sábado, 29 de agosto de 2009

HAICAIS DE ANIBAL BEÇA

 




Leveza de vôo -
ah, se as palavras pousassem
como esta libélula.


- Anibal Beça
 * 


4:35
editarHAICAIS DE ANÍBAL BEÇA
Coletânea de haicais do poeta amazonense Aníbal Beça




Grito de agonia:
periquito na jaqueira
preso na resina.

- Anibal Beça

*


Cercada de verde
ilha na hera do muro:
uma orquídea branca.

- Anibal Beça

*


céu de primavera ---
nas açucenas floridas
dura mais o orvalho

- Aníbal Beça

13/09/1946 - 25/08/2009

4:35
editarHAICAIS DE ANÍBAL BEÇA
Coletânea de haicais do poeta amazonense Aníbal Beça

HAICAIS DE ANÍBAL BEÇA

http://www.youtube.com/view_play_list?p=0F81EB5
http://www.youtube.com/watch?v=qahvC-saeSo&feature=related


Os Dez Mandamentos do Haicai



 OS  DEZ  MANDAMENTOS  DO  HAICAI
                                                        
GOGA  MASUDA

I - O Haicai é poema conciso, formado de 17 sílabas, ou melhor, sons, distribuídas em três versos (5-7-5), sem rima nem título e com o termo-de-estação do ano (kigô).
II - O kigô é a palavra que representa uma das quatro estações, primavera, verão, outono e inverno; p. ex., IPÊ (flor de primavera), CALOR (fenômeno ambiental de verão), LIBÉLULA (inseto de outono) e FESTA JUNINA (evento de inverno).
III - Cada estação do ano tem o próprio caráter, do ponto de vista da sensibilidade do poeta; p. ex., Primavera (alegria), Verão (vivacidade), Outono (melancolia) e inverno (tranqüilidade).
IV - O haicai é poema que expressa fielmente a sensibilidade do autor. 
Por isso,
* respeitar a simplicidade;
* evitar o "enfeite" de "termos poéticos";
* captar um instante em seu núcleo de eternidade, ou melhor, 
um momento de transitoriedade;
* evitar o raciocínio.
V - A métrica ideal do haicai é a seguinte: 5 sílabas no primeiro verso, 7 no segundo e 5 no terceiro; mas não há exigência rigorosa, obedecida a regra de não ultrapassar 17 sílabas ao todo, e também não muito menos que isso. E a contagem das sílabas termina sempre na sílaba tônica da última palavra de cada verso.
VI - O haicai é poemeto popular; por isso usa-se palavras quotidianas e de fácil compreensão.
VII - O dono do haicai é o próprio autor; por isso, deve-se evitar imitação de qualquer forma, procurando sempre a verdade do espírito haicaísta, que exige consciência e realidade.
VIII - O haicaísta atento capta a instantaneidade, qual apertar o botão da câmera.

IX - O haicai é considerado como uma espécie de diálogo entre autor e apreciador; 
por isso, não se deve explicar tudo por tudo. 
A emoção ou a sensação sentida pelo autor deve apenas sugerida, 
a fim de permitir ao leitor o re-acontecer dessa emoção, 
para que ele possa concluir, à sua maneira, o poema assim apresentado. 
Em outras palavras,
o haicai não deve ser um poema discursivo e acabado.

X- O haicai é um produto de imaginação emanada da sensibilidade do haicaísta; por isso, deve-se evitar expressões de causalidade, sentimentalismo vazio ou pieguice.

31 de dezembro de 2007
Massuda Goga - Discipulo de Bashô 1_2
http://www.youtube.com/watch?v=AK_tbP28d_M&feature=related
Massuda Goga - Discipulo de Bashô 2_2
http://www.youtube.com/watch?v=FzBvuyHKXNA&feature=related