quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tapete Arraiolo - Artesanato do SABOR DE VIDA

DIE BRÜCKE - Revolução na Arte/Séc.20

 Artistas do "Die Brücke'                revolucionaram a arte no início do século 20

Museu em Berlim reúne trabalhos de artistas do "Die Brücke", grupo inserido no expressionismo alemão, que redefiniu a arte nos primórdios do século 20. Retrospectiva atual é dedicada às pinturas de Erich Heckel.


A maior coleção de obras do Die Brücke (A Ponte, literalmente) está alojada em uma edificação modesta, de um andar, na periferia de Berlim. O coletivo foi fundado em Dresden, em 1905, por quatro estudantes universitários que abandonaram seus estudos para se dedicarem inteiramente à arte.

Eles – Ernst Ludwig Kirchner, Fritz Beyl, Erich Heckel e Karl Schmidt-Rotluff – eram obcecados pelo desejo de criação de um novo tipo de arte que, nas palavras deles próprios, fosse "imediata e pura". "O objetivo era revolucionar a arte. E eles realmente revolucionaram a arte alemã, ao retratarem suas emoções mais íntimas e percepções

A forma com que os artistas representavam objetos e pessoas era muito nova e não foi compreendida naquele momento, pontua Stoike. "Você vê uma tempestade de cores e tem que imaginar que as pessoas, em 1905, ainda não tinham fotografias coloridas, nenhum filme em cor e as cores em neon, que temos hoje, não existiam. Era tudo um pouco mais escuro e em preto-e-branco", lembra a especialista.

Do coração para a tela
Museu Brücke, em Berlim 
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Museu Brücke, em Berlim

Os artsitas do Die Brücke esforçavam-se para captar suas percepções interiores e transpô-las para a tela – não exatamente o que diziam, mas sim o que sentiam. Sob a ótica de Schmitt-Rottluff, por exemplo, um barco navegando transforma-se num caleidoscópio de cores vibrantes, que evoca o encanto e a magia de um dia de verão no mar.

Já um nu em repouso de Kirchner, pintado com movimentos impulsivos de um vermelho reluzente, com as sombras das curvas da pessoa retratada em azul e verde, é surpreendente e sensual, confortável e quente.
Os artistas do grupo rejeitavam não somente as convenções e a estética da arte clássica, mas também as técnicas estabelecidas, criando seus próprios métodos enquanto desenvolviam seus trabalhos. Embora essas técnicas fossem muito eficazes em termos de expressão criativa, elas eram também impraticáveis, explica Magdalena Möller, diretora do Museu Brücke em Berlim.

"Os artistas eram autodidatas. Eles estudaram Arquitetura, não Artes, e não sabiam como preparar telas nem como trabalhar com pintura a óleo", observa. Eles simplesmente aplicavam as tintas diretamente do tubo sobre a tela. "Essa era uma forma completamente não ortodoxa de trabalhar óleo sobre tela. E essa é também a razão pela qual as pinturas deles são tão frágeis, não tendo estabilidade sobre a tela. É por isso que esses trabalhos, hoje, precisam ser transportados com tanto cuidado", completa Möller.

Brücke no auge
Até 1910, o grupo foi desenvolvendo um estilo coletivo distinto, centrado em temas como a beleza natural das paisagens e a forma humana. Cada artista tinha sua própria técnica individual, mesmo que os trabalhos desse período, como um todo, tenham mantido características comuns, como a simplicidade da representação, o uso de cores vibrantes e uma harmonia extraordinária em termos de composição. Esse período é considerado como o auge das atividades do Die Brücke.
'Cena de Rua Berlinense': obra de Ernst Ludwig Kirchner já influencidada pela vida na metrópole 
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  'Cena de Rua Berlinense': obra de Ernst Ludwig Kirchner já influencidada pela vida na metrópole

Em 1911, os artistas se transferiram para Berlim. A partir de então, a vida na metrópole passou a influenciar decisivamente os trabalhos do grupo: ângulos pronunciados, em um trabalho aguçado e sensível, e uma gama de cores mais suaves tornaram-se os elementos que passaram a marcar o estilo do grupo, mais focado em cenas de rua e em retratos austeros.

Difamados pelos nazistas
Em 1913, divergências pessoais e profissionais levaram à dissolução do grupo, embora os artistas tenham continuado a trabalhar separadamente, cada um lutando pelo reconhecimento de sua obra até nos anos 1920.

"É claro que, nos anos 1930, com a ascensão dos nazistas ao poder, todos eles foram difamados como artistas 'degenerados'. Eles foram reestabelecidos depois da Segunda Guerra Mundial, mas aí a arte figurativa já não era mais favorecida, por ter sido explorada pelos nazistas na propaganda do regime", diz Stoike.
A arte do Die Brücke, embora expressionista, era demasiado figurativa para o pós-guerra, e acabou "saindo de moda". Entrava em voga o gosto por uma arte mais abstrata, com artistas como Wassily Kandinsky chamando atenção no cenário internacional.
Com o tempo, porém, o Die Brücke resgatou seu espaço na história da arte, tendo se tornado sinônimo do movimento expressionista alemão e ocupando justamente seu lugar na lista da vanguarda internacional.

Resgatando a popularidade do grupo

Hoje, pode-se falar em um ressurgimento, em nível internacional, da popularidade do grupo, analisa Magdalena Möller, diretora do Museu Brücke em Berlim, que tem recentemente recebido pedidos de empréstimo de mais de 150 obras de seu acervo, vindas de renomadas instituições espalhadas pelo mundo, como o Museu Pushkin de Moscou, a Royal Academy de Londres e o MoMa (Museu de Arte Moderna) de Nova York, para citar apenas algumas.

Até mesmo os franceses estão adquirindo gosto pelos primórdios do expressionismo alemão: está agendada para o próximo ano a primeira exposição do Die Brücke na França.

'Natureza Morta Romana', de Erich Heckel, foi roubada do Museu Brücke em 2002 
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  'Natureza Morta Romana', de Erich Heckel, foi roubada do Museu Brücke em 2002

 Möller diz que a simplicidade e a retidão da arte do grupo ó que a torna tão atraente hoje. "O observador não tem que interpretar nada abstrato, complicado ou sobrecarregado de problemas. E nem a arte do Die Brücke é conceitual, de forma que você tenha que ter um conhecimento adicional para compreendê-la", salienta a diretora do Museu.

Para o observador, basta simplesmente sentar-se, relaxar e deixar-se levar pelas cores vibrantes, claras, e pela simplicidade das linhas. A abordagem não ortodoxa da arte criada por eles naquela época acabou sendo um golpe do destino, explica Stroke.

"Era um movimento contra a sociedade burguesa. Os artistas adoravam trabalhar ao ar livre, próximos da natureza e inspirados por ela. Gosto de pensar neles como os primeiros hippies da história, muito antes dos da década de 1960", conclui Möller.

Autora: Leah McDonnell (sv)
Revisão: Alexandre Schossler

Fonte:
DW-WORLD.DE: Destaques

terça-feira, 5 de outubro de 2010

MUDANÇAS NO DNA



MUDANÇAS NO DNA





















-

Pessoal, sempre fui muito reticente as questões tais como a desse texto pelo risco delas poderem implicar numa não responsabilização pelas mudanças em nós mesmos, mas tal risco é conjurado nessa entrevista e eu, particularmente, estou tendo uma série de evidências de tais mudanças aqui mesmo, em minha família. Então é isso. Boa leitura! (Dori)
As mudanças no DNA ... Notas do Dr. Fox no Mt. Shasta
Data: 30 de Março de 2002
O Doutor Berrenda Fox mostra evidências de mudanças celulares e no DNA, neste artigo escrito por Patrícia Resch. O Doutor Fox é um médico Holístico do Centro Avalon Wellness no Monte Shasta,Califórnia. A Clínica Avalon representa a re-emersão do ideal de cura da forma praticada na Ilha original de Avalon. O Doutor Fox provou através de testes sangüíneo que algumas pessoas têm atualmente desenvolvido novos filamentos de DNA.
:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-*

PR: Berrenda, conte-nos um pouco sobre sua formação:
BF: Eu tenho doutorado em fisiologia e naturopatia. Ao longo do meu treinamento na Europa eu eu também estive envolvido com a mídia e ainda continuo com filmes e gerenciamento. Como você sabe, eu estou trabalhando com a rede Fox de televisão para trazer a compreensão extraterrestre e o seu papel no que está acontecendo com a humanidade nesta época. Os mais conhecidos são: "Sighting" a "The X Files".
PR: Quais são as mudanças que estão ocorrendo neste momento no planeta, e como nossos corpos estão sendo afetados?
BR: Há grandes mudanças, transformações que não aconteceram, de acordo com os geneticistas, desde o tempo que nós supostamente saímos da água. Há vários anos atrás na Cidade do México aconteceu uma convenção de geneticistas de todo o globo, e o tópico principal foi a mudança do DNA. Nós estamos fazendo uma mudança evolucionária, ainda assim nós não sabemos no que estamos nos transformando.
PR: De que forma é a mudança no nosso DNA?
BF: Todo mundo tem um DNA de dupla espiral. O que nós estamos encontrando é que novas espirais estão sendo formadas. No formato de duas espirais existem dois filamentos de DNA enrolados em uma espiral. É de meu entendimento que nós estamos desenvolvendo 12 espirais.
Ao longo da atual época, a qual parece ter iniciado talvez de 5 à 20 anos atrás, nós estivemos mudanças. Esta é a explicação científica.
É a mutação de nossa espécie em algo no qual o resultado final ainda não é conhecido. As mudanças não são de conhecimento público porque a comunidade científica sente que isso causaria medo à população.
Entretanto, as pessoas estão mudando à nível celular.
Eu estou trabalhando com três crianças neste momento que têm o DNA de três espirais.
A maioria das pessoas sabe e sente isso. Muitas religiões falaram sobre as mudanças e sabem que elas virão de diferentes formas. Nós sabemos que é uma mudança positiva mesmo que fisicamente, mentalmente e emocionalmente isso possa ser mal compreendido e amedrontador.

PR: Essas crianças têm apresentando alguma característica diferente das outras crianças?
BR: Estas são crianças que podem mover objetos de um lado para outro dentro da sala apenas concentrando nestes ou enchendo copos d'água apenas olhando-os. Elas são telepáticas. Conhecendo essas crianças você quase que pensaria que elas são meio angélicas ou super humanas, mas eles não são. Eu acho que elas são aquilo para qual nós estamos crescendo durante as ultimas poucas décadas.

PR: Você acredita que isso irá acontecer para nós todos?
BR: Parece que a maioria das pessoas que nasceram da década de 40 pra trás não foram capazes de realizar tais mudanças, mas iniciaram algo na geração seguinte que nos deram essa capacidade de formar outra espiral durante esse nosso tempo de vida. Nosso sistema imunológico e endócrino são as mais evidentes destas mudanças. Esta é uma das razões pela qual eu trabalho com a pesquisa em testes imunológicos e terapias. Alguns adultos que eu testei atualmente têm outra espiral de DNA se formando. Alguns estão de fato concebendo a terceira. Estas pessoas estão passando por mudanças maiores em seus corpos consciênciais e físico, porque são todos um só. Na minha opinião, a Terra e todos aqui estão aumentando em vibração. Muitas das crianças nascidas recentemente têm corpos que são magneticamente mais leves. Aqueles de nós que somos mais velhos e escolheram mudar temos que passar por diversas mudanças físicas.

PR:
Que causas fazem a mudança dos corpos nascidos com DNA normal de duas espirais?
BF: A maneira mais simples de mudar nosso DNA é através de um vírus. Conseqüentemente os vírus não são necessariamente ruins. Os vírus só sobrevivem em tecido vivo. O vírus de DNA como o Epstein Barr e o Herpes #6 mudam a estrutura celular. O retrovírus HIV não é um vírus DNA. Ao invés de fazer mutação no corpo, ele na verdade o come. A maioria das pessoas que passa por esse processo e saem do outro lado têm uma nova profissão, uma nova maneira de pensar, ou no mínimo começam um novo estilo de vida. Mesmo que elas se sintam realmente mal, cansadas ou algumas vezes sem esperança, isso é um presente.
Está sendo dada a elas uma chance para mudar a estrutura de seus DNA's e seus corpos para um mais leve e saudável que poderão ser vistos nas próximas gerações. Os anjos que estão sendo avistados são sinais que nós estamos mudando. Dentro do meu entendimento, nós temos até 2012 para completar esse processo...
PR: Que outras mudanças deveríamos esperar para ver?
BF: Não haverá doenças, não precisaremos morrer. Nós todos seremos capazes de aprender nossas lições, não através do sofrimento, mas através do contentamento e do amor. O velho sistema tem que desmoronar, e não acontecerá isso sem uma grande luta. Por esta razão estamos tendo todas as guerras; tantos tipos de curas por drogas que não estão funcionando. Aqueles de nós que escolheram viver este momento são os precursores de uma quase totalmente nova espécie. Esta ainda é humana, mas estamos na verdade ao mesmo tempo manifestando o paraíso na Terra. Nós estamos recebendo ajuda extra de mestres e extraterrestres, seres angélicos e aprendendo a se se interiorizar.
 





















PR: Quais são os efeitos colaterais destas mudanças?
BF: Com uma mudança celular vocês talvez tenham a sensação que não estão aqui.

Talvez sintam exaustão,
porque nós estamos literalmente mudando as células e se tornando novos seres. Como um bebê novinho, talvez vocês precisam de muito descanso.
Confusão mental e pouca capacidade de concentração em tarefas rotineiras podem acontecer à medida que nós estamos sendo programados para algo maior.
Sofrimentos e dores pelo corpo, para os quais não há causas específicas, são comuns. Algumas pessoas se sentem como se estivessem ficando louca.
Se elas entram num consultório médico ortodoxo, provavelmente elas serão receitadas com o Prozac, porque eles não conseguem definir o que está acontecendo. É difícil para a profissão médica porque eles não estão acostumados a lidar com as energias do corpo. Porque os chakras estão relacionados ao nosso sistema endócrino, as mulheres passarão por mudanças hormonais.
Podem acontecer choros sem saber a razão, mas o choro libera hormônios.
Muitas mulheres estão entrando na menopausa mais cedo porque nós estamos acelerando.
Os homens talvez fiquem frustrados com a exaustão quando antes eles estavam acostumados com a grande atividade. Talvez eles sintam o seu lado feminino vindo pra fora porque este é o lado intuitivo. A terapia emocional que têm aparecido nos últimos 20 a 30 anos acelerou com novas técnicas para estas mudanças. Nós estamos de fato realizando uma tremenda quantidade de trabalho emocional num tempo bastante curto, o qual teria levado milhares de anos.

PR: Como que você trata alguém que está passando por estas mudanças?
BF
: Eu dou uma aproximação do ponto de vista do trabalho com seres individuais ao invés de individuais ao invés de tratar uma doença. "Doutor" em latim significa educador. 
O único serviço efetivo que você pode fazer como um verdadeiro médico é dar a força aos indivíduos com as ferramentas necessárias para reassegurá-los de que o que está acontecendo é real e que eles podem se curar e se libertar dos sintomas "negativos" enquanto procede a cura. Primeiro, eu peço um teste imunológico que não é tradicionalmente feito. Este é um teste sangüíneo de laboratório feito por um avançado e especializado laboratório de pesquisa. Então eu dou ao paciente as informações em si. Este é mais parecido como um mapa das mudanças para que eles possam ter a força para se curar. Eu não sou uma pessoa que cura, mas somente um instrumento no processo individual do seu processo de cura. Há poder em uma pessoa que olha seu próprio exame de sangue e vê o mapa do que está acontecendo nos seus corpos que causa um clique em seus subconscientes. 
A verdadeira chave é que a pessoa tenha responsabilidade e faça o seu próprio trabalho.
O que eu uso como ferramentas não são comumente usadas. Eu uso muito a Organoterapia, que é um tratamento vindo da Europa, para elevar o sistema hormonal para que este aceite as mudanças no DNA. E também, eu uso a Homeopatia para trabalhar no corpo energético, vitaminas, ervas e terapia de laser frio. A terapia depende inteiramente das necessidades individuais. Muito do que eu faço foi acessado daqueles a quem eu os chamaria de irmãs e irmãos mais velhos que já se foram antes de nós. Eles são de outros sistemas solares dos quais todos nós viemos para ajudar este planeta em transição.

PR:
Como que você enxerga o seu trabalho evoluindo?
BF: Eu olho para o meu trabalho como uma fonte de transição. É tanto científico como artístico. A cura é uma arte e uma ciência. Usando apenas a ciência ou apenas a arte de curar não é o suficiente para a saúde completa. Eu acho que não serei um médico por toda minha vida porque eu acredito que a doença será eliminada. Nós como pessoas conscientes iremos eliminar a doença e o sofrimento.
*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-*

MUDANÇAS DO DNA E DO CORPO E SEUS REMÉDIOS

Extraído de um artigo "The Bigger Picture" por Susanna Thorpe-Clark






















-
Nós estamos mudando fisicamente de seres baseados em carbono com DNA de duas espirais em seres cristalinos com 1024 filamentos de DNA (conseqüentemente), porque somente as substâncias cristalinas podem existir em níveis dimensionais mais elevados. Nós estamos na verdade existindo em níveis dimensionais mais elevados. Nós estamos na verdade tendo nossos corpos fundidos com os filamentos de DNA Siriano, já que esse formato é parecido o suficiente com o nosso sendo assim capaz de se integrar com relativamente poucos efeitos colaterais.

