segunda-feira, 12 de março de 2012

SOLDADOS BRITÂNICOS NO AFEGANISTÃO: Antes-durante e depois



 

Soldados britânicos no Afeganistão: Antes, durante e depois

Atualizado em  12 de março, 2012 - 06:35 (Brasília) 09:35 GMT


 Soldado Sean Patterson, 19
Antes - "Vou me despedir logo da minha família por odiar despedidas. Vou sentir falta deles, mas não tenho medo. Mal posso esperar! Ingressei no Exército aos 15 anos de idade. Era tudo o que eu queria e agora estou ansioso para ir."

Durante (recebendo tratamento psicológico) - “Foi horrível. Quando voltamos para a área segura, comecei a chorar. Todos nós choramos.
 Não consegui dormir naquela noite. Pensava na minha família e olhava para as estrelas. Nas primeiras noites, tive pesadelos, acordava suando frio. Quando voltei a atuar, sofremos um ataque e dois caras tiveram que ser retirados após perderem membros. Foi horrível ver isso acontecer mais uma vez. Rezo antes de sair em uma patrulha, mas agora penso: voltarei inteiro ou sem uma perna? Fico aterrorizado toda vez que saio para patrulhar. Odeio isso. Faltam 84 dias para eu voltar para casa.”

Depois - “As pessoas pensam que você pode viver a vida tranquilamente, mas não é assim tão fácil. Um ônibus pode te pegar e acabou, você nunca sabe o que vai acontecer, especialmente ali. Você pode sair numa patrulha e aquele é seu dia. Fim. Acredito que devemos deixar eles (afegãos) se resolverem. Já perdemos muitas pessoas. Você vê gente voltando sem três membros. Eles não vão arrumar emprego civil, vão? Então, não vejo sentido. Não temos nada a ganhar no Afeganistão. É problema deles. Eles que se resolvam.”
Fotos: Lalage Snow -
next

Li
Fonte:
BBC Brasil
Atualizado em  12 de março, 2012 - 06:35 (Brasília) 09:35 GMT
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: