segunda-feira, 19 de julho de 2010

TEMPO - PIERRE TEILHARD DE CHARDIN



Pierre Chardin














O homem não é apenas um ser que sabe, 
mas é também um ser que sabe que sabe
Fonte: "A Aparição do Homem"
Tema: Homem




    A alma humana é feita para não estar sozinha
Fonte: "Escritos do Tempo de Guerra"

Tema: Solidariedade


    Todos os que querem afirmar uma verdade antes do tempo
arriscam-se a descobrirem-se heréticos
Tema: Verdade

Pierre Teilhard de  Chardin

GRUPOS DE LEITURA 

Teilhard de Chardin

Os Grupos de Leitura Teilhard de Chardin, hoje espalhados pelo mundo, foram criados na sequência da constituição da “Fondation Teilhard de Chardin” (Paris) e da Association des Amis de Teilhard de Chardin, que ocorreu alguns anos após a morte do pensador (1955). A publicação da sua obra iniciou-se neste mesmo ano, ainda com algumas resistências por parte da Igreja, mas a abertura que culminou no Concílio Vaticano II, tornou possível o mundo vir a conhecer a riqueza do pensamento deste cientista, filósofo e místico, considerado por muitos como o grande profeta do século XX.

O jesuíta Pierre Teilhard de Chardin, paleontólogo e geólogo, nasceu em Clermont-Férrand (Auvergne-França) em 1881 e morreu em Nova Iorque em 1955. A sua vida, tanto como grande cientista em comunhão com o Mundo, quanto como grande místico em comunhão com Cristo, foi iluminada pela descoberta da evolução do universo e desenrolou-se num esforço constante de unificação destes dois pólos. A sua cosmovisão leva-o a enunciar a lei da complexidade/consciência, segundo a qual a evolução do Mundo se realiza na rota de uma cada vez mais intensa espiritualização até ao surgimento da Humanidade, ela mesma a forma mais elevada da complexidade do espírito. Assim, a Humanidade constitui a flecha duma evolução que converge para um ponto de plenitude espiritual, a que ele chama Ponto Ómega, daí resultando uma espiritualidade vigorosa, que ilumina o quotidiano, crê no futuro e dá o gosto pela vida.

Os Grupos de Leitura têm sido, por excelência, lugares de sementeira e enraizamento da espiritualidade de Teilhard de Chardin, olhado como um mestre espiritual de que o nosso tempo tem necessidade para compreender, acolher e servir este mundo, novo e angustiante certamente, mas também apaixonante e atraente, nascendo e crescendo todos os dias tão vertiginosamente sob os nossos olhos. A frequentação partilhada deste pensamento, tanto na sua vertente científica como na espiritual, constitui um estímulo ao gosto pela vida porque leva à descoberta das justificações para esse gosto. É o coração e a razão reconciliados pelo apelo urgente da Terra a unir-se para crescer.

Crentes e não crentes interessam-se pelo pensamento de Teilhard de Chardin e incorporam Grupos de Leitura indiferenciadamente. A leitura de Teilhard, talvez difícil de início, não exige conhecimentos científicos profundos, mas requer uma aprendizagem que rapidamente desemboca numa aventura intelectual e espiritual fecunda:

Ler Teilhard interpela, universaliza e exorta à procura. Esta leitura desperta a nossa sensibilidade para as forças cósmicas que brotam da cosmogénese.

Ajuda a compreender e a acolher com alegria o processo de globalização em curso. Educa a descobrir e valorizar os lados positivos – germes de futuro – dos seres e dos acontecimentos, o que conduz à boa-vontade e a uma orientação positiva da acção.

Faz-nos descobrir a alma dos seres na exaltação da singularidade dos seus laços com o Todo.

Desenvolve o sentimento de pertença íntima ao corpo vivo do Universo e liberta do totalitarismo do Ego.

Estimula ao empenhamento na acção, ao gosto pela vida e incita a sermos melhores, não numa atitude individualista mas para melhor nos inscrevermos no esforço de Crescimento do mundo.

Na sua vertente espiritual, o pensamento de Teilhard de Chardin enraíza-se em S. Paulo e em S. João Evangelista, para de seguida reconhecer a figura cósmica do próprio Cristo da Encarnação na hipótese científica da existência dum motor de atracção Ómega para a evolução. Para os que são cristãos, o pensamento de Teilhard de Chardin dá relevo, sentido e calor à Encarnação de Cristo. «Deus amou de tal maneira o Mundo ...» que encarnou nele a fim de o elevar até Si ! Cosmogénese = Cristogénese ! O Deus do Amor é, assim, na sua Encarnação, um Deus sofrendo as desarmonias do mundo, e o seu corpo, longe ainda do seu acabamento mas ao qual ele dá já um sentido, abre-se na esperança e no desejo de contribuir para o esforço de ‘amorização ‘ da Terra.

Formação de grupos: os grupos terão 10-12 pessoas cada, de preferência contando entre si alguém que esteja já algo familiarizado com o pensamento de Teilhard de Chardin. Poderão reunir duas a três vezes por trimestre, durante umas duas horas de cada vez. Em cada reunião é escolhida uma leitura de textos de Teilhard de Chardin para a reunião seguinte, durante a qual ocorrerá o diálogo aberto entre os participantes acerca dos conteúdos previamente lidos e reflectidos por cada um.

Grupos de Leitura Teilhard de Chardin, R. Vila Catió, 397-6º esq. 1800-348 LISBOA
ou comunicar pelo e-mail teilhard.portugal@sapo.pt Cette adresse email est protégée contre les robots des spammeurs, vous devez activer Javascript pour la voir.

OLGA - ÓPERA - JORGE ANTUNES

.
.


2º Quadro do 3º Ato: Cena do Cárcere da Rua Frei Caneca
ayrtonpisco 2 semanas atrás 55 exibições 
 
OLGA - 1 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:26

OLGA - 2 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:29

OLGA - 3 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:34

OLGA - 4 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:33

OLGA - 5 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:28

OLGA - 6 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:33

OLGA - 7 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:29

OLGA - 8 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:29

OLGA - 9 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:32

OLGA - 10 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:26

OLGA - 11 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:30


OLGA - 13 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:28

OLGA - 14 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:30

OLGA - 15 of 15 - 
German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...9:33

OLGA - 15 of 15 - German-Brazilian Militant (In PORT / ENGL ...



Carta de Olga à Anita e a Carlos (Prestes). Despedida escrita na prisão, no campo de concentração, às vésperas da execução.


MAESTRO  JORGE  ANTUNES


 Mosaico