Não somos apenas nós humanos que estamos mudando, mas todas as formas de vida no planeta Terra estão se tornando cristalinos. Todos os peixes no mar, as flores e árvores no seu jardim, os pássaros no céu, até mesmo seu cão e seu gato. Tudo está mudando... 
Já que todos nós estamos nos movendo para um novo estado de existência. Este novo estado de existência requer entretanto, que nós fisicamente, mentalmente e emocionalmente nos desconectemos dos conceitos tri-dimensionais. Da mesma forma que na morte, o desconectar é a maior parte do processo de mudança, já que ninguém poderá levar os velhos valores e maneiras de vida para uma nova e completamente diferente vida futura.
Então o avanço pelas mudanças nos compele a desconectar de atuais relacionamentos, empregos, carreira, casas, posses... Se estes não são mais capazes de dar suporte há uma nova forma de existência. Não é então nenhuma novidade que há uma grande quantidade de ansiedade e medo sendo sentido em razão dessas mudanças já estarem em processo, mesmo que a maioria das pessoas não esteja conscientes disso. E também, as mudanças na nossa constituição fisiológica estão atualmente se acelerando e há diversos sintomas físicos temporários que está acontecendo nos nossos corpos como conseqüência dessa mudança.
Alguns destes sintomas são:

Sintomas parecidos com gripe - temperatura alta, suor, dores nos ossos e juntas, etc.
Enxaquecas - dor severa que não passa com analgésicos
Diarréias ocasionais.
Escorrimentos ocasionais no nariz - com espirros que duram 24 horas que não estão relacionados com resfriado ou febre do feno.
Tonturas.
Zumbido nos ouvidos.
Palpitações no coração.
Sensação de o corpo todo vibrar - especialmente à noite quando se está relaxado.
Espasmos musculares intensos - adicionado de dor no corpo, freqüentemente na coluna.
Formigamento - nos braços, mãos, pernas ou pés.
Perda de força muscular - nas mãos, causadas pela mudança no sistema circulatório.
Dificuldade respiratória ocasional - e/ou percepção de uma respiração mais forte e ruidosa quando num estado relaxado.
Mudanças no sistema imunológico.
Mudanças no sistema linfático
Sensação de cansaço - ou exaustão pelo menor esforço.
Necessidade de sono - mais longo e mais do que o normal.
Crescimento dos cabelos e das unhas mais rápido do que o normal.
Acessos de depressão sem razão aparente
Aprofundamento no passado - observação das antigas relações, obtendo claridade em questões pessoais.
Sensação de uma grande purificação
Tensão, ansiedade e níveis altos de stress - porque a pessoa se sente que algo está acontecendo, mas não tem consciência do quê.

Alguns desses sintomas estão sendo sentidos por um grande número de pessoas. Muitos estão correndo em pânico para os médicos, quiroprático, herbalista, e por aí vai, e normalmente é dito que não há nada de errado. E essa é a verdade. Já que todos estes sintomas são apenas temporários e simplesmente indicam que estas mudanças fisiológicas estão acontecendo.

Alguns DOS REMÉDIOS ALIVIADORES RECOMENDADOS para o apresentado acima:

Aceite as coisas da forma que elas vêm, não lute com elas. 
Se você se sentir cansado ou exaurido, descanse e durma bastante.
Beba muita água, já que você está desintoxicando e desidratando mais rápido que o normal.
Para aliviar os espasmos musculares tente banhos de lama (medicinal) ou um longo mergulho quente numa banheira na qual você adiciona uma xícara de Sal inglês. Faça isso diariamente.
Reconheça que mesmo que você esteja tendo palpitações ou dificuldades respiratórias, é o chakra cardíaco ou o laríngeo que está se desbloqueando e isso é um sintoma temporário.
Você não está morrendo, só mudando! Entretanto, não levem minhas palavras à risca.
Siga os conselhos médicos se você não tem certeza.
Peça o seu guias mentores para ajudar a aliviar a dor. Eles estão apenas a esperando o chamado! A maioria dos sintomas parece durar umas duas semanas, então somem. Alguns dos sintomas podem ocorrer de vez em quando.
Estas mudanças não estão necessariamente sendo experimentadas por todos atualmente. Uma percentagem mínima de adultos já completaram a mudança inteira para a forma cristalina e agora possuem 1024 filamentos de DNA. Um relato é de uma mulher que cresceu 7,62 cm e passou a calçar um número maior.
Todas as crianças abaixo dos 7 anos de idade também já completaram a mudança, ou completará em breve. Bebês nascidos nos últimos 2 anos todos nasceram com o grupo do DNA completo.
Algumas pessoas estão apenas começando a entrar nessas mudanças, e muitos nem mesmo iniciaram.
Esse processo de mudança é conhecido como o Despertar, ou o Processo de Ascensão, ou conhecido como o alcançar do Merkabah, ou corpo de luz.
Nós precisamos transcender nossos medos e aprender sobre o amor, o verdadeiro amor, o qual precisa começar consigo mesmo.
Porque enquanto nós não podermos amar e confiar em nós mesmos,nós não poderemos amar verdadeiramente ou confiar em nada ou em ninguém mais.

-- Dori'
ז
05511 34939499 / 9197 8641

toda 6ª feira às 21:00 co m chat ao vivo!

SKYPE doriana.tamburini24
MSN doriana24raiosx@hotmail.com

MIGUEL NICOLELIS - Cientista Brasileiro

Nicolelis recebe nova distinção dos NIH
Brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke,
é o primeiro cientista a receber no mesmo ano o Director’s
Pioneer Award e o Director’s Transformative R01 Award(Un.Duke)

Divulgação Científica

Nicolelis recebe nova distinção dos NIH

1/10/2010
Agência FAPESP – O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, codiretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke, nos Estados Unidos, foi distinguido novamente pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

Nicolelis foi anunciado nesta quinta-feira (30/9) como um dos escolhidos para receber o NIH Director’s Transformative R01 Award em 2010, que concederá cerca de US$ 4 milhões para aplicação no desenvolvimento de uma nova terapia para o mal de Parkinson.

Segundo o NIH, a pesquisa, que vem sendo conduzida há alguns anos, é “arrojada, criativa e de alto impacto”. Há apenas dois meses, Nicolelis foi um dos contemplados do Director’s Pioneer Award, outro programa de apoio a pesquisas dos NIH. O auxílio consiste em US$ 2,5 milhões para investir em estudos com interface cérebro-máquina, área em que o cientista é um dos maiores expoentes no mundo.
Nicolelis é o primeiro cientista a receber no mesmo ano o Director’s Pioneer Award e o Director’s Transformative R01 Award.

O novo apoio permitirá que Nicolelis continue seu trabalho inovador no desenvolvimento de um novo método de estimulação, que se constitui a primeira terapia potencial que tem como alvo a medula espinhal, e não o cérebro, podendo resultar em abordagem eficiente e menos invasiva para o tratamento de Parkinson.
O cientista pretende usar os recursos para viabilizar o desenvolvimento de próteses para melhorar as habilidades motoras debilitadas em estágios avançados da doença.

O objetivo é que os dispositivos estimulem eletricamente a medula. O grupo de Nicolelis obteve sucesso ao devolver movimentos normais em camundongos com capacidade motora interrompida poucos segundos após o dispositivo ser ligado.

“As opções de tratamento atuais para a doença de Parkinson estão frequentemente associadas com efeitos colaterais, costumam perder a eficácia com o tempo ou são invasivas e usadas como última opção. O estímulo da espinha dorsal é fácil de ser feito, significativamente menos invasivo e tem o potencial de uso generalizado em conjunto com medicamentos tipicamente usados no tratamento de Parkinson”, disse Nicolelis.

O pesquisador estuda há mais de 20 anos os princípios neurofisiológicos básicos que permitem que circuitos neurais no cérebro de mamíferos produzam comportamentos sensoriais, motores e cognitivos. Tem desenvolvido abordagens experimentais e inovadoras que combinam enfoques computacionais, genéticos, eletrofisiológicos, farmacológicos e comportamentais.

O conhecimento resultante tem possibilitado a evolução da tecnologia cérebro-máquina, um campo revolucionário no qual Nicolelis é pioneiro, em uma ampla variedade de terapias clínicas.
Por meio da tecnologia cérebro-máquina, o grupo do brasileiro tem demonstrado que humanos e outros primatas podem usar efetivamente a atividade elétrica derivada de seus cérebros para controlar diretamente o movimento de dispositivos artificiais e complexos, como próteses e ferramentas computacionais.

Nicolelis graduou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (1984), onde fez o doutorado em ciências-fisiologia geral (1989), com Bolsa da FAPESP. É também professor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne e fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).
Mais informações: www.natalneuro.org.br
Fonte:
Divulgação Científica 
01/10/10 - Agencia FAPESP

OS MÚSCULOS MAIS FORTES DO CORPO HUMANO





Malhados ou não, todo mundo tem músculos. Eles são essenciais para vivermos. Ainda assim, a ciência não conseguiu decidir qual deles é o mais forte; em vez disso, há uma pequena lista dos que podem reivindicar o título, dependendo de como sua força é medida.


Se o título vai para o músculo que pode exercer mais força, o vencedor seria o sóleo, ou o músculo da panturrilha. Sem esse músculo, os seres humanos não seriam capazes de ficar em pé, andar, correr ou dançar. Se o sóleo não fosse continuamente movimentado, nós estaríamos sempre caindo sobre nós mesmos.


Há também o músculo que exerce a maior pressão. A pressão é diferente da força, pois leva em conta a área sobre a qual uma força é exercida. O músculo que leva o primeiro lugar em maior quantidade de pressão é o masseter, ou músculo da mandíbula, sem o qual não poderíamos mastigar. Fique de queixo caído: em 1986, um cara chamado Richard Hofmann atingiu uma força de mordida de 442 kg por dois segundos, estabelecendo um novo recorde no Guinness Book.

Outros especialistas argumentam que os músculos usados no parto são os mais poderosos. Especificamente a capacidade do miométrio, ou músculo uterino, de contrair e relaxar, o que torna o nascimento humano possível. Mas como esses músculos não são usados frequentemente e dependem muito de uma interação de fatores hormonais e bioquímicos, vários cientistas não consideram o miométrio o músculo humano mais forte.
Agora, quando se trata de versatilidade, talvez a língua seja o músculo mais forte do corpo. Sua combinação de elasticidade e força nos dá a capacidade de falar, comer e beijar – todos bastante desejáveis, não?
Se formos por outra abordagem, onde o lento e constante seria o vencedor, o coração é certamente um candidato ao título. Os impulsos elétricos no miocárdio, a parede muscular do coração, são que o mantém seu coração batendo. Quando ele se contrai, as bombas musculares bombeiam aproximadamente 59 mililitros de sangue. Aos 70 anos de idade, seu coração já bateu cerca de 2,5 bilhões de vezes.

O maior músculo único do corpo humano é o glúteo máximo, ou as nádegas. Este músculo ajuda a manter o tronco ereto. Glúteos fortes permitem que uma pessoa salte mais alto e corra mais rápido. Ou seja, dependendo do que você busca, já pode escolher seu músculo campeão.
 Fonte:
http://hypescience.com/qual-o-musculo-mais-forte-do-corpo-humano/?

144 CAFÉ FILOSÓFICO - DO SUJEITO CORPORAL AO SUJEITO PÓS ORGÂNICO 03

Convocados a pensar e agir...

143 CAFÉ FILOSÓFICO - DO SUJEITO CORPORAL AO SUJEITO PÓS ORGÂNICO 02

Reformar a humanidade...

143 CAFÉ FILOSÓFICO - DO SUJEITO CORPORAL AO SUJEITO PÓS ORGÂNICO 02

Reformar a humanidade...Re

142 CAFÉ FILOSÓFICO - DO SUJEITO CORPORAL AO SUJEITO PÓS ORGÂNICO 01

Fenômeno vital...

INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO - TEMPO SAGRADO TEMPO PROFANO 02/07

Tempo sagrado

passa deixando rastros

- na alma, constelações.

INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO - TEMPO SAGRADO TEMPO PROFANO 01/07


Tempo sagrado

passa deixando rastros

- na alma, constelações.




Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.Sejam abençoados todos os seres.