quinta-feira, 24 de junho de 2010

ROBERT KOCK - Grande descobridor

This piano concerto was a favorite of Mozarts for quite a while--the comic opera fun of the first movement with the thoughtful mood of this second with it's wonderful quiet phrase that end the movement is surely something to treasure...

Robert Koch:

grande descobridor de pequenas bactérias

Robert Koch 
(1843-1910)em seu laboratório

Um dos fundadores da microbiologia, o alemão Robert Koch foi o primeiro a descobrir o agente do carbúnculo e o bacilo da tuberculose.


O médico e cientista Robert Koch, um dos precursores da moderna bacteriologia, dedicou-se a pesquisas acerca das relações entre agentes bacterianos e a transmissão de doenças, bem como ao estudo da higiene e de epidemias.
Suas teses não aumentaram a expectativa de vida e melhoraram a saúde da população apenas na Alemanha, mas continuam, até hoje, sendo consideradas verdadeiros fundamentos da microbiologia moderna.
Durante a Guerra Franco-Prussiana, de 1870 a 1871, Koch trabalhou como cirurgião. Após seu regresso ao país, assumiu a função de médico oficial da cidade na antiga província alemã de Posen (Poznan). Ali começou a estudar a biologia das bactérias.
Carbúnculo e tuberculose
Naquela época, não havia ainda microscópios eletrônicos e, desta forma, as bactérias eram os menores agentes que podiam ser examinados através do microscópio. Koch descobriu o  agente bacteriano causador  do carbúnculo e descreveu, pela primeira vez, como a transmissão da doença se dá através dos esporos – este foi seu primeiro grande trabalho científico, publicado em 1876.
Mais tarde, Koch foi chamado a Berlim para assumir a direção de um laboratório bacteriológico recém-criado, onde conseguiu detectar o agente causador da tuberculose. Com a Etiologia da Tuberculose, Koch conseguiu, pela primeira vez na história, identificar um micro-organismo patogênico. Por este trabalho sobre a bactéria da tuberculose, ele recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1905.
Viagens e descobertas
Robert Koch era, acima de tudo, um homem do seu tempo, que viveu em uma era de muitas viagens de descobertas e novas pesquisas. Ele próprio viajou muito, a fim de entender melhor os agentes causadores de doenças e suas vias de transmissão.
No Egito e na Índia, Koch pesquisou o causador do cólera; na antiga Rodésia (hoje Zimbábue), dedicou-se ao estudo da peste bovina e da febre aftosa; na Itália, no leste da África e na Indonésia, realizou pesquisas sobre a malária.
Robert Koch é reconhecido em todo o mundo como um dos pais da moderna Medicina Tropical e da Microbiologia. Ele desenvolveu métodos de cultivo de bactérias que ainda hoje são aplicados na Microbiologia.
Acima de tudo, Koch ainda é considerado o maior descobridor das pequenas bactérias. As Nações Unidas declararam o 24 de março como o Dia Internacional da Tuberculose: neste dia, Robert Koch havia feito seu discurso explicando as formas através das quais ele conseguiu descobrir o agente causador da doença pulmonar. 

Hoje, o então Instituto Real Prussiano de Doenças Infecciosas, criado para o pesquisador, leva seu nome: Instituto Robert Koch, em Berlim. 
Autora: Helle Jeppesen (sv)
Revisão: Roselaine Wandscheer

Alemanha | 26.05.2010

Mais artigos sobre o tema

Divulgue este artigo

Nenhum comentário: