diana Arismendi, Marianela Arocha, Inocente Carreño, Arcángel Castillo, Manena Contreras, José Joaquín Corrales , Alfredo Del Mónaco, Mirtru Escalona-Mijares, Gerardo Gerulewicks, Luis Ernesto Gómez, Adina Izarra, Luis Ochoa, Luis Pérez Valero, Andrés Eloy Rodríguez, Aldemaro Romero, Federico Ruiz, Alfredo Rugeles, Ricardo Teruel e Icli Zitella.
XVI Festival de Música Latino-Americana
O Latin American Music Festival foi realizado em Caracas em uma fileira, desde 1990, continuando a tradição dos festivais em 1954, 1957 e 1966 pelo Dr. Inocente Palacios. Neste ano de 2010 com a conclusão desta edição décimo sexto viramos vinte anos de continuar o mesmo, com treze festivais em 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 e Nesta edição. O Festival foi marcado por convidar os mais proeminentes compositores da América Latina e interpretar as suas obras a cargo de nossos mais importantes músicos e grupos musicais. O XVI Festival de Música Latino-Americana vai incluir shows de música de câmara sinfônica e solistas e música eletroacústica. Paralelamente será realizado o III Congresso de Composição Musical, que discutem assuntos relacionados a música e identidade latino-americana hoje. Igualmente importante será emitido um número de palestras que visam sistema Orquestra Juvenil da Venezuela, os estudantes das universidades "das Artes", Centro Simón Bolívar, da Venezuela e que será ministrado pelos professores presentes no evento.
Nós também acolhemos com alegria os 35 anos desde a criação do Nacional da Criança e Orquestras Jovens da Venezuela, sob a liderança e inspiração de seu criador e fabricante de Mestre José Antonio Abreu, que nesta edição, bem-vindo ao Centro de Acção Social Music (CASPM), sua sede magnífica novo. Sistema de Orquestras para o desenvolvimento do seu imenso trabalho tem nos apoiado em inúmeras ocasiões, como o Maestro Abreu, que a partir das posições que ele teve de ocupar no trabalho da cultura na Venezuela ofereceu o seu apoio incondicional para cumprimento.
Comemorando 60 anos do Maestro Alfredo Rugeles, Director Artístico do Festival, que desde 1990 assumiu a organização do evento como um compromisso de vida. Também comemorando 90 anos de Mestre Inocente Carreño, famoso compositor e diretor, que no primeiro Festival Latino-Americano, em quinta-feira, 25 de novembro, 1954 estréia sob sua direção o Gloss Symphony "margarita", uma das obras mais emblemáticas da música século XX, da Venezuela, e que este ano vai nos dar a sua versão do Overture n º 2 na frente da Sinfónica Juvenil Simón Bolívar.
Honramos a memória dos professores Edgar Valcárcel Arze - pianista e compositor Peru (Puno, 04 de dezembro de 1932 - Lima, 10 mar 2010) eo compositor uruguaio e professor Antonio Mastrogiovanni (1936-2010), que viveu na Venezuela generosamente plantadas há muitos anos o seu conhecimento musical.
Teremos a presença de importantes compositores de 16 países convidados:
Argentina: Manuel Juarez e Cecilia Villanueva, professor da Universidade de La Plata.
Bolívia: Dr. Agustín Fernández, Professor na Universidade de Newcastle, na Inglaterra.
Brasil: Maestro Jorge Antunes, da Universidade de Brasília.
Colômbia: Rodolfo Acosta, professor da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, em Bogotá e Diretor Artístico do Ensemble CG, Dr. Alba Potes, um professor na Mannes College of Music, NY.
Costa Rica: Alejandro Cardona, professor da Universidade Nacional da Costa Rica, Costa Rica companheiro Carlos Castro, professor do Instituto Nacional de Música e da Universidade da Costa Rica, e recentes Latin Grammy-winning clássica.
Cuba-Espanha: Flores Chaviano, professor Ángel Arias Maceió Conservatório de Madrid.
Cuba: Piñera Juan, Professor, Presidente da Composição do Instituto Superior de Arte.
Chile: Eduardo Cáceres, bolsista da Faculdade de Letras da Universidade do Chile e da Universidade Católica de Valparaiso.
Equador: Dr. Diego Luzuriaga agora vive na Filadélfia, E.U.A..
El Salvador: Dr. alemão Cáceres, diretor da Orquestra Sinfônica de El Salvador.
Espanha: Adolfo Núñez, diretor do Laboratório de música eletrônica do Centro de Arte Reina Sofia e Manuel Jose Lopez-Lopez, diretor artístico do Auditório Nacional da Música, em Madrid.
E.U.A.: Dzubay David, Professor da Universidade Indianna.
Haiti: julho de Racine, o compositor, que agora mora em Kentucky, E.U.A..
México: Hilda Paredes, compositor impeachment, em Londres.
Puerto Rico: Dr. Carlos Alberto Vazquez, professor da Universidade de Puerto Rico.
Peru, México: o compositor e musicólogo Aurelio Tello, pesquisador do Instituto Nacional de Belas Artes do México.
República Dominicana: Darwin Aquino, diretor da Orquestra Juvenil de Santo Domingo.
Argentina-Uruguai: Graciela Paraskevaïdis, compositor e ensaísta.E a participação de vinte compositores da Venezuela:
Efraín Amaya, Diana Arismendi, Marianela Arocha, Inocente Carreño, Castillo Arcangel, Contreras Manena, José Joaquín Corrales, Alfredo Del Monaco, Mirtru Escalona-Mijares, Gerardo Gerulewicks, Luis Ernesto Gomez, Adina Izarra, Luis Ochoa, Luis Valero Perez, Andrés Eloy Zitella Rodriguez, Aldemaro Romero, Federico Ruiz, Alfredo Rugeles, Ricardo Teruel e Icli.
Esta décima sexta edição do festival terá a presença de importantes personalidades musicais de Espanha: A Música Barroca Grupo "La Folia", dirigido por Pedro Bonet, apresentando o show "De um lado do Atlântico, com obras escritas especialmente para a montagem dos compositores espanhóis Adolfo Nuñez, Zulema de La Cruz, Juan Manuel Ruiz, Juan Medina e Diana Arismendi e venezuelano Alfredo Rugeles. Os membros do grupo vão ensinar a oficina de música de câmara contemporânea para instrumentos barrocos que vai chamar de uma forma prática, uma ponte entre as técnicas de performance instrumental barroca e contemporânea (gravador, viola da gamba, cravo e voz) que concluir com um fórum para discutir as questões trabalhadas por jovens músicos durante as aulas. Nesta ocasião, o venezuelano soprano Sara Catarina será responsável pela execução das obras vocais.
O excelente baixista venezuelano Edicson Ruiz, membro da Orquestra Filarmónica de Berlim, vai participar como solista com o concerto de abertura da Sinfônica Juvenil Simón Bolívar, interpretando o "Concerto Rir" de Aldemaro Romero, sob a direção de Alfredo Rugeles e um recital com solistas e obras de câmara de compositores europeus e latino-americano que lançou o livro "Eles dizem" Diana Arismendi.
Visitamos também o colombiano soprano Patricia Caicedo residente de Barcelona, director do Festival da Canção de Barcelona, que vai apresentar um recital, acompanhado pelo pianista Irene Aisemberg, com obras de compositores espanhóis e latino-americanos. Caicedo soprano, como o musicólogo e especialista performer sobre o assunto, dará palestras sobre a interpretação da canção latino-americana de arte, em que ele tem escrito extensivamente.
O CG de Bogotá Assembléia, liderada pelo compositor Rodolfo Acosta, um grupo formato flexível composto por professores de várias universidades da cidade para a divulgação da música contemporânea será composta para a ocasião por voz, guitarra, percussão e electrónica, vai dar também aulas para os jovens em suas diversas especialidades.
Participar solistas "Indiana University Contemporary Ensemble Vocal", que atuará em conjunto com a América Latina Contemporary Music Ensemble "Simon Bolivar", sob a liderança do venezuelano Carmen Tellez, num concerto que apresenta obras de compositores latino-americanos e americanos de alta virtuosismo vocal e instrumental. Os membros do ensemble vocal (todos os professores da Universidade de Indiana), irá ditar oficinas de interpretação contemporânea.
Na Venezuela como solistas da Orquestra Sinfónica Simón Bolívar Youth (e do programa acadêmico orquestral) mais Edicson Ruiz, Marcano violoncelista Germain e clarinetista Jorge Montilla, sob a orientação de professores e Carlos Alfredo Rugeles Izcaray. Com a Filarmônica Orquestra Nacional irá realizar o guitarrista Rubén Riera, Ricardo Teruel no seu duplo papel como compositor e executante de concertina em um concerto de sua autoria e do violinista Luis Morales Bance El Salvador liderados por Cáceres alemão. Nos considerandos terá artistas como o violinista Ivan Pérez Núñez, Gerardo Gerulewizs pianistas Igor Lavrov, Quarteto de Cordas da Venezuela, composto por membros da Sinfónica Simón Bolívar, o clarinetista Carmen Borregales, pianista Andrés Roig, entre outros. Também atuam grupo de câmara da Orquestra Sinfônica de Caracas, sob a direção do jovem Elisa Vegas.
Neste ciclo de 2010 começa bicentenário de emancipação na Venezuela, em consonância com a declaração do "Ano Internacional para a aproximação das culturas" decretado pela ONU "em paz e diálogo entre culturas, religiões e civilizações" Reunimos o Terceiro Congresso de Composição na Venezuela. Durante três dias os convidados vão discutir os professores através de quinze palestras sobre os seguintes tópicos:
1. O artista em trânsito. O que significa ser a América Latina hoje? Qual é o contexto do artista do nosso tempo, em constante trânsito?
2. Uso de novas tecnologias no relacionamento de composição entre arte, ciência e tecnologia.
3. O ensino da composição.
Notas sobre las obras
Jorge Antunes
(Brasil)
(Brasil)
Notas sobre las obras
La obra fue compuesta en 2009,por encargo de la Fundación para el Ministerio de Artes de Cultura de Brasil a través de una Bolsa de estímulo para la creación artística.Es un poema sinfónico en honor Maestro Vitalino, cuyo centenario de nacimiento se celebró en 2009. Vitalino fue el artesano más importante y famoso de Brasil que trabajaba en figuras de barro, arcilla "barro negro" (Massapê) que vendía en la Feira de Caruaru, Pernambuco. Hoy las piezas de Vitalino se encuentran en colecciones de los museos más importantes del mundo.
La composición se inspira en el proceso del trabajo artesanal del maestro Vitalino. Antunes explica: "El material sonoro de la orquesta al inicio es tratado densamente y sin forma aparente, describiendo la textura del barro negro, del barro crudo que Vitalino utilizaba para su trabajo. La transformación gradual de sonido, hacia los elementos de la cultura popular noreste, tal como el Maestro Vitalino transformaba poco a poco la masa de arcilla cruda." Antunes, con su nuevo poema sinfónico, recuerda la “brasilidad” y la fuerza de la labor de Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino, quien se consagró al arte de hacer muñecas en Caruaru, donde nació en 1909 cerca del río Ipojuca.
El poema sinfónico "O Massapê Vivo" de Antunes fue estrenado en noviembre de 2009, en la XVIII Bienal de Música Brasileña Contemporáneo de Río de Janeiro, con la Orquesta Sinfónica Nacional.
Mosaico do Maestro Jorge Antunes
O maestro Jorge Antunes é convidado especial do XVI Festival Latinoamericano de Música que se realizará em Caracas de 21 a 30 de maio. O evento reunirá os mais importantes compositores latino-americanos da atualidade, com um vasto panorama de suas obras.
No concerto de abertura, sexta-feira, 22 de maio, no Teatro Teresa Carreño, a Orquesta Sinfónica de la Juventud Venezolana Simón Bolívar encerrará o espetáculo com a obra O MASSAPÊ VIVO, um poema sinfônico que Antunes compôs no ano passado, por encomenda da Funarte, com o prêmio Estímulo à Criação. A obra, que foi estreada no Rio de Janeiro em outubro de 2009, é uma homenagem ao centenário de Mestre Vitalino.
O maestro Jorge Antunes, no mesmo festival, ministrará palestras e master-classes. O programa completo do Festival está no site: http://www.festivallatinoamericano.com.ve
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