terça-feira, 13 de março de 2012

Johann Sebastian Bach Easter Oratorio BWV 249,Ton Koopman

 
                                                Enviado por em 13/03/2012

Oratório de Páscoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
 
O Oratório de Páscoa (em alemão: Oster-Oratorium), BWV 249, é um oratório de Johann Sebastian Bach , kommt, eilet und laufet (Venha, apresse-se e correr), estreada em Leipzig em 1725.

 História

A primeira versão da obra foi concluída como um cantata para o Domingo de Páscoa em Leipzig em 01 de abril de 1725, então sob o título kommt, gehet und eilet. [1] Foi nomeado "oratório" e recebeu o título de novo apenas em uma versão revista em 1735.  

Em uma versão 
mais recente na década de 1740 
o terceiro movimento foi ampliado a partir
 de um dueto com um coro de quatro partes. [1] 

 O trabalho é baseado em uma cantata secular, o chamado "Cantata Pastor" Entfliehet, verschwindet, entweichet, ihr Sorgen , BWV 249A que agora está perdido, embora o libreto sobrevive.

  Seu 
autor é Picander 
que também é provável
 que o autor do texto do oratório. 

  O trabalho é aberta por dois movimentos instrumentais que são provavelmente tomadas a partir de um concerto do período de Köthen. Parece possível que o terceiro movimento é baseado na final do concerto da. [1]

  Estrutura

O oratório - diferente do Oratório de Natal - não tem narrador, mas quatro personagens atribuídas aos quatro partes de voz: Simão Pedro (tenor) e João, o Apóstolo (baixo), aparecendo no primeiro dueto correndo para Jesus grave 'e encontrá-lo vazio, reunidos lá Maria Madalena (alto) e "outra Maria", Maria Jacobe (soprano).

 O coro estava presente apenas no movimento final até uma performance mais tarde na década de 1740 quando o dueto de abertura foi definido, em parte, para quatro vozes.

 A música é festiva e marcou por três trompetes, tímpanos, dois oboés, oboé d'amore, fagote, dois gravadores, flauta transversal, violinos e baixo contínuo.

 
Não.

Primeira Linha
1 Sinfonia

2 Adágio

3 Aria Duetto tenor, baixo Kommt, eilet und laufet
4 Recitativo soprano, contralto, tenor, baixo O Kalter Männer Sinn
5 Ária soprano Seele, deine Spezereien
6 Recitativo contralto, tenor, baixo Hier ist die Gruft
7 Ária tenor Sanfte soll mein Todeskummer
8 Recitativo soprano, alto Indessen seufzen wir
9 Ária contralto Saget, Saget mir geschwinde
10 Recitativo baixo Wir sind erfreut
11 Coro SATB Preis und Dank

Música

O oratório abre com dois movimentos contrastantes instrumentais, um Allegro Concerto Grosso da orquestra completa com seções de solo para violino e oboés, e uma melodia oboé sobre Adagio "Seufzer" motivos (suspiros) nas cordas.
 
O primeiro dueto dos discípulos foi criado para coro em uma versão posterior, a parte do meio continuar a ser um dueto. Muitas corridas ilustrar o movimento em direção ao túmulo.
 
Saget, Saget mir geschwinde, a ária de Maria Madalena, é baseada em palavras do Cântico dos Cânticos , perguntando onde encontrar o amado, sem o qual ela é "ganz und verwaiset betrübt" (completamente órfão e desolado), situado no meio secção como Adagio, diferente do original. As palavras são próximos aos Parte Dois abertura da Paixão de São Mateus .
 
O movimento final em duas seções contrastantes lembra o Sanctus composta para o Natal 1724 e mais tarde parte da Missa em B menor . [1]

Gravações

Ver também

Referências

  1. ^ um b c d Alfred Dürr . 1971. "Die Kantaten von Johann Sebastian Bach", Bärenreiter (em alemão)

Ligações externas

 
 Fonte

 

Nenhum comentário: