sábado, 5 de junho de 2010

AS PLÊIADES

.
. Plêiades - Astronomia
As Plêiades
(Que significa "pomba" em grego)
Também conhecida como Messier Object 45, Messier 45, M45, As Sete Irmãs ou Plêiades, é um objeto visível a olho nu no céu da noite com um lugar de destaque na mitologia antiga, localizada no lado da constelação de Touro.  

As Plêiades são um punhado de estrelas muito jovens, que estão situados a uma distância de cerca de 450 anos-luz da Terra e estão contidos em um espaço de 30 anos luz. Formado há cerca de 100 milhões apenas alguns anos atrás durante a era Mesozóica na Terra, a partir do colapso de uma nuvem de gás interestelar.
As estrelas maiores e mais brilhantes no cluster são azul e branco e cerca de cinco vezes maior do que a distância do Sol ao cluster foi estimado por vários métodos, é um passo importante na calibração das distâncias no Universo . O conhecimento exato da distância das Plêiades, os astrônomos podem traçar um diagrama de Hertzsprung-Russell, para estimar a distância de outros grupos desconhecidos.

Outros métodos podem estender a escala de distância de aglomerados abertos de galáxias e aglomerados de galáxias, posteriormente, permitindo a construção de uma escala de distâncias cósmicas. Os resultados antes do lançamento do satélite Hipparcos concluiu que as Plêiades estavam prestes a cerca de 135 parsecs (440 anos-luz) da Terra. Hipparcos causou consternação entre os astrônomos, encontrando uma distância de apenas 118 parsecs (384,7 anos-luz), medindo a paralaxe de algumas estrelas do cluster, uma técnica que deve indicar os resultados mais direta e precisa.


Um trabalho mais recente constatou que a distância calculada pelo Hipparcos estava errado, mas não sei a causa desse erro. A distância específica das Plêiades ainda é desconhecida, mas se atualmente que a distância real é maior do que 135 parsec.

O cluster é de cerca de 12 anos-luz de diâmetro e contém um total de cerca de 500 estrelas. É dominado por jovens estrelas azuis, dos quais 8 podem ser vistos a olho nu, dependendo das condições climatéricas (céu muito limpo e sem lua): Taygeta, Pleione, Merope, Maia, Electra, Celaeno, Atlas e Alcyone A ordem de estrelas mais brilhantes é semelhante à da Ursa Maior ea Ursa Menor, com uma massa total estimada em cerca de 800 massas solares.


O cluster é composto em grande parte por anãs marrons, objetos com menos de 8% da massa solar, que são leves demais para serem estrelas. Esses objetos podem constituir cerca de 25% da população total do cluster, embora apenas 2% contribuem para a sua massa total. Também estiveram presentes no cluster são anãs brancas, que contradizem a possível idade do aglomerado. Desde a tenra idade de clusters não é esperado que as estrelas normais podem ter evoluído em anãs brancas. 

 Acredita-se que, em vez de estrelas individuais de massa de baixa ou média, os progenitores destas estrelas eram enormes e órbitas em sistemas binários. Durante sua rápida evolução, transferência de massa da estrela mais massiva que a sua companheira, pode ter acelerado a sua evolução para uma anã branca.
As Plêiades - AstronomiaAs Plêiades (que significa "pomba" em grego), também conhecida como Messier Object 45, Messier 45, M45, As Sete Irmãs ou Plêiades, é um objeto visível a olho nu no céu da noite com um lugar de destaque na mitologia antiga localizado na lateral da constelação de Touro.
Las Pléyades 
(que significa "palomas" en griego), 


Las Pléyades (que significa "palomas" en griego), también conocidas como Objeto Messier 45, Messier 45, M45, Las Siete Hermanas o Cabrillas, es un objeto visible a simple vista en el cielo nocturno con un prominente lugar en la mitología antigua, situado a un costado de la constelación Tauro.

