terça-feira, 1 de março de 2011

CORAÇÃO DE MAMÍFEROS PODE SE REGENERAR



Neil Bowdler - BB

Reconstruindo o coração
Cientistas descobriram que os corações de camundongos recém-nascidos podem se regenerar, em um processo nunca visto entre mamíferos.
A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira pela revista Science.

Os pesquisadores do Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, autores da pesquisa, removeram o que é conhecido como o ápice ventricular esquerdo do coração (cerca de 15% do músculo cardíaco) dos camundongos, apenas um dia depois de eles terem nascido.

Foi observado que o coração se recompôs completamente após 21 dias. Dois meses depois, o órgão parecia estar funcionando normalmente.

Muitos peixes e anfíbios são conhecidos por sua capacidade de reconstruir o tecido de seus corações, mas, segundo o estudo divulgado nesta sexta, isso nunca tinha sido observado em mamíferos.
Para especialistas britânicos, o entendimento desse processo nos camundongos pode ajudar em tratamentos cardíacos para humanos.

Autorregeneração
No entanto, quando o mesmo experimento foi realizado em roedores com uma semana de vida, o coração foi incapaz de se refazer sozinho, indicando que é curto o período em que os animais preservam a habilidade de autorregeneração.

Acredita-se que as células cardíacas continuem a se replicar e se recompor durante um breve intervalo após o nascimento do camundongo.

"Nossos resultados mostram que as células do novo músculo cardíaco, que recuperam a área amputada do coração, vêm da proliferação e migração de células cardíacas pré-existentes", disse um dos autores do estudo, o professor Eric Olson. "Não temos evidência de que tenham vindo de uma população de células-tronco."

Segundo Olson, há motivos para acreditar que o coração humano tenha a mesma capacidade.
"Tudo o que sabemos sobre o desenvolvimento e as funções iniciais do coração do camundongo são comparáveis ao coração humano. Portanto, estamos confiantes que esse processo pode se repetir em humanos, ainda que isso ainda precise ser mostrado."

Capacidade regenerativa
Os cientistas americanos agora buscam formas de ativar esta capacidade regenerativa em corações de camundongos adultos, com a ambição de fazer o mesmo em humanos e corrigir danos causados durante ataques cardíacos.

"Identificamos um micro-RNA (pequeno pedaço de material genético) que regula esse processo e vamos tentar usá-lo como forma de incrementar a capacidade de regeneração cardíaca. Também estamos buscando novas drogas que possam reavivar esse mecanismo na vida adulta", afirma Olson.

O pesquisador diz, no entanto, que novas pesquisas esbarram em desafios, como evitar que a alteração das células cardíacas humanas provoque arritmias, por exemplo. Além disso, o funcionamento do coração humano é mais complexo do que o de outros animais.

 Fonte:
 Diário da SAÚDE
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=coracao-regenerar&id=6234&nl=sit

SEMENTE EXTRATERRESTRE DA VIDA -


Semente extraterrestre da vida

Divulgação Científica

Semente extraterrestre da vida

– A vida na Terra teve origem fora dela? Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos descobriu evidência da emissão, por meteorito primitivo, de nitrogênio, elemento químico fundamental encontrado em todos os organismos terrestres.

Sandra Pizzarello, da Universidade do Estado do Arizona, e colegas analisaram um meteorito que contém carbono e foi encontrado na Antártica. O estudo será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences. 

Para determinar a composição molecular de compostos insolúveis encontrados no meteorito, o grupo coletou amostras que foram tratadas com água em altas temperatura e pressão.

A massa dos componentes resultantes foi analisada e os cientistas verificaram que emitia amônia (NH4) – um precursor importante para moléculas biológicas complexas, como aminoácidos e DNA – na água em torno.
Os pesquisadores analisaram os átomos de nitrogênio na amônia e determinaram que os isótopos atômicos não se encaixavam com os encontrados atualmente na Terra, descartando a possibilidade de que a amônia pudesse ter resultado de contaminação durante o experimento.

Estudos têm tentado sem sucesso identificar a origem da amônia responsável por desencadear a formação das primeiras biomoléculas na Terra.

A nova pesquisa sugere que meteoritos, que carregam com eles registros da química nos primórdios do Sistema Solar, podem ter semeado a Terra com os precursores moleculares da vida.
O artigo Abundant ammonia in primitive asteroids and the case for a possible exobiology (doi:10.1073/pnas.101496110), de Sandra Pizzarello e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da PNAS em www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.101496110.

Fonte:
1/3/2011
Agência FAPESP
 http://www.agencia.fapesp.br/materia/13525/semente-extraterrestre-da-vida.htm

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

10 MISTÉRIOS SOBRE OS PRIMEIROS SERES HUMANOS

10 mistérios sobre os primeiros humanos

Por Natasha Romanzoti 

em 24.02.2011 as 18:58 

Da onde viemos? Por que evoluímos desta forma? Por que somos a única espécie humana que sobrou? Que outros caminhos poderíamos ter tido na evolução? Quando se trata da história da humanidade, as perguntas são muito mais abundantes do que as respostas. É por isso que só podemos reunir 10 mistérios sobre os primeiros humanos (que mal servem para juntar pedaços do passado).

1) Porque evoluímos com cérebros maiores?
Não há dúvida de que os nossos grandes cérebros são uma vantagem extraordinária no mundo animal. Ainda assim, o cérebro humano é um órgão incrivelmente caro ao corpo, ocupando apenas cerca de 2% da massa, mas usando mais de um quinto da energia. Até cerca de 2 milhões de anos atrás, nenhum de nossos ancestrais tinha um cérebro maior do que um macaco quando comparado ao tamanho do corpo. O que nos fez aumentar esse tamanho? Uma possibilidade é que o aumento ajudou a população a fazer melhores ferramentas. Outro é que os cérebros maiores nos ajudaram a interagir melhor uns com os outros. Talvez as mudanças radicais no ambiente também exigiram que nossos antepassados lidassem com um mundo em transformação.

JOCAX: Uma "nova" hipótese, que eu acredito ser a mais plausivel para o rapido crescimento do cérebro humano eh a teoria da SELECAO SEXUAL .
Ela esta muito bem explicada no livro "A MENTE SELETIVA" de Geofrey Miller ( http://www.editoras.com/campus/20716.htm ) . O Cerebro seria como a CAUDA DE PAVÃO dos pavões um atributo extra que impressiona as femeas para cérebros mais criativos e ou inteligentes. Isso gera uma pressão seletiva sexual para cérebros mais poderosos.

2) Porque andamos sobre duas pernas?
Nossos ancestrais evoluíram para uma postura ereta antes mesmo de ferramentas de pedra aparecerem. A pergunta, então: por que andar sobre duas pernas? A ideia é de que andar como bípede ajuda a gastar menos energia do que se movimentar em quatro membros. Libertar os braços também poderia ter possibilitado que nossos antepassados transportassem mais alimentos. Ficar em pé pode até ter ajudado os primeiros humanos a controlarem melhor a temperatura, reduzindo a quantidade de pele diretamente exposta ao sol.

JOCAX: Ja vi teorias que essa postura permitiu enchergarem mais longe tambem evitando predadores e melhorando as chances da caça e do transporte das crianças pelas mães.

3) Cadê todo aquele pêlo?
Os seres humanos parecem bastante pelados em comparação aos seus primos macacos. Como isso aconteceu? Uma sugestão é que os nossos antepassados perderam os pêlos para se esfriar quando se aventuram através das savanas da África. Outra é que perdê-los ajudou os homens a se livrar de parasitas e doenças que podiam se espalhar. Uma ideia pouco ortodoxa até sugere que a nudez humana se desenvolveu após nossos antepassados se adaptarem brevemente a uma vida na água, embora a maioria dos mamíferos aquáticos do tamanho aproximadamente humano possua pelagem densa.


JOCAX: Acretido que a Influencia Sexual ( tal como a que influenciou o cresciimento do cérebro ) , ou seja a pressao seletiva das femeas sobre homens com pouco ou nenhum pelo , assim como o crescimento do
cérebro humano, possa ter uma influencia decisiva. Sabemos hoje que a maioria das mulheres preferem homens com poucos pelos do que os peludos.


4) Porque as outras espécies de humanos se extinguiram?
Cerca de 24 mil anos atrás, nossa espécie, Homo sapiens, não estava sozinha no mundo: nossos parentes mais próximos, o homem de Neandertal (Homo neanderthalensis) ainda estava vivo. O chamado “hobbit” encontrado na Indonésia também poderia ter sido um membro do gênero Homo, que aparentemente sobreviveu até tão recentemente quanto 12 mil anos atrás. Por que eles morreram e nós sobrevivemos? Infecções ou mudanças radicais no ambiente poderiam tê-los matado? Ou será que nossa espécie acabou com eles? Alguma evidência existe para ambos os cenários, mas nenhuma conclusão é definitiva.

JOCAX: Acredito que os humanos caçaram ( exterminaram ) as espécies concorrentes. Se é natural guerras entre tribos vizinhas da mesma espécie, o que nao se faria quando se concorre com uma outra espécie então?? Os neandertais devem ter sido dizimados pelos humanos.

5) A evolução humana está se acelerando?
Evidências recentes sugerem que a humanidade não só continua evoluindo, mas que a evolução humana está acelerando em até 100 vezes os níveis históricos após a disseminação da agricultura. Um número de cientistas contesta a força desta prova, afirmando que é difícil saber se certos genes realmente têm evoluído. Ainda assim, se a evolução humana está acelerando, a questão é: por quê? Dieta e doenças podem ser algumas das pressões que fazem os humanos mudarem.
 
JOCAX:  A humanidade e todos os outros seres estão evoluindo pois o ambiente esta mudando e a competição se mantem ferrenha. Além disso a seleção sexual desempenha papel forte na seleção dos genes sobrevivientes. ( Evolucao eh definida como a mudanca na frequencia dos genes do pool genetico)


6) O que é o “hobbit”?
“Hobbit” é o apelido dado aos pequenos esqueletos encontrados na ilha indonésia de Flores, em 2003. Seriam eles uma espécie extinta humanos, suficiente para ser chamada de Homo floresiensis? Ou seriam apenas alguns exemplos de esqueletos deformados de Homo sapiens? Ou ainda seriam eles uma espécie diferente de nós, mas talvez não uma espécie extinta humana e sim uma completamente separada, como a dos chimpanzés? Resolver esse mistério poderia ajudar os pesquisadores a entenderem os caminhos radicais da evolução humana.

JOCAX: Assim como hoje temos varias etnias que seriam um caminho evolutivo da especiação humana, no passado de milhões de anos é natural que tivessemos varias espécies proximas coabitando a terra. Nao vejo problemas , num mundo ainda vasto e inexplorado,  termos varias espécies de hominideos cohabitando o planeta.

7) Por que a humanidade moderna se expandiu da África há cerca de 50.000 anos?
Cerca de 50 mil anos atrás, o homem moderno surgiu na África, espalhando-se rapidamente na maior parte das terras para colonizar todos os continentes exceto a Antártida. Alguns cientistas acreditam que esta migração foi relacionada com uma mutação que transformou o nosso cérebro, levando ao uso complexo da linguagem e permitindo ferramentas de arte mais sofisticadas e sociedades modernas. A visão mais popular sugere que o comportamento moderno existia muito antes deste êxodo, e que a humanidade atingiu um limite de população na África, o que obrigou a expansão.

 
JOCAX: O Homem saiu da Africa porque buscava novas fontes de recursos e novos territórios. Tambem deve ter contribuido para isso seu instinto de exploração e dominação por novos territórios mesmo que ja tenha o suficiente no seu próprio. 

8 ) Será que nós transamos com os Neandertais?
Se as duas espécies conviveram, podem ter se cruzado. Será que nós fizemos sexo com eles? Será que a nossa espécie possui alguma sobra de genes de nossos primos extintos? Alguns cientistas até sugerem que talvez o homem de Neandertal não tenha morrido, mas sim foi absorvido pela humanidade moderna.
 
JOCAX: Parece que ha evidencias disso. Provavelmente os machos humanos transaram com as femeas neandertais. Veja que os humanos sao muitos "tarados"  pois eh normal na roça os habitantes transarem com eguas jumentos e outros animais. Por que nao transariam como uma neandertal?
Veja esta reportagem:"Fóssil achado em Portugal revela que o neandertal cruzou e teve filhos com os seres humanos""
http://veja.abril.com.br/280499/p_124.html


9) Quem foi o primeiro hominídeo?
A cada dia os cientistas descobrem mais e mais antigos hominídeos (entendidos como bípedes, incluindo seres humanos, nossos ancestrais diretos e parentes mais próximos). Eles estão se esforçando muito para encontrar o primeiro, o que vai ajudar a responder a questão mais fundamental na evolução humana: quais adaptações fizeram de nós seres humanos, e em que ordem elas aconteceram?
 
JOCAX: A espécie evolui de uma forma lenta e contínua. Nao existe uma nova espécie de um dia para o outro. As especies so sao diferenciadas quando se considera um periodo muitoi grande de tempo. Por exemplo : Um ser "A" de 10 mil anos atras pode ser considerado de especie diferente de um ser "C" de agora. Mas em relacao a um ser "B" de 5 mil anos atras , tanto "A" como "C" sao da mesma especie que "B".
Ou seja: se A eh da mesma especie que B e B eh da mesma especie que C isso NAO significa que A eh da mesma especie que C.


10) De onde vieram os humanos modernos?
A questão mais debatida na evolução humana é de onde os humanos modernos evoluíram. A hipótese da África sustenta que os humanos modernos evoluíram na África há relativamente pouco tempo e depois se espalharam pelo mundo, substituindo as populações de humanos arcaicos. A hipótese multirregional afirma que os humanos modernos evoluíram em uma ampla área de humanos arcaicos, com populações de diferentes regiões cruzando com seus vizinhos e compartilhando características, o que resultou na evolução dos humanos modernos. A primeira hipótese é mais bem aceita, mas os defensores da segunda hipótese permanecem fortes nos seus argumentos. 

JOCAX: Sim as evidencias apontam o surgimento da Africa. Seria improvavel que diversas especies se amalgamassem numa soh. O que mais ocorre eh a diferenciacao de especies e nao seu amalgamento. A hipotese de varias "quase especies" se cruzando para formar uma unica eh irreal e utopica.
Se elas comecaram a se separar via diferenciacao o natural eh que o processo de diferenciacao continue ateh q as especies se separem.

 

 Fontes
Grupo Genismo
Comentários de "Jocax"
João Carlos Holland Barcellos