sábado, 11 de setembro de 2010

Carl Orff: Carmina Burana

O fogo sagrado
acende a fogueira na gente
- beleza realiza.

RÁDIO MAGNÉTICO - Nikola Tesla



Invento de Nikola Tesla pode salvar mineiros presos

Invento de Nikola Tesla pode salvar mineiros presos
Mineiros presos em minas podem usar esse gerador e receptor de ondas magnéticas para se comunicar com a superfície no caso de acidentes.[Imagem: Diana Gerrish/Lockheed Martin Corp.]
 
Enquanto o mundo acompanha com apreensão a longa operação de resgate dos mineiros presos em uma mina de cobre e ouro no Chile, um engenheiro aposentado dos Estados Unidos redescobriu uma técnica que poderá minimizar o impacto de incidentes como esse no futuro, agilizando a chegada do socorro.

Gerador de ondas magnéticas
O engenheiro Gary Smith foi o inspirador da redescoberta de um conceito desenvolvido por Nikola Tesla há mais de um século.
O pioneiro da eletricidade e das radiotransmissões já havia previsto que um gerador de ondas magnéticas pode ser usado para fazer transmissões sem fios.
O "rádio magnético" é basicamente um eletroímã, que pode ser alimentado por corrente alternada comum ou mesmo pela corrente contínua de baterias, tornando-o útil em situações de emergência.
Quando a eletricidade passa por um fio, devidamente enrolado em torno de um núcleo metálico, cria-se um campo magnético de baixa intensidade que pode alcançar centenas de metros. Da mesma forma que as ondas de rádio, esse campo magnético pode ser modulado para transmitir informações.
Contudo, ao contrário dos rádios, dos telefones celulares e dos telefones via satélite, cujas ondas não conseguem atravessar rochas, argila ou outros materiais que conduzem eletricidade, o sinal magnético atravessa facilmente as rochas mais densas.

Rádio magnético
Tesla experimentou esse conceito de comunicação por ondas magnéticas nos anos 1890, acreditando que ele fosse uma alternativa ao telégrafo de Marconi. Mas o alcance muito curto das transmissões, assim como a alta incidência de ruídos, desfez seus planos.
Mas o alcance não é um problema na maioria das situações de emergência envolvendo acidentes em minas, afirma David LeVan, da empresa Lockheed Martin, que desenvolveu o conceito inspirado por Gary.
O dispositivo de comunicação por ondas magnéticas, batizado de MagneLink ( Magnetic Communication System), tem o tamanho de uma geladeira, e se mostrou capaz de oferecer comunicações seguras através de 500 metros de rocha sólida. Isto, segundo os engenheiros, atende a mais de 85% dos acidentes em minas subterrâneas.
Usando as tecnologias mais modernas de processamento de sinais, usadas nos telefones celulares, os engenheiros conseguiram praticamente eliminar o problema dos ruídos. Além de mensagens de voz, o protótipo também pode ser usado para enviar mensagens de textos.
Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/09/2010

Beethoven: Symphony No. 9; Handel: Organ Concerto

Dia de ser feliz!
Dia de ser feliz !