PIERRE TEILHARD DE CHARDIN

.X
Teilhard de Chardin
x


UC Davis Symphony & Chorus: Mozart & Haydn

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aleksandar Madžar


Aleksandar Madžar


http://www.medici.tv/files/movie_image_270.jpg






Gravado no Palácio Imperial de Schönbrunn, em Viena, Áustria, 29 de novembro de 1990


Tradução Google
 
Isobel Wield escreve sobre Aleksandar Madžar:
"A imaginação que vai para o seu jogo é refletida em sua programação também - tudo isso sugere um artista cujos horizontes são muito mais amplos que os de muitos de seus pares ... notável." The Guardian
Nascido de Belgrado em 1968, Aleksandar Madžar iniciou seus estudos com piano Gordana Matinovic mais tarde a tornar-se um estudante de Arbo Valdma da Academia de Música de Belgrado. De 1987 a 1989, estudou com Eliso Virsaladze em Moscou, em seguida, com Edouard Mirzoian no Conservatório de Estrasburgo e em Bruxelas, com Daniel Blumenthal. Hoje, ele tem como professor no Conservatório Real da Flandres, Bruxelas e da Hochschule für Musik und Theater Bern. 


Em 2007/08 Madžar mantém seu cronograma de atividades diversas de desempenho: celebrar o 250 º aniversário de Scarlatti, ele se concentra sobre este compositor em um programa de recital no Royal Manchester Northern College of Music. Ele também retorna para o Wigmore Hall, em recital, ea Filarmónica da BBC, sob a batuta de Andris Nelsons, com quem realiza adicionalmente com a Philharmonie Nordwestdeutsche. Na sequência de um ponto notável em Paris, no Théâtre de la Ville na última temporada, ele é imediatamente convidado a voltar, em um recital de piano com Alexander Melnikov dois. Ele será o solista convidado do Quarteto Belcea no Concertgebouw de Amesterdão. 


Outras parcerias são fundamentais para a escolha cronograma Aleksandar Madžar de desempenho atual. No verão de 2007, ele apareceu como artista convidado na Neuk East Festival e no Festival da Irlanda Orquestra de Câmara de Verão, dirigido por perto de música de câmara colega Anthony Marwood. Ele colabora com Ilya Gringolts ea sua entrega de um ciclo de Beethoven, em São Petersburgo, em 2006, reuniu-se com louvor extraordinário. Esta parceria em curso encontra novamente em 2008 no Festival Verbier. considerandos Duo com Juliana Banse estão culminando em uma gravação de ECM para a Primavera de 2008. 


De seu prêmio no Concurso de Piano de Leeds 1996 Gerald Larner do The Times Madžar descrito como "o músico mais criativo entre os finalistas de 1996. A competição Leeds propulsão Madžar na cena do Reino Unido, onde também se tornou um solista procurado com o Real e Filarmónica da BBC, BBC Scottish Symphony, Scottish Chamber Orchestra ea Orquestra Nacional BBC do País de Gales, assim como em toda a Europa e Ásia a trabalhar com Paavo Berglund, Ivan Fischer, Paavo Järvi, Carlos Kalmar, John Nelson, Libor Pesek, André Previn e da tarde Marcello Viotti. 


Aleksandar Madžar deu recitais a solo, em Berlim (Philharmonie), Londres, Roma, Florença, Milão, Hamburgo e Duisburg em turnê no Japão e na Columbia. Ele é um artista convidado regular nos festivais de Bad Kissingen, Schleswig Holstein, o Festival Ivo Pogorelich em Bad Wörishofen, Klavier Festival Ruhr, Davos, Roque d'Anthéron, Salzburg, Sintra e Aldeburgh. 


Sua discografia inclui os dois concertos para piano de Chopin, com a Rádio de Frankfurt Symphony e Kitaenko Dmitri para a BMG / Classic FM (1997), para o Arion rótulo francês (1999), um disco de música Chabrier para dois pianos e, trabalhando regularmente com o violoncelista Louise Hopkins , um disco de Elliot Carter, Rachmaninov e Schnittke para o selo sueco Intim Musik. Categoria: Música 


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mozart - Concerto No. 26 "Coronation" mvt 1, part 1

.

.
Alegria sem fim
hoje se instala cantando
- a beleza da vida.
.