sábado, 31 de outubro de 2009

À descoberta de Mozart “Ave, Verum Corpus"

 
Imagem à óleo surgida debaixo de meu retrato em 2008

Mozart - Ave verum corpus -

Vienna boys choir 05/12: 218th anniversary of Mozart's death

http://www.youtube.com/watch?v=6TfAyX8l5-g

À descoberta de Mozart


“Ave, Verum Corpus”, K 618

 

No ano 2005, 250 anos de Mozart, por toda a parte, comemorou-se a vida e obra deste compositor algo enigmático, de quem muito se tem escrito e falado, na maior parte das vezes, repetindo os mesmos pontos, com pequenas diferenças, A copia B; C copia D e assim por diante.

Não vamos falar sobre este campo, onde muito está por descobrir, mas acerca de uma das suas maravilhosas obras: AVE VERUM CORPUS, K 618.

As composições mozartianas transmitem os sons do Coro Universal. Entre elas existem algumas obras-primas, intemporais; está neste domínio o moteto citado. Pela sua simplicidade, pela sua concepção geométrica e matemática, encerra pérolas espirituais que nos elevam e libertam.

Assinada a 17 de Junho de 1791, quando as Forças da Natureza estão mais vigorosas, paradoxalmente acabaria por ser criada no ano em que Mozart viria a nascer para o “santo etéreo monte”, em pleno Inverno, onde tudo está em repouso, no ciclo espiralado das Estações do ano; tal como outras obras geniais e inovadoras, desde o Adágio e Rondó para Harmónica de vidro, flauta, oboé, viola e violoncelo, K 617, em que conjuntamente com o médico Mesmer viriam a unir esforços para criar algo musical com capacidade para ajudar os enfermos, uma simbiose entre a arte e a ciência; as óperas Flauta Mágica, K 620 e A Clemência de Tito, K 621 além do Concerto para clarinete em Lá, K 622 e O Requiem, K 626, as quais estão cheias de Beleza, de Alegria, de Confiança, de Melodia; no caso da Flauta Mágica, ópera onde existem muitas notas e símbolos de humanismo cristão neoplatónico, Mozart eleva-nos para a criação da Fraternidade Universal e tudo isto consciente que, embora tivesse muito ainda para oferecer, estava próxima a “irmã morte”.

Nessa data, sua esposa estava doente e grávida do 6º filho, em tratamento na cidade termal de Baden, 26 km a Sudoeste de Viena, cidade, onde, então, trabalhava arduamente, sentindo a sua falta, bem patente nas cartas que lhe escreveu, em que a angústia, a ansiedade o dominavam, pois o tempo estava breve, Mozart compôs esta belíssima peça musical, em plena concepção dessa obra maravilhosa, a Flauta Mágica.

É neste quadro, mui sucintamente retratado, que ele oferece esta composição imortal à Humanidade e para glória de Cristo e de Deus. Inspirando-se em J.S. Bach e no neoplatonismo cristão concebe-a para ser tocada e cantada na Festa “Corpus Christi”, oferecendo-a a seu amigo Anton Stoll, director do Coro da Paróquia de Baden, onde estava sua esposa. Trata-se de uma obra orquestrada com simplicidade, destinada apenas para cordas, órgão e coro, com 46 compassos, ou seja 46=10=1, Unidade da Vida.
Partindo do Hino Eucarístico, gregoriano, tradicional, que remonta ao século XIV, oração que nos conduz à meditação sobre a paixão de Cristo e sobre a redenção da Humanidade e da vitória da Vida sobre a morte, Mozart, comendo o pão amargo do sofrimento, vivendo dias, meses, anos de angústia, naquele momento mais intenso, acaba, através da sua música, de conhecer as Belezas Celestiais, oferecendo-as numa música simples mas grandiosa, plena de Beleza e de profundidade que nos eleva à Vida Una e Única, acima da morte, em sintonia com a Vontade do Pai. Sua Música já não é de Mozart, nem de um ser humano...

Face ao exposto, