quinta-feira, 24 de março de 2011

OTAN - O QUE É - COMO FUNCIONA



Como funciona a OTAN 
(Organização do Tratado do Atlântico Norte)
               por Marshall Brain -
traduzido por HowStuffWorks Brasil
Foto cedida pela OTAN
Bandeira e símbolo da OTAN


1.  Introdução




A OTAN é uma organização da qual você ouve falar o tempo todo.
O que é OTAN, de onde veio e o que faz? 
Se você já se perguntou sobre essa poderosa organização, este artigo o ajudará a saber mais sobre uma importante peça do cenário político mundial. Você terá uma visão geral da OTAN e seus propósitos, assim como uma série de links para obter mais informações.
2. O que é OTAN? 

O que é OTAN?




Foto cedida pela OTAN
Cerimônia de hasteamento da bandeira da OTAN no Place des Invalides, Paris, França, 1953
A OTAN é um acrônimo para Organização do Tratado do Atlântico Norte. É uma aliança de países que trabalham juntos para implementar o Tratado do Atlântico Norte. Os signatários originais do Tratado do Atlântico Norte, em 1949, e, por esse motivo, os membros originais da OTAN, eram:
  • Bélgica
  • Canadá
  • Dinamarca
  • França
  • Islândia
  • Itália
  • Luxemburgo
  • Países Baixos
  • Noruega
  • Portugal
  • Reino Unido
  • Estados Unidos




Foto cedida pela OTAN
Sede da OTAN, Bruxelas, Bélgica
 
A Grécia e a Turquia uniram-se à OTAN em 1952. A Alemanha Ocidental uniu-se em 1955 (criando o Pacto de Varsóvia). A Espanha ingressou em 1982. Em 1999, a Polônia, a República Tcheca e a Hungria foram convidadas a ingressar na OTAN. Havia 19 países membros.



O Pacto de Varsóvia
O Pacto de Varsóvia foi um tratado, semelhante ao da OTAN, assinado em 1955. Os países membros eram a União Soviética, Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia e Romênia. O fim do Pacto de Varsóvia foi em 1991.
3. 
O Tratado do Atlântico Norte

O Tratado do Atlântico Norte

O Tratado do Atlântico Norte foi escrito e assinado em 1949.
Surgiu em decorrência da força crescente da União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (que terminou em 1945). Logo após a guerra, a União Soviética consolidou-se sob o comunismo e reforçou seus exércitos. Ao mesmo tempo, a Europa estava exausta e fraca. Os Estados Unidos implementaram o Plano Marshall, em 1948, para ajudar a reconstruir a Europa, mas os países europeus não teriam forças para lutar contra os soviéticos. Os Estados Unidos e o Canadá precisariam ter a força necessária para agir contra qualquer ataque da União Soviética.
O Tratado do Atlântico Norte foi escrito para unir os Estados Unidos, o Canadá e a Europa no caso de os soviéticos atacarem qualquer um deles. O tratado afirma que, nesse caso, todos os países que assinaram o tratado responderiam ao ataque juntos. Dessa forma, essa atitude provocaria uma reação bastante grande.
O próprio tratado não é muito longo - clique aqui para ler (em inglês). A principal parte do tratado é o Artigo 5, que diz:
    As Partes concordam que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque a todas e, conseqüentemente, concordam que, se houver um ataque armado, cada uma, no exercício do direito de legítima defesa, individual ou coletiva, reconhecido pelo artigo 51 da Carta das Nações Unidas, prestará assistência à Parte ou Partes atacadas, praticando, imediata e individualmente e de acordo com as Partes restantes, a ação que considerar necessária, incluindo o uso da força armada para restabelecer e manter a segurança na região do Atlântico Norte.
O Artigo 9 relata como as decisões serão tomadas pela OTAN:
    As Partes estabelecem pela presente disposição um Conselho, no qual cada uma delas deverá ser representada para examinar as questões relativas à aplicação do Tratado. O Conselho será organizado de forma que possa atender rapidamente a qualquer momento.
Veja Quem é quem na OTAN? (em inglês) para saber mais sobre as autoridades e os representantes que participam das tomadas de decisão da OTAN.
A OTAN possui uma variedade de bases, aeródromos e sistemas de mísseis na Europa para responder em caso de ataque.



Foto cedida pela OTAN
Frota aérea da OTAN:
Avião do AWACS (Airborne Warning and Control System - Sistema de Controle e Advertência Aéreo)
 
As forças da OTAN são representadas pela guarnição militar de todos os países membros e supervisionadas pelo Comandante Supremo Aliado (atualmente o general norte-americano John Bantz Craddock). 

A OTAN hoje
Após o colapso da União Soviética e do Pacto de Varsóvia no início da década de 90, a missão original da OTAN foi cumprida. Por essa razão, a OTAN permaneceu se redefinindo ao longo do tempo. Os esforços da OTAN, na Iugoslávia, no final dos anos 90, foram uma iniciativa da organização para manter a paz na Europa.
Governo
O governo é como um gigantesco polvo, cheio de tentáculos.
Conheça os serviços públicos e a face secreta do governo.
Como funcionou a KGB A KGB foi a maior e mais temida agência de espionagem do mundo. Conheça a história desse órgão de segurança que formou junto com o Partido Comunista e o Exército Vermelho a tríade do poder na União Soviética.

Como funciona o choque de civilizações Ela afirma que as religiões tomaram o lugar das ideologias e que os conflitos no mundo contemporâneo serão choques de civilizações. Saiba mais sobre essa polêmica tese do cientista político Samuel Huntington.

O que é aristocracia Saiba o que é aristocracia e quais são as ideias filosóficas que fundamentam essa forma de governo.

O que é primeiro-ministro Entenda o que é um primeiro-ministro e quais são suas principais atribuições como chefe de governo.


Todos os artigos sobre governo
 Fonte:
COMO TUDO FUNCIONA
 

Nenhum comentário: