terça-feira, 6 de setembro de 2011

DICAS DOMÉSTICAS





Use o sal a seu favor
sal-xampu

Ele pode ser um vilão se consumido em excesso. Mas também todo te ajudar a realizar muitas tarefas domésticas.

Repelente – use sal em cantos da cozinha que costumam ficar úmidos. Isso irá repelir os mosquitos e matar seus ovos e larvas.

Cores vivas – mantenha as cores de roupas escuras lavando-as com sal. Basta adicionar 1 colher (sopa) na água da lavagem das roupas pretas e escuras para que elas não desbotem.
Nos tapetes, limpe-os com pano, esponja ou escova umedecida em água com sal. Além de manter as cores vivas, elimina traças.

Sem chulé – após usa-los, ainda úmidos, despeje um pouco de sal dentro dos sapatos. O sal irá sugar os odores e a umidade, eliminando o odor.  

Desumidificador – coloque um recipiente com sal próximo aos aparelhos domésticos. Ele irá sugar a umidade do ambiente protegendo seus aparelhos da oxidação. Troque sempre que ele petrificar.

Evite fungos nos peixes de aquários – Dê um banho rápido nos peixes de aquário em água salgada. Isso evita a formação de fungos nas escamas.  

Anti pulgas natural – Lave o quintal com água bem salgada e espere secar antes de enxaguar com água fria. Nos tapetes jogue sal, espere uma hora e aspire. O sal irá desidratar as pulgas que morrerão na hora.

Anti-mofo – Limão, sal e sol. Mistura perfeita para retirar o mofo das roupas guardadas por muito tempo.

Essa dica já foi dada no post sobre como usar limão.
 

Borra de café – como reutilizar

borra-de-café

Além do ar místico que existe a respeito da borra de café, ela possui uma grande série de utilidade dentro de nossa casa. Conheça algumas formas de utilização:

Intensificar a cor – coloque um pouco de borra de café nas tintas claras para obter um tom pastel. Nos artesanatos ela pode ser polvilhada por cima de uma cola úmida criando um efeito alto relevo. Pode ser usada também na pintura.

Neutralizando odores – utilizada na geladeira pode retirar cheiros fortes presos na geladeira. Pode ser usada para lavar a mão após cortar alho ou cebola.

Combater o mosquito da dengue – muito utilizada para preencher os vasos de plantas para que não junte água e matando os possíveis criadouros da dengue. Além de, a cafeína matar os ovos do Aedes aegypti.

Plantas mais fortes e bonitas – a cada quatro ou cinco meses, coloque um pouco de borra de café na terra dos vasos ou espalhe nas plantas do jardim. A borra é um poderoso fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos.

Limpeza de folhas – excelente para limpar folhas das plantas que ficam dentro de casa, basta diluir uma parte de borra em cinco partes de água, molhar um pano ou algodão e passar nas folhas.

Repelente de pragas e insetos – jogue a borra no formigueiro, no caminho das formigas ou na terra das plantas que se quer proteger.

Ensine seu gato – alguns gatos se sentem incomodados com o cheiro da borra. Então, faça o teste. Coloque um pouco de borra no local onde você não quer que ele faça xixi.

Tempero especial – passe um pouco de borra na carne antes de tempera-la. Além de ficar mais macia, ficará com um gostinho especial.







*Jo

Fonte:
ArtLog

Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: