sábado, 11 de dezembro de 2010

PEDRO JACOBI - O GEÓLOGO BRASILEIRO

PEDRO JACOBI 
 

 Pedro Jacobi
 Educação Ambiental e Cidadania

Trecho do artigo de Pedro Jacobi* para o I Congresso Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (SP)

...A Educação Ambiental representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade.

A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se tornam cada vez mais complexos e riscos ambientais que se intensificam.

As políticas ambientais e os programas educacionais relacionados à conscientização sobre a crise ambiental demandam cada vez mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de desigualdades que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis.

O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis – formal e não-formal. Assim, a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.

Quando nos referimos à educação ambiental, a situamos num contexto mais amplo, o da educação para a cidadania, configurando-se como elemento determinante para consolidar a conceito de sujeito cidadão. O desafio de fortalecer a cidadania para a população como um todo, e não para um grupo restrito, se concretiza a partir da possibilidade de cada pessoa ser portadora de direitos e deveres, e se converter, portanto, em ator co-responsável pela defesa da qualidade de vida.

O principal eixo de atuação da educação ambiental deve buscar, acima de tudo, a solidariedade, a igualdade e o respeito à diferença, através de formas democráticas de atuação baseadas em práticas interativas e dialógicas. Isso se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos em face do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos.

Mas como relacionar a educação ambiental com a cidadania? Cidadania tem a ver com pertencer a uma coletividade e criar identidade com ela. A educação ambiental, como formação e exercício de cidadania, tem a ver com uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens.

A educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária.

E o que tem sido feito em termos de educação ambiental? A grande maioria das atividades são feitas dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são: lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar.

A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversificada e é ainda muito restrita à presença dos órgãos governamentais, como articuladores, coordenadores e promotores de ações ambientais.

O grande salto de qualidade tem sido dado pelas ONG e organizações comunitárias, que têm desenvolvido ações não-formais centradas principalmente em ações com a população infantil e juvenil.

A lista de ações é interminável, e essas referências são indicativas de práticas inovadoras centradas na preocupação de incrementar a co-responsabilidade das pessoas em todas as faixas etárias e grupos sociais quanto à importância de formar cidadãos cada vez mais comprometidos com a defesa da vida.

A educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para que transformem as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade, baseada na educação para a participação.

O complexo processo de construção da cidadania no Brasil, num contexto de agudização das desigualdades, é perpassado por um conjunto de questões que necessariamente implicam a superação das bases constitutivas das formas de dominação e de uma cultura política baseada na tutela.

O desafio da construção de uma cidadania ativa se configura como elemento determinante para constituir e fortalecer sujeitos cidadãos que, portadores de direitos e deveres, assumam a importante missão de abrir novos espaços de participação.

A administração dos riscos socioambientais coloca cada vez mais a necessidade de ampliar o envolvimento público através de iniciativas que possibilitem um aumento do nível de consciência ambiental dos moradores, garantindo a informação e a consolidação institucional de canais abertos para a participação numa perspectiva pluralista.

A educação ambiental deve reforçar de forma crescente a “agenda marrom”, enfatizando os problemas ambientais que decorrem da desordem e degradação da qualidade de vida nas cidades.

Uma vez que se observa que é cada vez mais difícil manter a qualidade de vida nas cidades, é preciso fortalecer a importância de garantir padrões ambientais adequados e estimular uma crescente consciência ambiental, centrada no exercício da cidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.

A educação ambiental, como componente de uma cidadania abrangente, está relacionada com uma nova forma da relação homem/natureza.

Nesse sentido, a dimensão cotidiana da educação ambiental leva a pensá-la como somatório de práticas e, conseqüentemente, a entendê-la na dimensão de sua potencial generalização para o conjunto da sociedade.

Entende-se que essa generalização de práticas ambientais só será possível se estiver inserida no contexto de valores sociais, mesmo que se refira a mudanças de hábitos cotidianos.

A problemática socioambiental, ao questionar ideologias teóricas e práticas, propõe a participação democrática da sociedade na gestão dos seus recursos atuais e potenciais, assim como no processo de tomada de decisões para a escolha de novos estilos de vida e a construção de futuros possíveis, da ótica da sustentabilidade ecológica e da eqüidade social.

Torna-se cada vez mais necessário consolidar novos paradigmas educacionais para iluminar a realidade desde outros ângulos, e isso supõe a formulação de novos objetos de referência conceituais e, principalmente, a transformação de atitudes.

Um dos grandes desafios é ampliar a dinâmica interativa entre a população e o poder público, uma vez que isso pode potencializar uma crescente e necessária articulação com os governos locais, notadamente no que se refere ao desenvolvimento de práticas preventivas no plano ambiental.

O Geólogo e a Geologia
Entrevista dada pelo Geólogo  Pedro Jacobi  
à  O Globo, publicada no Guia de Profissões pela Ediouro
O Globo: Como é seu dia a dia no trabalho?
O meu trabalho consiste na direção dos vários projetos  e aquisições  da minha empresa no Brasil, nas áreas de diamantes, ouro, metais básicos e ferro. Coordeno a empresa e os profissionais no Brasil e mantenho contato constante com os nossos escritórios, sócios e acionistas em Seattle, nos Estados Unidos, e em Perth, na Australia.
Com o fuso horário, a carga de trabalho diária e sempre superior a 11 horas,incluindo fins de semana.  
 
O Globo: Como conseguiu seu primeiro emprego?
Foi  por  intermédio do Geólogo americano Gene Tolbert, fundador   da Terraservice, a precursora da DOCEGEO,  e descobridor de Carajás. Em 1971, ele foi, pessoalmente, buscar 11 geologos, ainda estudantes, nas principais escolas do pais para trabalhar com ele. Eu era um deles.
Estudava na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
 
O Globo: O que há de melhor e de pior na sua rotina de trabalho?
A busca constante de minérios escondidos, torna a prospecção mineral uma das mais abrangentes, desafiadoras e compensadoras áreas da geologia. O sucesso e sempre o fruto do trabalho criativo e inteligente. 

No entanto, não há prospecção  mineral sem insucessos. Na maioria das vezes, são esses insucessos que fazem empresas inteiras desaparecerem do mercado.
O Globo: Quais são os maiores desafios que enfrenta um geólogo?
Na exploração mineral, o profissional deve ser capaz de aliar profundos conhecimentos de geologia com estratégias e pensamentos  criativos, conhecendo os modismos teóricos e passageiros das várias áreas da ciência. O geólogo deve ter a mente inquisitiva e procurar entender as leis naturais e relações de causa e efeito que regem o universo,aplicando esse conhecimento em sua área de atuação. 

DESCOBRIR MINÉRIOS,  POCOS  DE PETRÓLEO OU MINAS DE DIAMANTE,PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, SER EXECUTIVO DE EMPRESA DE MINERACAO E ESTUDAR  OUTROS PLANETAS....
Dificil acreditar que atividade tão diferentes  como essas caibam todas na mesma profissão. A explicação esta na definição da própria geologia
viver em contato com a natureza
É a ciência que estuda as características do planeta TERRA, tanto do seu interior quanto de sua superfície. A orígem , a composição e as estruturas do planeta são os principais objetos  do estudo do geólogo.

Depois que termina a graduação, o Geólogo pode se especializar em diversas áreas, entre as quais:

  • PROSPECÇÃO MINERAL: descoberta de bens minerais – metais básicos, gemas, petróleo, gás e demais combustíveis, fosseis, minerais industriais. Existem várias áreas de conhecimento abrangidas pela prospecção, como geoquímica, geofísica, interpretação de imagens de satélites e GIS.
  • GIS: sistema de informações Geográficas- ferramentas fundamentais ao Geólogo explorador.
  • mineraçãoGEOLOGIA DE MINAS: mineração e controle do dia- a- dia, das minas, que abrange diferentes atividades.
  • GEOLOGIA AMBIENTAL: prevenção e proteção do meio ambiente. O Geólogo trabalha  na preservação e avaliação de riscos e de impactos ambientais causados pelo Homem.
  •  
  • GEOLOGIA ECONÔMICA:  avaliação das chances de sucesso de avalia
     avaliação das chances de sucesso de projetos  minerais, minas e demais atividades  correlatas.

    GEOLOGIA DE ENGENHARIA E GEOTÉCNICA :  planejamento de cidades, obras de engenharia, como estradas, pontes, edifícios, barragens etc...
  •  minerais preciosos
    GEOLOGIA MARINHA: um dos ramos em expansão da  carreira, estuda e atua na preservação dos mares e seus recursos.
  •  
    ASTRONOMIA E CONQUISTAS ESPACIAIS: por meio da geologia são compreendidos os processos de formação e desenvolvimento dos planetas e demais objetos cósmicos.espaço
  •  
    EDUCAÇÃO: ensino, tanto no nível básico quanto no superior.
A geologia permite que o profissional atue em qualquer lugar do mundo. Por isso, o domínio de uma língua estrangeira, em especial o inglês, é fundamental. A rotina de trabalho pode variar bastante em uma função para outra e, em alguns casos, geólogos podem trabalhar ate dez horas por dia. Também é comum, quando fazem trabalho de campo, passarem dias em locais de difícil acesso e sem conforto.

VOCE É CURIOSO E CRIATIVO?
GOSTA DE PESQUISAR E ESTUDAR?  
TEM RESISTÊNCIA FÍSICA PARA TRABALHAR POR VÁRIAS HORAS EM LOCAIS SEM CONFORTO? GOSTA DA NATUREZA?


  • COMO É O CURSO   Dura, em média, cinco anos. Inicialmente, a ênfase é em disciplinas básicas, como quÍmica, matemática e física, mas são estudadas matérias mais especificas como mineralogia, geologia estrutural, paleontologia e topografia. Posteriormente o curso concentra-se nas matérias específicas da geologia.


  • COMO É O MERCADO?  Em alta entre 2004 a 2008. O ciclo de baixa de 2008 a 2009 está acabando e estima-se que a procura deva durar vários anos se não décadas. Há muitas oportunidades na área de prospecção  mineral e em  atividades ligadas ao meio ambiente. Geólogos também podem ocupar altos cargos em empresas do setor mineral e de Ciências da Terra. E é cada vez maior o número de Geólogos-Empresários, donos de empresas de mineração e de meio ambiente.



  • QUANTO GANHA?     O salário médio inicial varia bastante. Estima-se que o salário mínimo de um geólogo júnior deve estar em torno de 06 (seis) vezes o Salário Mínimo comum, vigente no País. Naturalmente o salário evolui conforme a experiência do profissional. Consultores experientes cobram a partir de mil dólares por dia. Geólogos analistas, que avalizam transações de  empresas de mineração em bolsas de valores, são, também, muito bem remunerados. O Geólogo tem um salário entre o topo dos profissionais correlatos.

    Publicado em: 9/6/2009 12:35:00


  • Pedro Jacobi
    é Professor Associado 
    da Faculdade de Educação da USP 
    e do Programa de Pós-graduação 
    em Ciência Ambiental da USP
    Fonte:
    Atualização - Rede das Águas Fase II - 01/2004 - apoio Fehidro
    http://www.rededasaguas.org.br/eamb/eamb_01.asp
    http://www.geologo.com.br/MAINLINK.ASP?VAIPARA=O%20Geologo%20e%20a%20Geologia

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