sábado, 11 de dezembro de 2010

PEDRO JACOBI - O GEÓLOGO BRASILEIRO

PEDRO JACOBI 
 

 Pedro Jacobi
 Educação Ambiental e Cidadania

Trecho do artigo de Pedro Jacobi* para o I Congresso Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (SP)

...A Educação Ambiental representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade.

A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se tornam cada vez mais complexos e riscos ambientais que se intensificam.

As políticas ambientais e os programas educacionais relacionados à conscientização sobre a crise ambiental demandam cada vez mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de desigualdades que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis.

O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis – formal e não-formal. Assim, a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.

Quando nos referimos à educação ambiental, a situamos num contexto mais amplo, o da educação para a cidadania, configurando-se como elemento determinante para consolidar a conceito de sujeito cidadão. O desafio de fortalecer a cidadania para a população como um todo, e não para um grupo restrito, se concretiza a partir da possibilidade de cada pessoa ser portadora de direitos e deveres, e se converter, portanto, em ator co-responsável pela defesa da qualidade de vida.

O principal eixo de atuação da educação ambiental deve buscar, acima de tudo, a solidariedade, a igualdade e o respeito à diferença, através de formas democráticas de atuação baseadas em práticas interativas e dialógicas. Isso se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos em face do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos.

Mas como relacionar a educação ambiental com a cidadania? Cidadania tem a ver com pertencer a uma coletividade e criar identidade com ela. A educação ambiental, como formação e exercício de cidadania, tem a ver com uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens.

A educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária.

E o que tem sido feito em termos de educação ambiental? A grande maioria das atividades são feitas dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são: lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar.

A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversificada e é ainda muito restrita à presença dos órgãos governamentais, como articuladores, coordenadores e promotores de ações ambientais.

O grande salto de qualidade tem sido dado pelas ONG e organizações comunitárias, que têm desenvolvido ações não-formais centradas principalmente em ações com a população infantil e juvenil.

A lista de ações é interminável, e essas referências são indicativas de práticas inovadoras centradas na preocupação de incrementar a co-responsabilidade das pessoas em todas as faixas etárias e grupos sociais quanto à importância de formar cidadãos cada vez mais comprometidos com a defesa da vida.

A educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para que transformem as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade, baseada na educação para a participação.

O complexo processo de construção da cidadania no Brasil, num contexto de agudização das desigualdades, é perpassado por um conjunto de questões que necessariamente implicam a superação das bases constitutivas das formas de dominação e de uma cultura política baseada na tutela.

O desafio da construção de uma cidadania ativa se configura como elemento determinante para constituir e fortalecer sujeitos cidadãos que, portadores de direitos e deveres, assumam a importante missão de abrir novos espaços de participação.

A administração dos riscos socioambientais coloca cada vez mais a necessidade de ampliar o envolvimento público através de iniciativas que possibilitem um aumento do nível de consciência ambiental dos moradores, garantindo a informação e a consolidação institucional de canais abertos para a participação numa perspectiva pluralista.

A educação ambiental deve reforçar de forma crescente a “agenda marrom”, enfatizando os problemas ambientais que decorrem da desordem e degradação da qualidade de vida nas cidades.

Uma vez que se observa que é cada vez mais difícil manter a qualidade de vida nas cidades, é preciso fortalecer a importância de garantir padrões ambientais adequados e estimular uma crescente consciência ambiental, centrada no exercício da cidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.

A educação ambiental, como componente de uma cidadania abrangente, está relacionada com uma nova forma da relação homem/natureza.

Nesse sentido, a dimensão cotidiana da educação ambiental leva a pensá-la como somatório de práticas e, conseqüentemente, a entendê-la na dimensão de sua potencial generalização para o conjunto da sociedade.

Entende-se que essa generalização de práticas ambientais só será possível se estiver inserida no contexto de valores sociais, mesmo que se refira a mudanças de hábitos cotidianos.

A problemática socioambiental, ao questionar ideologias teóricas e práticas, propõe a participação democrática da sociedade na gestão dos seus recursos atuais e potenciais, assim como no processo de tomada de decisões para a escolha de novos estilos de vida e a construção de futuros possíveis, da ótica da sustentabilidade ecológica e da eqüidade social.

Torna-se cada vez mais necessário consolidar novos paradigmas educacionais para iluminar a realidade desde outros ângulos, e isso supõe a formulação de novos objetos de referência conceituais e, principalmente, a transformação de atitudes.

Um dos grandes desafios é ampliar a dinâmica interativa entre a população e o poder público, uma vez que isso pode potencializar uma crescente e necessária articulação com os governos locais, notadamente no que se refere ao desenvolvimento de práticas preventivas no plano ambiental.

O Geólogo e a Geologia
Entrevista dada pelo Geólogo  Pedro Jacobi  
à  O Globo, publicada no Guia de Profissões pela Ediouro
O Globo: Como é seu dia a dia no trabalho?
O meu trabalho consiste na direção dos vários projetos  e aquisições  da minha empresa no Brasil, nas áreas de diamantes, ouro, metais básicos e ferro. Coordeno a empresa e os profissionais no Brasil e mantenho contato constante com os nossos escritórios, sócios e acionistas em Seattle, nos Estados Unidos, e em Perth, na Australia.
Com o fuso horário, a carga de trabalho diária e sempre superior a 11 horas,incluindo fins de semana.  
 
O Globo: Como conseguiu seu primeiro emprego?
Foi  por  intermédio do Geólogo americano Gene Tolbert, fundador   da Terraservice, a precursora da DOCEGEO,  e descobridor de Carajás. Em 1971, ele foi, pessoalmente, buscar 11 geologos, ainda estudantes, nas principais escolas do pais para trabalhar com ele. Eu era um deles.
Estudava na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
 
O Globo: O que há de melhor e de pior na sua rotina de trabalho?
A busca constante de minérios escondidos, torna a prospecção mineral uma das mais abrangentes, desafiadoras e compensadoras áreas da geologia. O sucesso e sempre o fruto do trabalho criativo e inteligente. 

No entanto, não há prospecção  mineral sem insucessos. Na maioria das vezes, são esses insucessos que fazem empresas inteiras desaparecerem do mercado.
O Globo: Quais são os maiores desafios que enfrenta um geólogo?
Na exploração mineral, o profissional deve ser capaz de aliar profundos conhecimentos de geologia com estratégias e pensamentos  criativos, conhecendo os modismos teóricos e passageiros das várias áreas da ciência. O geólogo deve ter a mente inquisitiva e procurar entender as leis naturais e relações de causa e efeito que regem o universo,aplicando esse conhecimento em sua área de atuação. 

DESCOBRIR MINÉRIOS,  POCOS  DE PETRÓLEO OU MINAS DE DIAMANTE,PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, SER EXECUTIVO DE EMPRESA DE MINERACAO E ESTUDAR  OUTROS PLANETAS....
Dificil acreditar que atividade tão diferentes  como essas caibam todas na mesma profissão. A explicação esta na definição da própria geologia
viver em contato com a natureza
É a ciência que estuda as características do planeta TERRA, tanto do seu interior quanto de sua superfície. A orígem , a composição e as estruturas do planeta são os principais objetos  do estudo do geólogo.

Depois que termina a graduação, o Geólogo pode se especializar em diversas áreas, entre as quais:

  • PROSPECÇÃO MINERAL: descoberta de bens minerais – metais básicos, gemas, petróleo, gás e demais combustíveis, fosseis, minerais industriais. Existem várias áreas de conhecimento abrangidas pela prospecção, como geoquímica, geofísica, interpretação de imagens de satélites e GIS.
  • GIS: sistema de informações Geográficas- ferramentas fundamentais ao Geólogo explorador.
  • mineraçãoGEOLOGIA DE MINAS: mineração e controle do dia- a- dia, das minas, que abrange diferentes atividades.
  • GEOLOGIA AMBIENTAL: prevenção e proteção do meio ambiente. O Geólogo trabalha  na preservação e avaliação de riscos e de impactos ambientais causados pelo Homem.
  •  
  • GEOLOGIA ECONÔMICA:  avaliação das chances de sucesso de avalia
     avaliação das chances de sucesso de projetos  minerais, minas e demais atividades  correlatas.

    GEOLOGIA DE ENGENHARIA E GEOTÉCNICA :  planejamento de cidades, obras de engenharia, como estradas, pontes, edifícios, barragens etc...
  •  minerais preciosos
    GEOLOGIA MARINHA: um dos ramos em expansão da  carreira, estuda e atua na preservação dos mares e seus recursos.
  •  
    ASTRONOMIA E CONQUISTAS ESPACIAIS: por meio da geologia são compreendidos os processos de formação e desenvolvimento dos planetas e demais objetos cósmicos.espaço
  •  
    EDUCAÇÃO: ensino, tanto no nível básico quanto no superior.
A geologia permite que o profissional atue em qualquer lugar do mundo. Por isso, o domínio de uma língua estrangeira, em especial o inglês, é fundamental. A rotina de trabalho pode variar bastante em uma função para outra e, em alguns casos, geólogos podem trabalhar ate dez horas por dia. Também é comum, quando fazem trabalho de campo, passarem dias em locais de difícil acesso e sem conforto.

VOCE É CURIOSO E CRIATIVO?
GOSTA DE PESQUISAR E ESTUDAR?  
TEM RESISTÊNCIA FÍSICA PARA TRABALHAR POR VÁRIAS HORAS EM LOCAIS SEM CONFORTO? GOSTA DA NATUREZA?


  • COMO É O CURSO   Dura, em média, cinco anos. Inicialmente, a ênfase é em disciplinas básicas, como quÍmica, matemática e física, mas são estudadas matérias mais especificas como mineralogia, geologia estrutural, paleontologia e topografia. Posteriormente o curso concentra-se nas matérias específicas da geologia.


  • COMO É O MERCADO?  Em alta entre 2004 a 2008. O ciclo de baixa de 2008 a 2009 está acabando e estima-se que a procura deva durar vários anos se não décadas. Há muitas oportunidades na área de prospecção  mineral e em  atividades ligadas ao meio ambiente. Geólogos também podem ocupar altos cargos em empresas do setor mineral e de Ciências da Terra. E é cada vez maior o número de Geólogos-Empresários, donos de empresas de mineração e de meio ambiente.



  • QUANTO GANHA?     O salário médio inicial varia bastante. Estima-se que o salário mínimo de um geólogo júnior deve estar em torno de 06 (seis) vezes o Salário Mínimo comum, vigente no País. Naturalmente o salário evolui conforme a experiência do profissional. Consultores experientes cobram a partir de mil dólares por dia. Geólogos analistas, que avalizam transações de  empresas de mineração em bolsas de valores, são, também, muito bem remunerados. O Geólogo tem um salário entre o topo dos profissionais correlatos.

    Publicado em: 9/6/2009 12:35:00


  • Pedro Jacobi
    é Professor Associado 
    da Faculdade de Educação da USP 
    e do Programa de Pós-graduação 
    em Ciência Ambiental da USP
    Fonte:
    Atualização - Rede das Águas Fase II - 01/2004 - apoio Fehidro
    http://www.rededasaguas.org.br/eamb/eamb_01.asp
    http://www.geologo.com.br/MAINLINK.ASP?VAIPARA=O%20Geologo%20e%20a%20Geologia

    Mercedes Sosa - Gracias a La Vida



    Gracias a la vida...

    sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

    BORBOLETAS E LAGARTAS NA NATUREZA

    .
    © André Lucci Freitas

    imagem 1
     ..

    GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e o PAI NOSSO

    O Pai-Nosso e as Glândulas Endócrinas

    Para Edgar Cayce, 
    a ação sobre o sistema glandular 
    é o caminho para se obter a cura ou a enfermidade.

    A escolha depende de como agimos para influenciar as glândulas.

    Por Helena Gerenstadt

       
    De acordo com Edgard Cayce, as glândulas endócrinas são o ponto de contato entre os nossos três corpos. São nelas que se encarnam o espírito e a alma, e é através delas que se atua no corpo físico. Portanto, a cura se inicia no sistema glandular. Segundo Cayce, o sistema glandular é a fonte de todas as atividades humanas, de todas as disposições, de todos os temperamentos e da diversidade das naturezas e das raças.

    O medo, a cólera, a alegria, quaisquer das energias emocionais estão relacionadas com as glândulas endócrinas, pois as mesmas produzem secreções hormonais que se expandem dentro do organismo. Os olhos, o nariz, o cérebro, a traquéia, os brônquios, os pulmões, o fígado, o baço, o pâncreas, não podem funcionar de forma isolada, mas podem renovar-se dentro do conjunto das funções glandulares.

    Talvez seja neste ponto que o sistema endócrino seja influenciado pelas atividades da alma e é por este caminho que se encontra o dom do Criador.

    As glândulas estão relacionadas com a renovação das células, com a degeneração e com o rejuvenescimento, não só da energia física, mas também da energia do corpo mental e do corpo espiritual.
    É através dessas minicentrais de energia que nosso corpo físico recebe a cura ou a enfermidade. Nossas atitudes mentais não são alheias às nossas atitudes físicas – tais como o nosso falar, o nosso tom de voz, a nossa forma de olhar –, pois todas as glândulas endócrinas estão atuando sobre nosso sistema sensorial.

    Quando Cayce fala sobre como essas glândulas orquestram todas as atividades do corpo físico – sua forma, suas manifestações, suas percepções –, ele também comenta a respeito dos centros glandulares maiores, ou seja, aquelas glândulas que secretam hormônios como a pineal, a pituitária, o timo, a tireóide, as supra-renais e as gônadas masculinas e femininas.


    Existem outras glândulas no organismo, mas correspondem ao que a tradição hindu chama de chacras, que são as chaves da personalidade humana. Cada uma das glândulas corresponde a uma função precisa, a uma vibração colorida, a um elemento da Terra, a um signo astrológico e a uma influência de um planeta.


    A pituitária é a glândula mais alta do corpo; está relacionada com a luz e se desenvolve no silêncio.

    A glândula pineal é o ponto inicial para a construção do embrião no ventre da mãe.

    A tireóide entra em ação quando se deve tomar uma decisão e agir.

     O timo corresponde ao coração.

    As supra-renais são o nosso centro emocional e atuam sobre o plexo solar. As gônadas são os motores do corpo físico.

    Edgard Cayce também explica que, por exemplo, todas as glândulas estão envolvidas no sentimento de cólera.

    Uma pessoa que está amamentando, tomada por algum estado de cólera, afetará suas glândulas mamárias, e o bebê vai sentir perturbação em suas glândulas digestivas. A reação principal se produz nas glândulas supra-renais.

    Cayce estima que as enfermidades chegam ao corpo físico através dos venenos segregados nos centros glandulares pelas atitudes negativas.

     E, no sentido contrário, seria possível encontrar a cura trabalhando-se de uma forma positiva, por meio da meditação.

    Por exemplo, por meio da oração Pai-Nosso – que encontra correspondência nos centros glandulares.

    A oração de forma meditativa pode ter um efeito dinamizante sobre as glândulas; é uma busca para compreender como atua a Força Criadora de Deus sobre o corpo.



    A pituitária corresponde à palavra Céu;

    A pineal corresponde à palavra Nome;

    A tireóide corresponde à palavra Vontade;

    O timo corresponde a Mal;

    O plexo solar corresponde à palavra Ofensas;

    A região do sacro, com as células de Leyden, corresponde à palavra Tentação;

    As gônadas correspondem à palavra Pão.


    Assim, teríamos a 'correspondência entre os versos do Pai-Nosso e as principais glândulas endócrinas', segundo Edgar Cayce:


    'Pai-Nosso que estais no Céu' – abre a pituitária (glândula-mestra do corpo);

    'Santificado seja Vosso Nome' abre a glândula pineal;

    'Venha a nós o Vosso Reino'abre a tireóide;

    'Seja Feita a Vossa Vontade, assim na Terra' abre o timo;

    'Como no Céu' abre a tireóide;

    'O pão nosso de cada dia nos dai hoje' abre as gônadas (glândulas sexuais masculinas e femininas);

    'Perdoai-nos nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam' – abre as supra-renais;

    'E não nos deixeis cair em tentação' abre as células Leyden (ou glândulas de Leydig, que não são verdadeiramente glândulas, mas sim um conjunto de células secretoras de hormônios, localizadas abaixo do umbigo e por cima das gônadas);

    'Mas livrai-nos do Mal'abre o timo;

    'Pois é Vosso o Reino'abre a tireóide;

    'O Poder' abre a glândula pineal;

    'E a Glória' – abre a pituitária.



    Edgar Cayce

    Conhecido também como o “profeta adormecido”, Edgar Cayce (1877-1945) é tido como um dos maiores médiuns de todos os tempos, capaz de realizar previsões que, segundo alguns, superam as profecias de Nostradamus. Cayce era capaz de entrar num estado alterado de consciência, ou sessões que ele chamava de “leituras”, nas quais conseguia diagnosticar com certa precisão as doenças das pessoas que o procuravam, inclusive fornecendo os nomes dos medicamentos que iriam ajudá-las.

     
    Posteriormente, passou a fazer uma série de leituras referentes ao passado e ao futuro da humanidade, falando sobre a construção da pirâmide de Gizé, sobre a suposta existência da Atlântida e relacionando-a a uma descoberta a ser feita no Caribe. Muitos estudiosos associam essa profecia à descoberta de ruínas submersas em Bimini, no sul da Flórida. Também foi dele a profecia de que um grande terremoto iria atingir a Califórnia. Cayce ainda falou de uma série de catástrofes atingindo os Estados Unidos, inclusive Nova York, que seria destruída. Uma parte do Japão seria inundada pelo mar.
    Só sobre a Atlântida, Cayce realizou cerca de 2.500 leituras, com tal riqueza de detalhes que suscitou uma nova onda de interesse pelo continente perdido.



    Fonte:
    Blog Sexto sentido

    Doriana Tamburini

     Rosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelha

    terça-feira, 7 de dezembro de 2010

    TAURÁGUIAS - RADEIR

    TAURÁGUIAS


    Ópera em dois atos

    ELENCO:

    Eternidade.........................Soprano (médio)
    Sonhador...........................Tenor
    Prometeu...........................Baixo-barítono
    Orfeu.................................Baixo
    Mimese.............................Soprano
    Musas...............................Soprano&médio-soprano
    Calíope.............................Soprano
    Ninfas...............................Soprano&médio-soprano
    Faísca...............................Contralto
    TEXTO:..............................Adeir T.Reis –1980 - 1987
    ÉPOCA:..............................Fim do Século XX
    LUGAR:..............................Arco-íris


    ABERTURA
    Ao longe ouve-se o som de uma flauta de Pã;
    Num crescendo,outros instrumentos vão se incorporando ao
    misto de sonata e soberba fuga,arrebatando e evoluindo
    para um delicado acalanto

    ABRE A CORTINA
    CENÁRIO
    :
    Céu azul estrelado
    - Fim de tarde – ( Estrelas penduradas em móbiles sugerem infinito ).
    E a luz vai mudando lenta do azul ultramar
    ao azul cobalto até ao cerúleo esbranquiçado

    - Sobre uma mandala ao centro,sentada num confortável trono prateado
    - está ETERNIDADE vestindo vaporosa túnica branca formada de enormes
    - faixas de estrelas que se enroscam nas vastas madeixas alouradas.Nas mãos,um cetro também de estrelas , serve-lhe para reger a ária profundamente suave que glorifica sua bela presença.

    - ETERNIDADE levanta-se lentamente e neste movimento,agita os fios de
    - estrelas que estão presos nela e no teto,vibrando todo o cenário.
    - - Solenemente olha a platéia,apresenta-se encurvando e emocionada
    - canta a ária que retornará sempre que ela aparecer em cena.


    ETERNIDADE:
    Vós que dormis,
    estáis acordados,vivos
    cá dentro do peito
    na eterna alegria

    Sou...sou a Eternidade!
    Eis -me aqui.

    Sou o chão,
    sou a morada
    de tudo que existe, nasce , é.

    Sou o berço do Caos
    da Noite e do Destino
    e vi nascer radiante a própria Luz .
    Sobre meu corpo vi surgir o Amor, o princípio de todas as gerações, o oceano da inteligência
    Vi surgir o Creador.
    Vi-o expandir-se em liberdade
    plasmando a Verdade no infinito da Beleza,
    na penetrante claridade diamantina da Pureza.
    Sobre meu corpo vi a inefável essência
    desabrochar feliz,cantando a inocência
    no coração do pó
    - no grão de toda a Natureza.

    Vi... vi o delírio latente do embrião
    formando dançante o Universo!

    A delicada ária encorpa-se,mudando ritmo,vibrando luzes -
    (Pequena pausa)


    ETERNIDADE
    (mais íntima)
    Quem,senão eu,
    calou no âmago do Silêncio Absoluto
    a Epopéia Divina?

    Quem viu nascer,crescer em infinito festejar
    o privilégio da graça de viver,existir e amar?
    Ah, parece que é hoje...
    a aurora do primeiro dia...
    Ainda sinto o perfume
    da primeira taça embriagadora
    da Vida da Alegria!

    ( A música enche o palco,enquanto recebe jogos de luzes em alvoroço
    e ETERNIDADE aproveita para deslizar suave para trás de uma faixa mais densa,coberta de estrelas. Sai. )

    SILÊNCIO TOTAL – LONGA PAUSA

    Forte ventania adentra o cenário,balançando e depois arrancando as estrelas,deixando no palco grande tempestade sob rápidos e fortes clarões,seguidos de uivos do vento na escuridão.

    - Desce um painel (telão para projeção das cenas seguintes)
    - Instala-se,à meia luz avermelhada,uma música assustadora,enquanto
     no telão é projetada uma contagem regressiva; de 10 até zero são mostrados os números enormes,vermelhos ,ocupando toda tela,acompanhados por acordes cada vez mais trágicos.

    Ao zero,escuridão total,depois,uma série de explosões,relâmpagos e trovões retumbam no palco. No painel aparecem movimentos descontrolados,linhas distorcidas,formando imagens abstratas irreconhecíveis,aceleradas,em confusão.Aos poucos sintoniza a música e as imagens tornam-se distintas,mostrando desabamentos, correria sob barulho infernal.As imagens então começam a ser projetadas por todos os cantos do palco,trêmulas, no teto,no chão ,de modo caótico, fragmentadas e superpostas, como se no telão não coubesse aquela tragédia.

    - O ritmo acompanha a desordem e agora em alta velocidade aparecem
     em close,soldados armados,correndo uns sobre os outros,lutando,berrando
    ordens,matando e/ou gargalhando histericamente.
    - Vozes de horror,gemidos,berros e choros ao mesmo tempo
    - Atores apavorados se trombam na correria atravessando o cenário;alguns cambaleiam, caem e fogem sob turbilhão de imagens cruéis mostradas no telão.
     - Por longos cinco minutos a tensão impera entre a escuridão avermelhada e o terror da carnificina.

    - Enquanto é projetada a violência,atores vestidos de soldados atravessam o palco,pisando e acabando de matar uns três agonizantes que parecem ter caído da tela.Ainda sob forte luz vermelha e violeta,uns carregam outros nos ombros,e em correria arrastam coisas e corpos aos brados, ferozes, limpando o cenário, diante do SONHADOR que entra e olha perplexo.

    - Grande ventania ajuda a limpar o cenário.Sai o último soldado ao
    cair forte chuva (confetes prateados) enquanto enrola rápido o telão ao fundo.

    - Palco limpo, fica SONHADOR assustado procurando lugar para descansar.
    Recosta-se à direita perto de duas árvores (atores dentro) se movem, rodeadas de girassóis.Um foco de luz o mostra pensativo e inerte.Melancólico, lentamente se mexe, hipnotizado pela música pastoral vinda depois da chuva que levou o último rastro de fumaça, dando ao lugar flutuantes flores que caem ao sopro de um “om” delicado... suave.)

    - SONHADOR curva-se,pega uma flor recém-caída e timidamente entoa:

    - SONHADOR
     Cheiro de terra lavada
     coberta de flores,
     sorrisos do chão .
    -4
    O destino da Terra é florir.
    A flor pressente o vento
    engole seco e esvoaça...
    O chão foi feito
    para o rio, a flor e o homem
    O céu,para embalar o homem
    ninar a flor e a Vida.
    Sementes,flores
    pedrinhas multicores
    chão...céu...luz...
    O destino da Terra é florir.

    ( SONHADOR pára,olhando o céu e num sobressalto avista um enorme arco-íris. Rodopia entusiasmado,depois segura –se forte na “arvore” para não sair correndo; meio dançante, olha para seus pés,vê dali saírem algumas fitinhas coloridas que se desenrolam esvoaçando ( um ventilador escondido na folhagem sugere levá-lo para onde está o arco-íris )
    ( A “subida” pode ser num tampo móvel no chão do palco )

    (-Música delicadíssima imprime nova cena,orientando o SONHADOR
    a deslizar (patinando) de braços abertos,entregue à novíssima alegria.)

    SONHADOR 

     Incrível... parece um sonho...de verdade!

    ( A música exalta agora a alegria da subida e descida pela rampa enquanto aparece ao fundo um ”grande canteiro” de flores rosadas, vermelhas, dos mais belos matizes em ton-sur-ton , realçadas pelas luzes avioletadas . São hortências papoulas,crisântemos,rosas e pencas de outras flores.

    •As MUSAS formam este belo canteiro e estão abraçadinhas umas às outras,numa intimidade linda de ver. Sussurram e cantarolam imitando sons da natureza.Movimentam-se suaves ao ritmo da doce pastoral.
    • Patinando, SONHADOR entusiasma-se,tropeça numa cortina florida perto do “canteiro”,esfrega os olhos e mira todo feliz as flores unidas e cantantes.)
    • 5
    SONHADOR
    Ah,se no mundo fosse assim:
    todas as crianças unidas
    cantantes,queridas...
    Ah, se no mundo das crianças
    não houvesse frio,fome
    ou dor que consome
    Se nenhuma criança
    infeliz chorasse
    por falta de zelo ou de amor...

    MUSAS /CORO FLORAL
    Crianças...fome... consome...
    Criança infeliz ...falta zelo...falta amor


    SONHADOR
    MUSAS/CORO FLORAL
    Se todas crianças Todas as crianças
    de todos os países todos os países
    de todas as raças todas as raças
    credos e cores cores...flores
    iguais estas flores brejeiras
    unidas,brejeiras fagueiras
    sorrissem e fagueiras amassem
    felizes cantassem... cantantes

    SONHADOR MUSAS/CORO FLORAL
    Ah,não ser preciso Precisar de mágica...
    mágica ou truque, hum...hum...
    nem nada artificial ensinar sorrir
    a lhes ensinar alegria...
    sorrir de alegria ... nada artificial
    dia após dia plena bondade.

    SONHADOR MUSAS/CORO FLORAL
    A felicidade existe A felicidade existe
    existe sim,realmente! realmente!
    É só abrir os olhos Abrir os olhos
    do coração do coração
    pra ser capaz Ser capaz
    não só de sonhar de sonhar...
    de bem lembrar bem lembrar
    da delícia da delícia
    de uma infância de infância
    bem vivida bem vivida!

    ( O CORO FLORAL formado pelas MUSAS suavemente repete o final
    dos versos. - Abraçadas,amorosas entre si, unidas ficam até adormecerem,
    silenciando e refletindo no cenário forte luz alaranjada.
    - Luzes intensas produzem mudança e o CORO FLORAL se agita todo
    - alaranjado,levantando dançante em passos cada vez mais delicados da
    - ronda docemente pastoral.

    - SONHADOR desliza eufórico,patinando entre as MUSAS,entrando e
    - saindo da ronda,de braços abertos,todo feliz.
    - Exausto,deita-se meio tonto, de olhos fechados no colo das MUSAS
    - sentadas em meia roda,murmurando um mantra e displicentemente
    - entrega-se ao embalo.
    - - De repente, gostosa gargalhada ressoa e ele olha espantado àquela figura curvada sobre ele que canta:)

    MIMESE
    Verdade...
    Eis que vejo um jovenzinho lá de baixo,
    dormindo no meu jardim.


    ( MIMESE canta e corre a se esconder)

    SONHADOR (sentando-se)
    Estou dormindo não,
    estou só descansando minhas pernas
    e meu coração

    ( MIMESE,que brincava de aparecer e sumir,retorna,aproxima-se
    com seu vestido esvoaçante alaranjado e canta:)


    MIMESE
    Que houve homenzinho,
    dói seu coração ,machucou seus pés?


    SONHADOR
    Deitei-me para tomar fôlego
    e juro,meus pés não estão doendo
    Meus tendões é que embolaram.
    Enquanto se ajeitam me preparo
    para suportar a beleza...


    MIMESE (fala)
    Você não gosta da beleza,rapaz?

    SONHADOR
    Amo...Adoro tudo que é belo
    e até aquilo que ainda vai se tornar uma nova beleza!

    - MIMESE
    Você é uma pessoa muito linda...

    SONHADOR
    Ora...Sou só uma pessoa feliz...

    MIMESE
    Oh,criatura...orgulha-me estar no seu mundo
    entrar e sair,imitar...ser sua razão
    de sempre pensar,cogitar
    e belamente sonhar.

    CORO FLORAL
    Doce criatura
    no mundo imitar razão
    Pensar,cogitar,conquistar
    o que belamente sonhar,
    realizar...realizar...realizar.

    SONHADOR
    A senhora é também muito linda.
    Sua voz suave,soprada
    um sussurro meio encantado
    igual a voz do vento
    que gosto tanto de ouvir.
    E parece com a voz que ouço nas madrugadas...
    Igual a voz da minha quietude
    a que diz coisas lindas...
    coisas que gosto de ouvir

    MIMESE
    Lindo...Lembra-se!
    SONHADOR Lembro e gosto de lembrar!


    (comovida MIMESE abraça-o)

    SONHADOR CORO FLORAL (confidentes)
    Quem é a senhora? Quem é ,quem será?
    Que faz por aqui? Que faz por aqui
    Aqui e acolá,
    ela que mora em todo lugar?


    MIMESE
    Venha,vou lhe falar de mim.
    É tão raro fazer isto...
    Deixa-me apresentar:
    Permita-me...sou MIMESE
    Sou a memória de tudo que há.
    Ser atenta e sempre presente
    é minha função,minha obrigação
    desde que para isto nasci.
    Sou a memória,no tempo,
    nas eras... dançante...

    Mas tem hora que me escondo
    faço troça com as pessoas,
    estou sempre brincando de pega ...
    É que adoro brincar...
    e aproveito a distração de alguns,
    para curtir uns momentinhos de folga,
    que ninguém é de ferro!


    SONHADOR
    Hein.... ?

    CORO FLORAL
    Memória dançante
    no tempo esconde,brincando de pega.
    Adora brincar com as pessoas
    de folga e de ferro.


    MIMESE
    Brinco dentro das pessoas
    embaralho os pensamentos
    eu e minha irmã Gina
    a doidinha da imaginação.
    E olha,
    nada é mais divertido para nós
    que excitar a inteligência
    de alguém que pensa que sabe pensar!

    Adoramos colocar minhocas
    nas cabeças ocas,
    e...pensamentos malucos
    nas pessoas sérias,
    naquelas que só querem saber de lógica
    analistas,pistas...essas coisas.

    É uma festa brincar de esconde-esconde,
    nós duas,ao mesmo tempo.

    Aprontamos um rol de aventuras
    e enquanto rebobino as lembranças
    maquino malabarismos,bravuras

    Ah... recheio as cabeças ocas
    de coisas do arco-da-velha...


    CORO FLORAL
    Brincam com os pensamentos
    com a inteligência de quem vive a pensar.
    Malucas minhocas dançam na lógica
    das cabeças ocas
    maquinando coisas do arco-da-velha.


    SONHADOR
    Coitadinha da pessoa séria!

    MIMESE
    Não é por maldade que agimos assim.
    Moramos na inteligência
    e precisamos também de uma folguinha para a descontração
    E é tão bom ser criança,fazer artes novas.
    Ainda bem que preciso
    viver um caminhão de anos-luz
    para mudar de idade...


    SONHADOR
    Anos-luz dentro de um caminhão?


    MIMESE
    Alguns despeitados dizem que sou velha,
    fora de moda.
    E para me subestimar,
    não permitem que eu fale
    claramente as verdades
    que eles querem esquecer.


    CORO FLORAL
    É tão bom ser criança...
    fazer arte toda hora...
    É tão bom..bom..


    MIMESE
    Quando vejo que querem esquecer
    algo de utilidade,
    então é que agito,falo e até grito
    gritos de enlouquecer...
    É que faço o meu trabalho tão prontamente
    quanto me é absolutamente necessário!


    SONHADOR
    Ela é o trovão da razão...
    Precisa de um caminhão
    para encher a cabeça da gente
    de minhocas,problemas e confusão.


    CORO FLORAL
    Ela é ainda uma criança
    fadada ao exagero
    Criança...criança,
    fadada ao exagero!

    • 11
    MIMESE
    É menino,a verdade a muitos incomoda
    incomoda mais àquele
    incomoda mais àquele que agiu sem juízo.
    Bem... Sou serva da consciência,
    que não dorme a espera dos relatórios diários,
    registros e balancetes
    que sem rasuras devo entregar.


    SONHADOR
    Relatórios...Rios de relatos...atos...


    MIMESE
    Assim levo a vida.
    Sugerindo,cutucando, mostrando os disparates...
    Transformando em utilidade alguma coisa nova.


    SONHADOR
    Simplicidade...idade...
    eis o problema!


    MIMESE
    Sou velha...mas não encurvada e enrugada
    Sou até muito tenra e moça

    Nasci ontem...
    junto com a Terra,
    uma menina-moça bailando frenética
    neste imenso Universo!


    SONHADOR
    Terra frenética...ética!


    MIMESE
    Veja o computador
    sou eu manifestada,comprimida
    numa máquina útil , muito engraçada

    Sou a vida dele.
    Mas se ele falhar,
    não será por minha causa
    mas culpa de algum distraído.


    CORO FLORAL
    Não é velha enrugada,é até muito tenra,
    uma menina-moça assanhada
    bailando frenética neste imenso Universo.

    • 12

    SONHADOR
    Tem parafusos dançantes...mutantes
    vibra no Robô...robótica...ótica...ó...


    MIMESE
    Brincar de verdade
    com a verdade e para a verdade
    é tudo que na verdade faço o tempo inteiro.

    SONHADOR
    Verdade?


    MIMESE
    Brinco no profundo da mente deste planeta
    onde foram colocadas as crianças do Universo

    Nesta terra onde tudo brota pequeno,
    baila o desejo na dança da semente
    e muito por minha causa cresce,
    constrói e se arma de novas vontades
    de alçar seu lugar de servir e viver...


    CORO FLORAL
    Brincando profundo na mente da Terra,
    a semente se arma no gozo fecundo
    e cresce e floresce,em si mesmo encerra
    a graça de ser,de viver,de servir e de estar
    construindo no mundo seu lar, doce lar.


    MIMESE
    Para nossa glória estamos condenados
    a viver eternamente!


    CORO FLORAL
    Estamos condenados a viver eternamente
    Eterna mente ,éter na mente,ente...em ente
    Condenados a viver...
    viver e sempre mais viver!


    MIMESE
    Neste mundo de sonhos,só eu não posso sonhar
    dada minha condição avessa,
    mas relembrar aos outros me é tão agradável...


    SONHADOR
    Gosto de lembrar,mas adoro sonhar!
    MIMESE
    Cochicho,falo alto,berro,faço qualquer coisa
    • 13

    Viro pelo avesso uma questão
    levanto suposições delirantes...absurdas.


    SONHADOR
    Fala alto qualquer questão delirante?


    CORO FLORAL
    Ela não sabe,nem desconfia
    que o absurdo é tudo aquilo
    que ainda não aconteceu...

    (CORO FLORAL se reúne festivo, sorrindo do susto de MIMESE e
    de SONHADOR.MIMESE assustada como que ouve, tropeça,
    cambaleia e sai acenando desajeitada )


    MIMESE
    Chi...lá embaixo
    um bando de cabeças ocas precisa de mim.
    Até breve...


    SONHADOR (acenando)
    Até...


    CORO FLORAL
    Ela tem medo de ser destronada,
    tem medo do desconhecido,
    tem medo até de crescer!

    ( SONHADOR senta-se de novo enquanto as luzes amarelas invadem
    o palco. Recosta-se e dorme )
    Depois de pequena pausa,começa a sonata muito delicada,um
    - fragmento da ária da ETERNIDADE,que apenas segreda:)


    ETERNIDADE
    Sonha criança...
    Mergulha no sonho de amar.
    Amar é o início ,o elo e a meta,
    Amar é a meta da física.Sonha ó belo!

    • 14

    ( ETERNIDADE sai sob vibração das luzes amarelas,levando consigo
    o último acorde de sua bela ária.CALÍOPE,a rainha das MUSAS,
    cingida por uma coroa de ouro comanda com supremacia o gracioso
    bailado,desenvolvido de modo espontâneo,imprimindo evoluções
    independentes e naturais.
    - Quase desnudas,as MUSAS ,em torno do SONHADOR
    - exploram ao máximo a sensualidade, libertas no saber improvisar.

    - De repente:)
    -
    - CALÍOPE
    - Chega!
    - Parem.
    - Afinal, querem os homens a anarquia?

    Nós os servimos e inspiramos com todo prazer
    se for para usarem a inteligência.

    Os insaciáveis...estão sempre famintos.
    Ora, se gostam dos frutos da terra,
    porque depois de comê-los
    não enterram as sementes no chão?

    É ordem superior.
    Não mais podemos trabalhar por eles.
    Tornaram-se preguiçosos,de mau humor,que horror!
    MUSAS
    Deixa,deixa...queremos descer,
    correr nos bosques,enamorar os homens...
    encher os pomares,brincar nos rios,
    ensinar as pessoas o que é viver...

    Devolva o degrau que nos leva à Terra,
    queremos urgente ter novos amigos...deixa...deixa?


    CALÍOPE
    Meninas,comportem-se!
    Venham...vejam...olhem aqui...
    Faz séculos não nos aparece
    alguém lá de baixo.
    Vejam,este parece diferente,
    tem jeito de boa gente...vejam.


    MUSAS
    Oh!...Oh...Oh...
    CALÍOPE
    Psiu! Não façam barulho,meninas.
    Deixe-o repousar...
    • 15

    ( Pé ante pé, as MUSAS rodeiam SONHADOR num sono profundo.
    Graciosas,as meninas sussurram uma melodia,acariciando-o de
    leve,como borboletas em festa.
    • Inicia belo adágio ).


    MUSAS
    Li...aí...som...
    Sou...soou...sonho.
    Sonho...som...om...om...om...


    ( As MUSAS brincam com os sons e as palavras em coloratura
    de ornamentação elaborada,de linhas melódicas cheias de trinados,
    escalas,arpejos e grandes saltos de intervalo,induzindo descobertas
    de novos sons,dando margem para improvisações e exibição de
    virtuosismos.Depois,mais contidas,deixam sair seus cantos ternos e
    confidentes.)


    CALÍOPE
    Sonho...fantasia,
    realidade tecida nas delícias,
    levando o ser infante
    da malha caótica à fonte primordial,
    berço da divindade.

    Infante,
    informe estrutura gigante
    nascido em festa misteriosa da celebração.

    Primavera de cromática composição
    Revelação da beleza,sonha!


    MUSAS
    Deixa,ó belo mortal
    nós mergulharmos nos seus sonhos?
    Deixa?

    ( Entusiasmadas e lépidas disputam a oportunidade de se mostrarem amáveis e acolhedoras.)


    CALÍOPE
    Viandante,
    grão que repete a canção no abraço da vida,
    céus e terra entrelaçados
    seu destino é seguir...

    Seguir os infindos mistérios
    atraído pelo encantamento
    de qualquer fresta de luz.

    Adversário da sombra,seu destino é seguir!
    • 16


    MUSAS
    Gira, rola cresce e padece.
    Volva e revolta os laços que prendem
    as rédeas terrenas,muralhas compostas
    ao som do enigma brotado do caos.
    Gira, rola, padece e cresce.


    CALÍOPE
    É seu destino galgar hoje e sempre
    em busca de si

    MUSAS
    É seu destino
    ser seu próprio desbravador.

    CALÍOPE
    É um condenado
    a desenterrar seu brilho
    aqui ou algures...

    Assumir sua tarefa
    à medida que desenvolve,
    isto é crescer!

    MUSAS
    Importa pouco o tempo que leva
    para o muro escalar.

    CALÍOPE
    Desnuda a verdade das noites
    para o dia com urgência
    revelar a magia da aurora
    primaveril do seu olhar
    Vamos,não temas.
    É seu destino avançar!

    MUSAS/CALÍOPE
    Belo fruto da Árvore da Vida
    milagre incomparável
    de infinita florescência...
    Permanece imune à corrupção
    de qualquer sacrifício,
    prece ou virtude!
    Prossiga na lida
    colhendo o mais agradável
    no caminho da inocência!

    . 17

    ( CALÍOPE e as MUSAS afastam-se do SONHADOR, dispersam-se dançando livres,depois em roda evoluem um delicado bailado para enfim formarem um arco e entoarem em várias vozes,o resumo do que antes cantaram; )


    TODAS EM CORO
    Fantasia,tecida nas virtudes
    festa misteriosa,celebração da beleza
    seu destino é seguir...
    Solitário,é seu destino
    galgar hoje e sempre
    em busca de si.

    Humano, enigma musical
    seu destino é seguir...
    ser seu próprio desbravador
    compositor, regente
    É seu destino ser vitorioso,
    descobrir seu veio precioso,
    a fonte, a nascente
    que jorra em canto plangente
    e induz ao sonhar,ser,caminhar.
    Amar,doce e livremente amar!
    Acorda...acorda ! Desperta e vive aqui
    ou algures o que mais belo sonhar!


    -(Raios amarelos invadem o palco agitando as MUSAS ,ligeiras à
    se esconderem . Saem. SONHADOR espreguiça e acorda sem ver que elas lhe
    jogam beijinhos.Senta-se.)


    SONHADOR
    Não, não estou sonhando...
    Não vou perguntar
    nem aos meus botões...
    Esta delícia me basta.
    É... nada deve ser acrescentado a quem ´já é feliz !


    ( SONHADOR abaixa a cabeça até os joelhos,prendendo as pernas com os braços. Fecha os olhos enquanto uma ventania espalha flores amarelas e brancas pelo palco. Naquele pequeno turbilhão de flores . SONHADOR simula rolar enroscado sob a chuva de miúdos confetes prateados.
    .18 - Muitas luzes movimentam a cena.Exagera-se agora a intensidade da luz, obrigando-o a tapar os olhos por longo tempo.Do foco maior sai o geniozinho FAÍSCA, vestido de prateados pingentes que lhe cobrem inclusive o rosto. Lépido,FAÍSCA movimenta-se meio desgovernado,esbarrando no SONHADOR , paralisado diante do excesso de luzes.)


    FAÍSCA
    Não tenha medo
    sou só uma faísca...
    Sou uma faísca,uma fagulha
    do corpo do meu pai.
    Meu pai...ah,meu pai...
    Ele tem muitos nomes,
    mas é também aquele que não tem nome.


    SONHADOR
    Ã?...fá...fá...
    FAÍSCA
    Meu pai tem muitas moradas
    Esta é a mais singela.
    É só um recanto de pouso
    uma passagem dos viajantes...

    Vem,segue-me.
    Vem...vem... Vou lhe mostrar uma nova via
    para a Cidade da Luz -
    o altar do Livro Mágico
    que mostra e transforma os desejos
    na mais pura realidade. Vem !!!
    Sou seu guia neste degrau da luz,confia.
    Aqui estou para leva-lo a tudo que for capaz de sonhar
    Aqui e agora a Inteligência lhe mostra
    antes que possa piscar,
    seja o belo ou o terrível...


    SONHADOR
    Terrível?
    Pode haver neste lugar maravilhoso
    algo que seja terrível?

    .19
    FAÍSCA
    Há,infelizmente
    crueldades titânicas...

    SONHADOR
    Titãs... ouvi deles falar,
    de sua força e coragem...

    FAÍSCA
    De sua inteligência ,já ouviu?
    SONHADOR
    Oh,sim,do melhor dos Titãs...
    do criador e protetor dos homens,
    de Prometeu!

    FAÍSCA
    Ora,ora,
    o jovem bem sabe escolher!

    É de Prometeu a página mais rica do Livro,
    a mais bela e a mais terrível!

    SONHADOR
    Deixa, esquece, quero também esquecer.


    FAÍSCA
    Agora é tarde.
    O Livro Mágico já se abriu
    exato na página do seu desejo.


    ( Um fortíssimo relâmpago,junto a um longo e tenebroso trovão arrebata e paralisa o SONHADOR ao ver PROMETEU acorrentado em um rochedo que encostava nas nuvens )


    SONHADOR
    Meu Deus, que horror !
    Não pode ser verdade...é cruel demais!


    PROMETEU
    Oh,meu jovem não fica triste,vem...
    Aproxima-te.

    SONHADOR
    Posso...posso fazer alguma coisa...?
    Deve haver algo que eu possa fazer para aliviá-lo...

    .20
    PROMETEU
    Já o fez,homenzinho...
    amando- me ...guardando-me no seu coração.

    Não fica triste por me ver nesta desdita
    Vendo-o “decidi não mais chorar meus males.” (Ésquilo)
    Tua presença é como um prêmio.
    Um prêmio que adoro receber.

    Orgulha-me a causa deste castigo
    agora que aqui o vejo.
    Faria outra vez se necessário fosse .

    SONHADOR
    Há quanto tempo estás neste lugar acorrentado?


    PROMETEU
    Seu calendário nem o pode conceber
    Milhares de milhares de sóis já me beijaram
    Sem conta foram os átomos
    que exalei nestes eões de penas.


    SONHADOR
    Tua beleza borbulha...


    PROMETEU
    Gosto de mim, inteiro, exatamente como sou.
    Amo-me e é por isto que sei amar...
    amar a quem quer que seja,
    Amando é que suporto a dor desta prisão...
    Contenta-me saber e ver os átomos que exalo,
    o ar segura e prontamente enfim leva-los
    a mover outro corpo nascente,
    outro prisioneiro da liberdade,
    porta-voz de mim, a transferir fiel
    os sonhos e as idéias que engendrei
    ao longo deste cativeiro

    Bailando, na energia ondulante
    lá se vão eles ofertando vida,
    oferecendo o melhor de mim.
    Nos rios, nos mares, na terra ou na flor
    vou sempre cantando e me dando com amor
    21
    Cada partícula de mim me retrata e me revela
    e a cada inspiração o mundo em mim se abastece.
    Sou um veio de vida e a vida me fortalece.

    “ Não há embaixo ou em cima, grande ou pequeno,
    nesta ou qualquer natureza” (Hermes)
    que não seja gloriosamente igual. Tudo ,
    absolutamente tudo é um grande corpo,
    único,integrado, belamente projetado.

    Não sobrevive quem ao participa
    da continuação da vida.

    Cada elemento existe
    para compor o grande corpo sinfônico do Universo.
    SONHADOR
    O corpo dos homens...
    O fogo...


    PROMETEU
    Os homens...Ah! Moldei-os.
    Tornei-os racionais Dotados de inteligência

    Amistosas foram minhas dádivas....
    Não conheciam sinal seguro do inverno
    Nem da primavera florida,
    Nem do verão frutuoso...
    Tudo faziam sem saber,
    até que lhes ensinei
    o orto dos astros
    e seu obscuro poente.

    Inventei para eles o número,
    a ciência suprema,
    a escrita que tudo recorda
    arte-mãe de toda a cultura.” (Ésquilo)


    SONHADOR
    Mãe cultura
    recorda o número , ciência suprema...
    22

    PROMETEU
    “ Ninguém senão eu inventou
    para os navegantes
    os carros de asas de linho
    que cruzam os mares”


    SONHADOR
    Carros flutuantes, antes
    Cidades móveis no oceano,
    ondulantes...amo...


    PROMETEU
    “ Quando alguém adoecia
    não tinha medicamento algum,
    definhavam carecidos de remédios
    até que lhes ensinei
    a composição dos específicos eficazes
    que destroem as moléstias e devolvem o vigor”


    SONHADOR
    Meu Deus!...


    PROMETEU
    “ Descobri para eles os tesouros ocultos no seio da terra.
    Bronze, ferro, prata e ouro
    quem pode reclamar a descoberta antes de mim?
    Posso contar tudo resumido:
    todas as artes os mortais
    devem a Prometeu” (Ésquilo)
    EU !


    SONHADOR
    Oh, grandioso...
    meu amo amoroso...


    PROMETEU
    Meu amado filho,meu tesouro!
    Venha, querido
    aproxima-te e veja.
    Doravante, verás com tal precisão,
    que das aventuras não saberás dizer
    quais são vividas nos eões dos tempos
    da primeira aurora,
    ou de deslumbrantes , só as atinge agora!

    Não te percas dividido
    dividindo,catalogando
    o ordinário que acontece.
    Entrega-te inteiro, te oferece
    Abra a cadeia que te prende o desfrutar.

    Viva . Vive intensamente este momento
    Ocasião igual talvez só se repita
    quando o Sol recomeçar
    o novo giro em outra era.

    Vamos filho, solte as amarras,
    não desperdices um micro-fragmento
    de cada grandioso segundo
    enquanto inteiro e atento vive.

    Vem querido, te aproxima
    aproxima-te mais e seja
    aquele que levará para sempre
    a glória de mergulhar infante,
    num mar de luz triunfante.

    Vem filho, vem depressa
    beija-me esta lágrima de alegria,
    a única que deixei sair...

    Vem, meu encantado humano sonhador,
    jóia prima de milenar espera
    um sol ainda não nascido,
    meu libertador!


    (-Explode junto com as luzes uma Música Triunfal.
    SONHADOR sobe no rochedo e beija os olhos de PROMETEU todo iluminado. ( As correntes se rompem barulhentas ) PROMETEU rodopia abraçando-se,para depois envolver e beijar longa amorosamente o SONHADOR.
    Quase voando,em êxtase sai.Extremamente emocionado SONHADOR recosta-se no rochedo,onde estivera preso o seu amigo, e, ao beijar a pedra,vê num foco de luz azulada,um livro em cuja capa se lia:
    “AO JOVEM SONHADOR”.

    Chorando de alegria,aperta o livro ao peito,como se ali o quisesse introduzir. Emocionado,toca de novo a rocha , medita atento. Uma sonata linda encerra então o PRIMEIRO ATO . )-



    FECHA A CORTINA,
    .24
    SEGUNDO ATO
    CENÁRIO


    ( Pendem do teto, num arco em torno de todo o cenário,largas e finas faixas de tule verdes e de todos os tons de azuis,predominando o azul turquesa.
    As faixas estão salpicadas de estrelas,esferas e triângulos feitos de
    pedaços de espelhos,quais fractais,que refletem e ampliam o colorido.
    Ao fundo central está em pé uma réplica de estádio redondo de quatro
    degraus também de espelhos,que ao ser girado sobre uma fina roldana se
    abrirá formando um belo tapete de círculos concêntricos à direita do palco.
    Logo atrás da cortina de tule aparece um painel reproduzindo uma cascata
    ou mesmo uma montagem rústica de uma fonte,onde as águas podem ser de
    minúsculos confetes de papéis celofane e prateado descendo por uma rampa, qual rio rente a folhagens.

    -Abre o pano enquanto os primeiros acordes da ária da ETERNIDADE ressoam triunfais, num prelúdio comovente. Majestosa,ao centro do palco,irradiando
    estrelas e raios - luzes por todo o ambiente:)


    ETERNIDADE
    É preciso querer sonhar.
    Sonhar...ser...caminhar.
    Subir os degraus da consciência
    com ciência do bem - amar.

    Fazer chorar do céu
    pingos de luz ,sementes de todos os rios
    e iluminar as faces sulcadas de prantos
    para engendrar veredas floridas.

    Sonhar...ser... caminhar.
    Realizar a liberdade que transporta
    a quinta-essência do desejo
    e desfrutar a alegria de ser
    uma continuidade melódica,
    acorde que canta e realiza
    a função essencial do Universo,
    esta gigantesca e maravilhosa
    máquina de fazer deuses!

    ( Um turbilhão de luz movimenta a cena.ETERNIDADE dá um passo a frente, olha para SONHADOR e canta com intimidade,atenta ao vê-lo acariciar o livro que brotou da rocha iluminada.)
    .25


    ETERNIDADE
    Guarda no peito o seu tesouro
    Abraça suave, viandante
    Abarca seu horizonte
    Vive!

    Nenhum obstáculo impede-o de avançar,
    de caminhar solene, vá !

    O mundo todo sorri
    A vida é um espetáculo!


    ( De novo as luzes se agitam levando a radiante ETERNIDADE.
    Os véus do cenário também se agitam ondulantes,despertando a atenção e atraindo-o para a réplica do estádio. Olha-a , toca-a de leve com as mãos, depois, delicadamente pousa os pés na borda rente ao chão e ela gira por este toque até se aquietar na horizontal,quando então desce um degrau e nele se assenta meio deslumbrado e pensativo .)


    SONHADOR
    Lindo...
    O céu refletido nos degraus
    revelam outros céus no chão...

    Lá, na mais distante imagem azul que me reflete,
    lá, no fundo estou tão vibrante
    quanto neste degrau que agora piso.
    Pareço ter voltado ao ovo,
    dentro dele caminhando
    para rever a origem.

    Aqui,neste ovo cósmico
    sou excelência que me faz sedento
    de abranger a mim e ao mundo
    que me permitiu nascer.

    Eu, dentro do universo,
    o enredo de minha semente,
    traçando a própria rota
    na rede de céus onde reside
    a essência do verso que sou...
    - Eu sou...Sou !
    26
    Mergulhado na prisão efêmera,
    em plena e fundamental realidade.
    Navego ao sopro da luz...
    Nave... livre.......Liberdade!

    Liberdade !
    Prenda-me em suas malhas
    e deixe que cantando esta prisão poética,
    reestruture-me fielmente,
    rompa as asas , no âmago do ovo,
    que de novo se abre para a luz!

    Libertar-me em suas asas
    e voar mais livre,estar liberto
    para ternamente libertar


    ( As luzes vibram e ETERNIDADE entra toda feliz.)


    ETERNIDADE
    Se a semente encara sorrindo o chão,
    encontra o céu...

    Se ali ergue a cabeça, abre seu coração...
    encontra o chão
    repleto de estrelas germinando céus...

    A Unidade se revela
    no mistério do renascimento,
    no retornar inefável
    da simplicidade tangível
    estimulando o despertar glorioso.

    Viver em dó...ré...fá...
    lá... ao sol, em si !

    Corpos, substância, substratos
    sob o ritmo da luz dançam harmônicos
    o maravilhoso refulgir
    em nova e miraculosa vida.

    A sementinha de luz
    mostra-se ao ser total –
    destemida mergulha em si mesma
    como diante do espelho original.

    É o Cosmo concebendo, florescendo radiante
    em mim...em mim...em mim...!
    27
    Canto a vitória da essência
    cumprindo-se, coroando o poema
    da sagrada potência no seio da vida.

    Em mim...por mim...para mim !


    ( Antes que termine sua ária,ETERNIDADE sai.
    SONHADOR,abraçando o livro, levanta-se, desce o degrau e empolgado diz:)


    SONHADOR
    Maravilhoso.
    A vida é o mais belo absurdo!

    Nada escapa de ser...
    Nada ?
    Será que o nada é só nada
    nada mais que nada?
    Ah, mas isto é absurdo!
    Ai... Céus...


    ( SONHADOR distrai-se com esta afirmação,cambaleia,cai e rola para o centro do disco-escada de espelhos.
    Lentamente os degraus se desfazem pousando no chão,formando um tapete de círculos concêntricos bem no meio do palco. O forte allegro domina a cena, enquanto os degraus cedem espaço para receberem ondas de luz azul.Depois do grande susto,em pé,abre os braços e se entrega à nova surpresa :
    - As faixas de tule se movimentam e surgem as NINFAS vestidas com vaporosas túnicas e a bela grinalda de fios de estrelinhas prateadas,cobrindo toda a túnica. Graciosas, as NINFAS giram se mostrando, em um arco ,para entoarem o suave coro angelical, saudando a chegada de ORFEU . Ele entra solene numa túnica branca,orlada nos punhos, barra e decote com fitas douradas,à moda egípcia. Na fronte,uma faixa de púrpura prende uma estrela cintilante.)


    CORO ESTELAR
    Vi...vi...vi...vida...
    vi...vida...vi...

    (hipnotizado,SONHADOR se aproxima de ORFEU vindo lento, estendendo os braços)


    ORFEU
    Vem...”Sobre teu corpo reine e brilhe a inteligência”
    (Pitágoras)
    Ó átomo...pó de estrela ,
    amável semente gloriosa!


    28
    SONHADOR
    De novo o encanto imprime a primavera
    e sobre mim irradia.

    ORFEU (apontando para a almofada)
    O Universo é um lindo jardim
    em eterna Primavera.
    Cada flor é uma estrela
    ou uma constelação.

    Venha, senta-te comigo nesta almofada celeste.
    ( Enquanto os dois falavam as NINFAS se juntam conduzindo a bela almofada
    florida.Colocam-na no centro do disco e lépidas voltam a formar o arco ao
    fundo central do palco. Os dois se sentam e pouco depois a almofada gira
    (disco central giratório ) sob as luzes até que o cenário fica na penumbra.
    Rápido desce um painel que esconde os efeitos azuis. Surge telão cinzento.
    A música vai sumindo e fica no ar apenas uma ou outra nota entre murmúrios do CORO ESTELAR,logo após ressoar delicados sininhos.)


    ORFEU (apontando para o painel cinzento )
    Veja, aí está, amigo
    o que há pouco queria saber.


    SONHADOR
    Oh...
    Não estou vendo nada...


    ORFEU
    Está sim, repara bem
    Estás vendo o Nada!


    CORO ESTELAR
    Ele está vendo o Nada
    Nada...Nada...Nada...


    SONHADOR
    O Nada ?
    Danadinho do Nada, me pegou!
    Justo quando eu procurava
    um argumento plausível
    a justificar sua não-existência.
    29
    Engraçado... tropecei no nó dos meus pensamentos
    e rolei...vindo parar aqui...
    Ah, o Nada deve ser...
    um saco invisível, cheio de si,
    transbordando de nada...


    ORFEU
    É,....” quem pretende falar
    verdadeiramente do Nada
    tem necessariamente
    que deixar de ser científico...” (Heidegger)
    SONHADOR
    E não se importar se ao final
    não tiver dito de novo
    absolutamente nada!
    Não é mesmo?
    Ah...ah....

    (Abraçados,os dois, sorriem felizes)


    SONHADOR
    Acho que gosto do Nada...


    ORFEU
    É possível,pois “ o Nada nunca se vulgariza.
    Ele está mergulhado
    nas profundezas do insondável
    mas é o berço de todos os possíveis.

    Aí no Nada nasceu a essência da Realidade
    o substrato de todas as coisas existentes.

    Esse Silêncio Plenitude
    que se cala como única atitude
    necessária e suficiente
    para que a Realidade não lhe revele
    em seu oposto se manifeste.” (TAO)


    ( Doravante o CORO ESTELAR repetirá em segunda-voz sempre junto com o solista,conferindo mais força e colorido ao que é cantado.)
    30


    CORO ESTELAR
    O Nada é o berço, o substrato
    de todas as coisas existentes
    Silêncio Plenitude.


    SONHADOR
    Gosto do Nada...
    pois sou apaixonado pelo absurdo.


    CORO ESTELAR ( fogosas, brincando em trinados)
    Apaixonado pelo absurdo
    Surdo...surdo...surdo..ur...


    SONHADOR
    Falando sério...
    O Nada deve ser um oceano, harmonioso...estável...
    uma grande pausa,num silêncio profundo...


    ORFEU
    “ O Nada é uma treva luminosa.
    Tem poderosas atitudes sem atos;
    Retém os sons da vida ao redor
    e os transforma no silêncio pleno
    do que ainda não existe.” (TAO)


    SONHADOR
    Ele deve se bom,
    pois do Nada tudo surgiu,
    até Deus...


    ORFEU
    “ Do abismo do Nada nasce a Vida.
    Ele não interfere na Natureza
    Não impede a primavera de florir
    o outono de amadurecer
    e deixa que o verão e o inverno
    realizem seus ciclos.

    O Nada serve a Vida sem nada pedir.
    Somente o real pode realizar
    e o faz na vastidão do Nada.” (TAO)


    CORO ESTELAR
    Nada é uma treva luminosa , osa...osa...
    Retém os sons da vida ao redor, dor..dor...
    no silêncio pleno do Nada, nada...ada...
    Do Nada surgiu até Deus, eus...eus...
    Eus... eus... eus...infinitos eus...

    Do abismo do Nada nasce a vida, ida..
    O Nada serve a Vida sem nada pedir, ir...
    Somente o real pode realizar, ar...ar...ar...
    e o faz na vastidão do Nada.
    31


    (Jogos de luzes entrecortam ligeiros o palco )

    ORFEU
    “ Ele não é algo coisificado
    É o berço do nascimento supremo
    e é o leito para o repouso inefável.” (TAO)
    “ Mas o grande mistério do mundo,
    o grande mistério da Vida só será decifrado
    quando os homens compreenderem
    a verdade do Nada.” (Heidegger)


    SONHADOR
    Engraçado, pois eu penso que na verdade
    nada existe que seja realmente nada.
    É pelo menos um mar grandioso,infinito e bom.
    Afinal,foi o berço de Deus!
    E deus não caberia num bercinho qualquer!

    E se não tivesse o Nada,
    como haveria Deus de surgir? Hein ?


    ORFEU
    Vamos deixar o Nada na santa paz , vamos à Vida !


    CORO ESTELAR
    É o berço do nascimento supremo
    e o leito para o repouso inefável.

    O grande mistério do mundo
    A verdade do Nada
    Um mar grandioso, infinito e bom. Om...om...om...


    ( Instantâneamente fecha a cortina que nada mostrava e tudo volta ao colorido anterior,agora vibrando sob feixes de luz azul e alguns traços
    lilases ).


    ORFEU
    ( fala )
    É preciso duvidar, questionar
    Só que duvida pode aprender.


    SONHADOR
    Duvidar?
    Oh... não gosto de duvidar das pessoas
    Não gosto de duvidar do que vejo e gosto.

    Duvidar...
    Como duvidar que um quadrado não é um quadrado
    32


    CORO ESTELAR
    Só quem duvida pode aprender.


    ORFEU
    Um quadrado só se mantém simples quadrado
    enquanto estiver em repouso.


    CORO ESTELAR
    Um quadrado só se mantém, em repouso.


    ORFEU
    Mas se uma força o empurra,
    deste movimento virá a transformação,
    pela perda dos ângulos,
    daí em diante toma a forma circular.

    Ativo, em rotação, agora age como meio energético de um novo sistema,
    podendo tornar-se um poderoso instrumento...


    SONHADOR
    Quadrado rolante...mutante...quadrado redondo!


    ORFEU
    Lapidado no movimento,
    o corpo quadrado agora é esfera.

    “ Até ao infinito se estende
    sua nova capacidade de se relacionar” PLATÃO
    E, se infinitamente seguir em movimento,
    dispersa-se em poeira...

    Todo o mundo é produto da necessidade.
    Agindo e reagindo um cosmo se forma, da poeira...


    CORO ESTELAR
    Ativo, em rotação
    até ao infinito se estende
    sua nova capacidade de se relacionar.

    Todo o mundo é produto da necessidade
    Agindo e reagindo um cosmo de forma, da poeira...
    33


    SONHADOR
    A água...
    líquida , sólida ou gasosa
    é sempre ela mesma,certo?


    ORFEU
    Meio certo !
    Na verdade,para cada estágio
    manifesta-se sua íntima natureza,
    que é,ao deslocar-se,assumir aspectos distintos

    “ Com tal freqüência e de tal modo
    que fica impossível dizer se ela é isto
    que corre nos rios,ao qual chamamos água,
    ou aquilo, de igual estrutura visível, dourado
    fonte de calor e que dança ondulante
    aquecendo seu próprio corpo impermanente,
    o que chamamos fogo.” PLATÃO

    No corpo do mundo alimenta os sóis
    No corpo do homem fulgura luminoso
    nas águas mansas do seu olhar...

    “ Ora é água,ora é chama
    está sempre dentro e fora de tudo que existe,
    tão logo se imponha a necessidade e o seu poder.”


    CORO ESTELAR
    A água...íntima natureza
    que corre nos rios
    doura-se no calor
    de seu próprio corpo impermanente
    No corpo do mundo alimenta os sóis
    No corpo do homem fulgura no seu olhar

    No corpo do mundo alimenta os sóis
    No corpo do homem fulgura no seu olhar.


    ( SONHADOR levanta-se, roda de braços abertos e aproximando-se de ORFEU,insiste:)


    SONHADOR
    Por acaso, entendi bem,
    que a água incolor,insípida,
    também pode transformar-se
    em algo ardente,colorido,portador de luz;
    algo que brilha e é energia,
    é enchente e é vazante
    condutora e combustível,latente concentrador
    conceptivo que autogera o seu próprio concerto?
    34

    ORFEU
    Eu não poderia definir melhor...


    CORO ESTELAR
    Ora é água, ora é chama
    Está sempre dentro e fora de tudo que há.

    Portador de luz; brilha e é energia
    É enchente e vazante,condutora e combustível
    Latente concentrador conceptivo,
    que autogera seu próprio concerto!


    SONHADOR – ( fala)
    Meu Deus... então é verdade!

    ORFEU O que é verdade?


    SONHADOR
    O arco-íris!


    CORO ESTELAR
    verdade!...Verdade!...Verdade...!O ARCO-ÍRIS !



    ( Magnífica ária entra com tal potência ,como se as portas do céu se rompessem, espalhando faíscas de luzes em turbilhão.
    - - Um imenso arco-íris se impõe durante a música de quase
    - três minutos. O arco-íris é todo formado de miçangas e
    - papéis brilhantes .
    - - Enquanto dura a ária, o arco-íris se desintegra,lentamente,
    - escorrendo pelo lado direito do palco.
    - - As miçangas descem como água e vão cair perto de
    - algumas pedras amontoadas no chão,formando a cachoeira.)


    SONHADOR
    Veja, o arco-íris se desmancha,
    escorre como água...e desliza,pousado no chão...


    (Junto à montagem de pedras, aparece uns fios de água (tranças de papel celofane salpicadas de miçangas) ao alto e dali saem vozes ,murmúrios entre
    acordes delicadíssimos até tornar-se um belo “ Andante” ,suave quanto o deslizar de águas sob o sol.
    -Instalada a música, As NINFAS vão surgindo da cascata, uma após outra- Num crescendo entoam dançantes.ORFEU E SONHADOR sentados assistem o coro.

    35
    As NINFAS estão com vestidos transparentes, grinaldas de flores e pérolas pendentes,da cabeça aos pés.Em grupo ou sozinhas elas recitam graciosas,chegando mais à frente..)


    NINFAS / CORO AQUÁTICO
    Radica na simplicidade, o alicerce da vida
    Viver é tudo reconciliar
    sem vestígio de luta.

    NINFA
    Tudo retorna ao mar da existência
    à procura da superfície onde respirando a luz
    embebe-se de ser,vigor e virtude.


    C.AQUÁTICO
    É a grande lei!

    Lei do retorno,sinuoso,
    desde o primeiro nascimento dadivoso
    Desde que foi convocado
    a ser,ser vivente,ente ou gente.


    NINFA
    Nada existe ou nasce por acaso...


    C.AQUÁTICO
    É a grande lei...grande lei...bela lei
    Torna...retorna...

    Retorna tão ágil
    que quando pensa,pensa que é nova;
    que tudo de velho, ´e tão recente
    como seu mergulhar na aparência
    que agora a domina

    Agindo,vivendo esbarra na grandeza
    da memória intocável da Natureza.

    Envolta nos véus do esquecimento
    aos poucos desvenda as pequenas coisas,
    revive as menores delícias

    Exalta-se a cada passo da conquista,
    vive e canta como quem repete a canção
    para melhor fixa-la...entoa-la.


    36
    NINFA
    ...e ter mais desenvoltura
    na hora de soltar de verdade
    todo brilho,toda voz.


    ( C.AQUÁTICO dança unido á frente dos dois,sentados na
    almofada giratória – A solista canta seu verso mais à
    frente,salientando-se das demais num gracioso movimento.)


    NINFA
    ( Quase falando)
    Pensa que cria.
    Pensa que descobre e só lembra...


    C.AQUÁTICO
    Relembra,revive e cada vez mais aflora
    o anseio de mais caminhar,
    aprender a se perpetuar.

    somos...somos...som...om...om
    Somos cromos-somos do som...om...om...


    NINFA
    Sou...
    Sou vida e sou eu.
    Sou, claro!
    No claro da luz sempre sou vida...


    C.AQUÁTICO
    Vivemos!


    NINFA (girando)
    A vida...é a luz
    A luz é a vida da vida !


    C.AQUÁTICO (girando)
    Vivemos...
    Vivemos por causa e em busca da luz...


    NINFA (à frente)
    Preciso da luz para viver
    e a luz precisa de mim,
    para em mim realizar
    a maravilha de ter (ser?)
    sua razão de existir.


    C.AQUÁTICO
    Perpetuamo-nos.
    Nós nela e ela em nós
    37


    NINFA
    Sem a luz mergulho no silêncio dinâmico do nada
    enquanto ela, ao deixar-me,
    sedenta flutua á procura de outro ser
    para se abrigar,crescer
    e novamente se manifestar.


    C.AQUÁTICO
    Nova mente manifestar
    manifestar no ar...ar...ar...
    A luz transmite o mais íntimo de nós...


    NINFA
    É a luz em mim que canta como fui
    como sou,onde quer que eu esteja.


    C.AQUÁTICO (girando)
    No regato...
    Na cascata que cai em busca do mar
    ou...ou...na cor ardente da chama
    que clama por mais brilhar!



    NINFA
    E se esta chama escolhe uma pedra
    pra nela esconder...repousar...


    C.AQUÀTICO
    A pedra depressa a retém...


    NINFA
    Aprisiona o que em mim
    um dia me fez vibrar.
    Então...de novo pareço dormir.



    C.AQUÁTICO (agita-se exultante)
    Mas quando a luz pousa,é pega ou mergulha
    num corpo pensante,
    então revivemos,dançamos a delícia de ter e ser
    a mais bela morada

    A mais bela morada!


    NINFA
    Ah, como é bom ser de verdade
    quem a gente verdadeiramente é.


    C.AQUÁTICO
    Voltar ao lar e ser este mesmo lar!
    Ser o pilar da construção
    de seu novo reino ...amado...unido.
    Ser...pura e simplesmente ser!


    NINFA
    Participar da expansão do universo,
    prover a conservação eterna do bebê da vida.
    promover a alegria de criar em união...



    C.AQUÁTICO
    Delícia,que delícia...
    Poder viver acima do fogo de qualquer inferno,
    no espontâneo esplendor de qualquer céu
    instalado nos corações destinados a crescer!



    NINFA
    Eu, fonte renascida canto a beleza,
    canto a beleza da transmutação da vida (constante)
    no seio da divindade,
    beijada pela liberdade
    embriagadora da descida.



    C.AQUÁTICO
    Renascida...serena beleza da vida
    Renascida liberdade embriagadora da descida...


    ( Relâmpagos e azuis entrecortam o cenário .
    - ETERNIDADE entra toda majestosa )


    ETERNIDADE
    Oh...
    Ainda que não fosse o que sou
    bastaria esta cantiga
    sentida , antiga, inocente
    para justificar meu existir;
    para feliz oferecer meu seio augusto,
    meu regaço aconchegante, fértil, maternal
    a cada semente de luz
    forjada no fogo sagrado,
    dançante em todos os seres.

    Eis que vejo, sinto e consagro !


    ( A fonte jorra mais brilhos e o CORO AQUÁTICO
    ondulante cala o suavíssimo murmúrio. Até a música faz
    uma grande pausa sob o piscar de muitas luzes. )


    ETERNIDADE
    Ouça o Silêncio !......
    39
    Canta e rola a fonte do sonho colhido
    nos olhos brilhantes sedentos por compreender...

    ( ETERNIDADE sai de mansinho ).



    SONHADOR
    A água... o fogo... a vida !
    O fogo é a vida da água !


    ORFEU
    As musas das águas
    soltaram a voz no fogo latente
    despojaram com graça a mágica das cores
    e ternas deixaram a doçura escorrer
    unidas num corpo de novo poder.

    “ Realidade...nela retumba o coro dos astros.
    Gemem as sete cordas da lira celeste,
    veios de luzes onde brotam
    as sementes dos mundos .” HERMES


    (Vibram as luzes dinamizando a cena )



    ORFEU
    Vibram plangentes as asas da poesia
    concebendo a verdade
    que a Inteligência irradia

    O amor delicioso reina nas profundezas da terra
    e nas alturas dos céus estrelados
    Maravilhoso !
    Veja no sopro das coisas o fogo indômito,
    flutuante semente de luz.

    Vibram as sete cores em todos os seres
    em todas constelações
    na poeira de sóis e mundos.

    “ Cada Sol é um pensamento de Deus,
    cada planeta um modo desse pensamento “ HERMES

    É para conhecer e realizar o sonho divino
    que nasce e vive a humanidade

    Realidade... nela reverbera o coro dos astros...



    SONHADOR
    Amigo, como encontrar esta realidade e dela desfrutar ?
    Quero descobrir o véu desta bondade...
    40


    C.AQUÁTICO
    Gemem as sete cordas da lira celeste
    veios de luz onde brotam
    as sementes dos mundos.

    Inspirados na plangente epopéia
    a Inteligência irradia
    Vibram as sete cores
    na poeira de sóis e mundos...

    É para conhecer o sonho divino
    que nasce e vive a humanidade.


    ORFEU
    Descobrir o véu da Realidade
    E ver o sonho transmutando em verdade...


    SONHADOR
    A realidade dos homens...calamidade...
    Ai ,como sofrem os homens,
    depois que largam os seios de suas mães...

    Crescem medrosos,violentos,
    mergulhados em tramas sangrentas,
    amordaçados pela ignorância...

    A história dos homens se faz e se renova
    a partir do ódio e da intolerância,
    paixão,agonia em desesperada anciã...

    O homem precisa urgente se encontrar...
    superar esta crise eterna de civilização!


    ORFEU
    Ó amigo, veja!


    ( Alguns segundos de penumbra e logo após todo o cenário
    se colore de violeta,entre ondas luminosas sugerindo infinito.
    ORFEU pega sua lira e dedilhando-a canta sereno.)



    ORFEU
    “ É para conhecer o sonho divino
    que nasce e vive a humanidade” HERMES

    Olha, Realidade e sonho se confundem e se revelam...
    Aqui, na lira está a resposta
    A lira é como um Grande Laboratório
    A lira comanda o movimento das estrelas
    É o farol e a escada dos homens que ascendem...


    SONHADOR
    É dela que saem os seres da Terra?



    ORFEU
    É onde se plasma, se molda
    a pureza distinta de todos os fluxos
    sumos regeneradores – o pronto socorro –
    forjado pela Inteligência
    que comanda a matéria...


    SONHADOR
    Os homens precisam urgente
    de um corpo mais poderoso.
    um corpo que abarque o si mesmo
    de modo afável, útil e amoroso.



    ORFEU
    Não há segredo...
    A Natureza não pede mais que uma olhadela
    ao interior que se rebela,
    ardente pra se mostrar...

    Quer libertar-se da escuridão
    aprisionada na fronte infante
    cativa do pecado - da ignorância...

    E é só tirar a cancela...abrir a janela...
    desintegrar o ferrolho...do olho do coração.
    Só !


    SONHADOR
    Só?


    C.AQUÁTICO
    Ai,como sofrem os homens
    depois que largam os seios de suas mães...
    A história dos homens se faz
    de falsas paixões, agonias
    desesperadas ânsias
    Urgente os homens precisam
    superar esta crise eterna de civilização!
    É para conhecer o sonho divino
    que nasce e vive a humanidade!



    ORFEU
    No coração dos homens foi colocado um tesouro
    Uma réplica tão possante quanto esta lira.

    Bom é depressa descobri-la
    afina-la e do seu brilho
    saborear a beleza, naturalmente
    mergulhar na pureza da inocência...
    SONHADOR
    Lapidar o diamante vivo...



    ORFEU
    E realizar em Terra,
    dentro de um corpo de carne
    ainda nesta geração, Agora,
    ao nascer desta Nova Era
    o que todas as raças sonharam.


    SONHADOR
    E o que todas as raças sonharam?


    ORFEU
    Compreender o poder
    e ver com maturidade
    sua mais bela verdade!


    C.AQUÁTICO
    No coração dos homens
    foi colocado o tesouro,
    esta lira de ouro
    Mergulhar na ciência
    na pureza e inocência
    e realizar, agora,
    o que todas as raças sonharam:
    Ver com maturidade
    sua mais bela verdade!


    SONHADOR
    Colher o diamante vivo...


    ORFEU
    E realizar na Terra
    dentro de um corpo de sonho,
    prisioneiro aparente da morte,
    sua herança,seu destino.
    43


    SONHADOR
    A morte, velada verdade?


    ORFEU
    A ilusão da morte,
    nefasto subproduto da ignorância,
    gerador de medo e violência
    que engendra todos os males ;
    afasta os homens
    da vereda projetada à grandeza
    da felicidade de ser liberto.


    SONHADOR
    Mas os homens morrem de medo de morrer...



    ORFEU
    Continuarão morrendo enquanto temerem a morte.

    E matarão uns aos outros,
    engrossando as paredes entre si
    até descobrirem a fraternidade leal
    onde está sua meta real
    e todos os seus bens preciosos.

    É lá... o oásis do Bem
    onde não tem sede a morte
    nem dores ou doenças,
    numa eterna alvorada
    horizonte da criatura amada.



    C.AQUÁTICO
    A ilusão da morte
    engendra todos os males
    Distancia os homens
    da felicidade de ser liberto.



    SONHADOR
    Que deve fazer o homem
    para perder o medo da morte?


    ORFEU
    Olhá-la e ver que é um problema,
    que já traduz em si a solução.


    SONHADOR
    Solução?
    Haveria solução na Morte?


    44
    ORFEU (segredando risonho )
    A morte é como o bicho-papão,
    amedronta só aos que dela fogem...

    E só quem não aprendeu a viver
    ou não acredita na vida,mantém-se temeroso
    diante da perspectiva de desaparecer...



    SONHADOR
    Mas a Morte mata !
    Leva a pessoa...


    ORFEU
    A morte mata a Vida
    e leva-a para onde?

    Esqueceu-se que “ na Natureza
    nada se perde, tudo se transforma? “ LAVOISIER

    A Morte que teme só pode matar a morte.
    Quando não houver na Terra
    quem lhe dê crédito,
    só restará a si própria...

    E sua determinação sendo matar,
    sobrará apenas ela mesma
    para ser a próxima e última vítima.

    Escuta e assimila com atenção;
    Toda alma viva está destinada
    à eterna ressurreição!



    C.AQUÁTICO ( brincalhonas ,em alvoroço )
    A morte é um bicho papão...papão...papão...
    Quem não acredita na vida é bobão... bobão.. ão...ão...



    SONHADOR
    Mas...e as doenças... a violência...
    como desenraizar tão profunda inclinação?



    ORFEU
    As doenças se instalam na oscilação,
    na anciã da falta de zelo...da ignorância.

    Venha o homem compreender e piamente aceitar
    que ele é duplamente pó, sem similar:
    Seu corpo é pó da terra
    Sua alma... pó de estrela!

    Ninguém há de ser pó indefinida-mente

    Há que se unir, combinar.
    Cooperar para merecer existir e,
    existindo festejar a maravilha de ser.



    SONHADOR
    Igual a gota d’água
    que agora corre na fonte
    depois de compor e entoar
    a beleza volátil de um arco-íris,
    que todos respirando incorporam,
    reproduzem , nos atos vida a fora?



    ORFEU
    “ A Harmonia consiste
    em estabelecer tal acordo
    que nada possa ser acrescentado,
    retirado ou modificado,
    sem que ela seja destruída

    Não se pode acrescentar
    beleza a Beleza, ordem a Ordem.” LEONARDO DA VINCI

    E quem ousaria cogitar
    tornar mais perfeita a Perfeição ?


    SONHADOR
    A música...a..


    C.AQUÁTICO
    Homem duplamente pó
    Há que se unir, combinar
    Cooperar para merecer festejar
    a maravilha de ser
    A maravilha de merecer
    ser pó de estrela... ela...
    Conhecer beleza ,festejar... ar...ar... ar...
    A música...


    ( Uma música sideral,autêntica poesia vai se fazendo ouvir
    entre reflexos de contornos estonteantes.Por longos minutos a
    luz brinca no palco.SONHADOR quase desmaia aos primeiros
    acordes,em meio á profusão de cores luminosas e musicais.
    - - Rápida névoa cromática inunda e vibra no palco.
    - Entusiasmado ele grita : )



    SONHADOR
    - A música, a arte, a matemática !


    ORFEU
    Veja as leis matemáticas
    elas governam a Natureza.
    Dão origem e composição
    a creação bela e harmônica

    Dela resulta a proporção equilibrada
    ajustável das diferenças,
    agregando o ideal comum de abarcar a vida
    organizando e expandindo os mundos.


    SONHADOR
    Creação bela e harmônica...


    ORFEU
    A Música!
    Que é a Música
    senão a mais poderosa força-viva
    capaz de mover céus e terras?


    SONHADOR
    Se a Música é tão poderosa
    capaz de mover céus e terras
    por que não pode remover
    os males, os temores dos homens?



    ORFEU
    A Música expande, revela
    iguala, une e nivela
    sem dor , sem massificar
    a composição de tudo que há.
    47
    É inesgotável fonte de preciosos recursos
    o dadivoso Engrama – Razão Tonal da Quinta Pura,
    o Engrama de Deus,que tudo move, expande e depura.


    SONHADOR
    Meu Deus, a Música...



    ORFEU
    A Coma Divina está escrita
    nas leis físicas e matemáticas,
    dispondo o Universo, no Intervalo,
    à própria natureza da simplicidade do som.

    Na quinta Pura está a razão tonal
    a soma, o Soma , o néctar suficiente
    expresso na equação (3:2) elevado a 12 > (2:1) elevado a 7,
    capaz de despertar consciências, projetando vidas
    para a imortalidade,harmoniosamente

    A progressão harmônica pode levar o homem
    a desvendar-se, desde a origem...



    SONHADOR
    Deus...fonte da Música!
    A nascente da Nova Raça


    ORFEU
    Sim, o remédio dos homens
    sempre esteve em suas mãos!


    SONHADOR
    A Música está em toda parte.
    Ela vibra por todos os poros do Planeta.


    ORFEU
    Assim como todos os poros dos homens
    são receptáculos de sinfonias.



    C.AQUÁTICO
    O remédio do homem
    sempre esteve em suas mãos
    A Música vibra nos poros dos homens,
    receptáculos de sinfonias.



    SONHADOR
    Então... é só recompor...


    ORFEU
    Para realizar na Terra,
    dentro de um corpo de carne,
    ainda nesta geração,
    ao nascer da Nova Era
    o que todas as raças sonharam.

    Praticar o estudo da síntese da cor
    do ritmo individual, extraindo o sumo,
    a essência da cor do som
    da energia vital!


    SONHADOR
    E coloca-la numa cápsula,
    numa ampola injetável?


    ORFEU
    A Música é energia criadora,
    nave mestra,movente ponta de lança
    onde aparece domina envolvente
    - abre sementes de espaço,
    novas paragens – berçários de estrelas...
    49
    Evolve a sensibilidade dos corpos,
    na inteligência faz-se ascensão
    Regente, organiza, compõe
    os universos em cada ser vivente,
    sem distinção de reinos,
    neles promovendo a composição ideal
    em tonalidade expressiva.ímpar deleite.

    Música, o alimento essencial de tudo que nasce.

    É a voz presente de Deus
    Presente ondulante no som que propaga
    abrindo fronteiras,veredas,sementes...mentes...entes

    A Música é a Rainha das Artes!



    SONHADOR
    Música,vereda de novas dimensões...mentes...entes
    ORFEU
    É Deus revelado no fogo da beleza
    Deus duplamente mostrado:
    Na luz e na Harmonia da sua voz!

    - ( Em dueto cantam : )

    ORFEU e SONHADOR
    Deus...musical Palavra –Viva
    Eternamente presente,
    Gerador da Luz e de Potências.

    ( As luzes dançam festivas no cenário em fios e respingos
    lilases,violetas,enquanto os dois em êxtase desenvolvem
    movimentos que sugere fusão de corpos dinâmicos,
    mutantes,sincronizados . Ora ORFEU, ora SONHADOR
    ou ambos estão se mostrando em gestos delicados,sob
    uma ária sublime. O clima de sonho é reforçado por
    rapidíssimos focos azuis e rosas,valorizando o contraste
    da penumbra pingada de luz. )


    50
    ORFEU e SONHADOR
    Deus, Luz sonora
    Luz viva, fonte da inteligência

    Palavra –viva, eterna aurora
    provedor inesgotável
    exalando cores,gerando sinfonias.
    Vibra, coordenando mundos
    executando a Vida.

    Deus,vida da Música,
    Música,nave de Deus!



    ORFEU
    A Inteligência ativa
    e a vida no homem
    torna-o uma música
    E cada vida embebida do saber de sua partitura
    torna-se voz de Deus!


    SONHADOR
    Encher uma cápsula com a voz de Deus...


    ORFEU
    Combinar as essências das cores
    suas virtudes enraizadas nos sons;
    Colhendo a medida de cada intensidade,
    freqüência, peso, propriedades.
    Achar os valores numéricos reais
    pondera-los numa média
    pelo Cálculo Diferencial Integral
    E destilar através dos filtros
    da Matemática Pura...

    Buscar nos sons suas cores,
    bases e modos correspondentes
    da Matriz , Geratriz
    na média do ritmo das dores.

    Chegar a fiel sincronicidade
    extraindo a semelhança dos tons...


    SONHADOR
    O ritmo...a cor...
    a matemática...


    51
    ORFEU
    Transportar a leitura matemática
    para escala musical,
    daí, reproduzindo a somática
    do coração e do mental.
    Mover o vórtice do bulbo na árvore cerebral...
    Combinar os pulsares de cada órgão, prazerosamente !

    A cor da música apropriada para cada mal
    devolve o milagre do ritmo harmônico ideal.

    C.AQUÁTICO
    É só recompor...
    a realizar na Terra
    o sonho que todas as raças sonharam

    Realizar o estudo da energia vital
    tocar o vórtice do bulbo na árvore cerebral mola mestra de tudo que aspira o Bem.
    A Música diretora
    da inteligência criadora...
    Organiza , orienta
    a composição ideal
    a tonalidade real,
    verdadeira razão do existir.

    Música , o alimento da Natureza
    É a voz de Deus refazendo,
    renovando o tesouro de ser.
    Música ,musa...a Arte das Artes!

    É Deus revelado no fogo da Beleza
    promovendo a vida faz-se voz da Luz
    Ideal...Mental...Real...



    ORFEU
    Cada música que bebe em si mesma
    bebe na fonte original

    Cada homem que descobre a sua partitura,
    vê aberto o seu caminho
    e bebendo na fonte a pureza
    embriaga-se de beleza
    nela se incorporando.

    Este, encontra a realização de Deus em si
    e em toda parte...bondade...beleza e arte...
    Torna-se pleno, bem-aventurado!


    SONHADOR
    Ai quem nos dera assimilar profundo
    e praticar deveras esta arte
    no nosso chão, no nosso mundo...



    ORFEU
    Não exige nenhuma intervenção divina.
    Basta que a ciência humana
    hoje, seja aplicada num único e mesmo fim.

    Tudo já foi descoberto.
    Agora é só montar o edifício
    com todos os tijolos e argamassas existentes
    e desfrutar da bondade no mosaico do saber.
    53
    A Natureza em sua sábia ciência revelou-se,
    - está na mão dos homens.
    Cabe a eles decidir:
    Preservar-se e crescer ou...aniquilar-se.



    SONHADOR
    Chegou a hora da União
    da bondade com a verdade!


    ORFEU
    Que vai coroar com dignidade
    as obras dos homens!

    ( SONHADOR e ORFEU se abraçam longamente,
    enquanto a música glorifica o amor fraternal.
    - - Um abraço longo e belo entre raios de luzes
    - multicores,sob a regência de extrema emoção.
    - - Um forte acorde apaga rapidamente a luz,
    para que ORFEU saia do palco,sorrateiro.Logo em
    seguida, música e luz retornam e SONHADOR
    observa surpreso,que não mais abraça ORFEU e sim,
    aperta ao peito o Livro que PROMETEU lhe dera.
    - - Recuperado da surpresa, SONHADOR rodopia
    - chorando de felicidade,que expressa dançando em meio
    - aos feixes de luzes agitadas .Ainda sob forte atuação
    - musical,vê seu Livro subir, voar (pelo barbante)
    - enquanto caem estrelinhas e flores pelo cenário.
    - - SONHADOR enfim olha para seus pés e vê de novo
    - surgirem fitinhas coloridas e esvoaçantes no seu
    - calcanhar. – Fascinado quase grita:)



    SONHADOR
    Um arco-íris mora no meu calcanhar!

    Fantástico!...

    Posso disto duvidar?
    devo duvidar desta ventura?
    Duvidar que todas as maravilhas
    de todos os reinos, o arco-íris contém?

    Ah, o Arco-íris...
    Pensar que ele é apenas a outra metade
    da beleza do mistério revelado
    nos milhares de corpos de todos os seres
    que formam e habitam o nosso planeta...

    .54

    Não há porque os homens buscarem outras moradas,
    outras estrelas noutros mundos do universo,ainda não!

    Aqui, nesta nossa Terra tão linda,
    neste imenso e aconchegante útero,
    nave de riquezas profundas...

    Tantos mistérios dormitam inexplorados:
    - nas entranhas dos mares, nos ares...,
    Neste chão abençoado há que brotar a semente
    do que formos capazes de sonhar...

    A felicidade, a verdade humana
    está e se revela no limite,
    na mega Aliança Divina
    eternizada nos sete tons...

    Baila no ritmo visível
    da mágica sinfônica, o nosso Arco-íris,
    a ponte magnífica, que nos levará um dia
    a brilhar feito as estrelas!


    ( As luzes reverberam tal qual a música, imprimindo
    o emocionante “ gran-finale” junto a conclusão
    do SONHADOR e termina por se juntar numa única
    faixa de luz amarela tracejada qual código de barra
    onde respingam pérolas de luzes simetricamente,que
    ao enrolar-se das laterais até o meio,mostra o arco-íris
    de confetes desintegrar espalhando-se no cenário.

    Sob a chuva multicolorida na desintegração do arco de
    luzes, os atores dançam faceiros, à moda russa em roda
    ondulante,mantendo ao centro ETERNIDADE, regendo
    alegre a dança da despedida. Por três vezes os atores em
    arco fecha-se ondulante e abrindo-se vem à frente receber
    os aplausos ,com cabeças solenemente encurvadas, cheias
    de flores, pérolas e estrelas !)


    F I M ?


    Fecha a cortina.
    Fonte:
    RADEIR
    Autoria: AdeirT.Reis - 1980
    Libreto para Sinfonia - 1987