sábado, 5 de junho de 2010

AS PLÊIADES

.
. Plêiades - Astronomia
As Plêiades
(Que significa "pomba" em grego)
Também conhecida como Messier Object 45, Messier 45, M45, As Sete Irmãs ou Plêiades, é um objeto visível a olho nu no céu da noite com um lugar de destaque na mitologia antiga, localizada no lado da constelação de Touro.  

As Plêiades são um punhado de estrelas muito jovens, que estão situados a uma distância de cerca de 450 anos-luz da Terra e estão contidos em um espaço de 30 anos luz. Formado há cerca de 100 milhões apenas alguns anos atrás durante a era Mesozóica na Terra, a partir do colapso de uma nuvem de gás interestelar.
As estrelas maiores e mais brilhantes no cluster são azul e branco e cerca de cinco vezes maior do que a distância do Sol ao cluster foi estimado por vários métodos, é um passo importante na calibração das distâncias no Universo . O conhecimento exato da distância das Plêiades, os astrônomos podem traçar um diagrama de Hertzsprung-Russell, para estimar a distância de outros grupos desconhecidos.

Outros métodos podem estender a escala de distância de aglomerados abertos de galáxias e aglomerados de galáxias, posteriormente, permitindo a construção de uma escala de distâncias cósmicas. Os resultados antes do lançamento do satélite Hipparcos concluiu que as Plêiades estavam prestes a cerca de 135 parsecs (440 anos-luz) da Terra. Hipparcos causou consternação entre os astrônomos, encontrando uma distância de apenas 118 parsecs (384,7 anos-luz), medindo a paralaxe de algumas estrelas do cluster, uma técnica que deve indicar os resultados mais direta e precisa.


Um trabalho mais recente constatou que a distância calculada pelo Hipparcos estava errado, mas não sei a causa desse erro. A distância específica das Plêiades ainda é desconhecida, mas se atualmente que a distância real é maior do que 135 parsec.

O cluster é de cerca de 12 anos-luz de diâmetro e contém um total de cerca de 500 estrelas. É dominado por jovens estrelas azuis, dos quais 8 podem ser vistos a olho nu, dependendo das condições climatéricas (céu muito limpo e sem lua): Taygeta, Pleione, Merope, Maia, Electra, Celaeno, Atlas e Alcyone A ordem de estrelas mais brilhantes é semelhante à da Ursa Maior ea Ursa Menor, com uma massa total estimada em cerca de 800 massas solares.


O cluster é composto em grande parte por anãs marrons, objetos com menos de 8% da massa solar, que são leves demais para serem estrelas. Esses objetos podem constituir cerca de 25% da população total do cluster, embora apenas 2% contribuem para a sua massa total. Também estiveram presentes no cluster são anãs brancas, que contradizem a possível idade do aglomerado. Desde a tenra idade de clusters não é esperado que as estrelas normais podem ter evoluído em anãs brancas. 

 Acredita-se que, em vez de estrelas individuais de massa de baixa ou média, os progenitores destas estrelas eram enormes e órbitas em sistemas binários. Durante sua rápida evolução, transferência de massa da estrela mais massiva que a sua companheira, pode ter acelerado a sua evolução para uma anã branca.
As Plêiades - AstronomiaAs Plêiades (que significa "pomba" em grego), também conhecida como Messier Object 45, Messier 45, M45, As Sete Irmãs ou Plêiades, é um objeto visível a olho nu no céu da noite com um lugar de destaque na mitologia antiga localizado na lateral da constelação de Touro.
Las Pléyades 
(que significa "palomas" en griego), 


Las Pléyades (que significa "palomas" en griego), también conocidas como Objeto Messier 45, Messier 45, M45, Las Siete Hermanas o Cabrillas, es un objeto visible a simple vista en el cielo nocturno con un prominente lugar en la mitología antigua, situado a un costado de la constelación Tauro.

Nenhum comentário: