sábado, 10 de outubro de 2009

CLARICE LISPECTOR - FRASES


                             FRASES  DE  CLARICE  LISPECTOR

 - Não se preocupe em "entender".  Viver ultrapassa todo entendimento.
Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.

-Eu sou uma pergunta.

- O jogo de dados de um destino é irracional ?   É impiedoso.

 Sobre um livro que lhe emprestaram quando era criança...

-Chegando em casa não comecei a ler.
Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter.
Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante.

-Acho que o processo criador de um pintor e do escritor são da mesma fonte.
O texto deve se exprimir através de imagens e as imagens são feitas de luz,
cores, figuras, perspectivas, volumes, sensações.

-Estou tentando abrir um túnel na rocha bruta. Eu sei, sei que é penoso.
Mas qual é a busca que em si mesma não traga sua pena?

Se uma pessoa perguntar durante meia hora a palavra 'eu',
essa pessoa se esquece quem é. Outras podem enlouquecer.
É mais seguro não fazer jamais perguntas - porque nunca se atinge
o âmago de uma resposta. E porque a resposta traz em si outra pergunta.

- Quero pintar uma tela branca. Como se faz? É a coisa mais difícil do mundo.

     QUADROS PINTADOS POR CLARICE
- A nudez. O número zero. Como atingi-los? Só chegando, suponho, ao núcleo
último da pessoa.

-...A vida é curta demais para eu ler todo o grosso dicionário a fim de por
acaso descobrir a palavra salvadora.

-Me justificar mais do que a vida? No mundo das coisas, quando sei que
elas vão acabar, começo a fruí-las. Tenho medo de estar viva.

-O mundo inteiro teme a própria vida. A morte é coisa que não é nossa.
Mas a vida, a vida é, e eu morro de medo de respirar.

- Uma vez irei. Uma vez irei sozinha, sem minha alma desta vez. O espírito,
eu o terei entregue à família e aos amigos, com recomendações. Não será
difícil cuidar dele, exige pouco, às vezes se alimenta com jornais mesmo.


-Não será difícil levá-lo ao cinema, quando se vai. Minha alma eu a deixarei,
qualquer animal a abrigará: serão férias em outra paisagem, olhando através
de qualquer janela dita da alma, qualquer janela de olhos de gato ou de cão.
De tigre, eu preferiria...


- Não é fácil escrever. É duro quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas com
aços espelhados.


-Mas já que se há de escrever, que ao menos não se esmaguem com palavras
as entrelinhas.


- Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.


- Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir.

- Não sou pretensiosa.  Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma
falando e cantando, às vezes chorando...

-A vida é igual em toda a parte e o que é necessário é a gente ser a gente.

- Como é ruim ser paciente, como eu tenho medo de ser uma "escritora"

bem instalada, como eu tenho medo de usar minhas próprias palavras, de me
explorar...

- Fiquei com vontade de chorar mas felizmente não chorei, porque quando
choro fico tão consolada...

- Não se pode falar de silêncio como se fala de neve.  Não se pode dizer a
ninguém como se diria da neve: Sentiu o silêncio desta noite ?  Quem ouviu não diz.
 Tenho que falar pois falar salva.  Mas não tenho uma só palavra a dizer.


- Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender
é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou
muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo,
é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser
inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser
doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em
quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: pelo
menos entender que não entendo.

- Há três coisas para as quais nasci e para as quais eu dou minha vida.

- Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos.

- Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém
estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.

- Sou brasileira naturalizada, quando, por uma questão de meses, poderia
ser brasileira nata. Fiz da língua portuguesa a minha vida interior, o meu
pensamento mais íntimo, usei-a para palavras de amor. Comecei a escrever
pequenos contos logo que me alfabetizaram, e escrevi-os em português, é claro.
Criei-me em Recife.

- O ato criador é perigoso", disse numa entrevista, "porque a gente pode ir
e não voltar mais. Todo artista sofre um grande risco. Até de loucura.

-Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível
fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada.

Nenhum comentário: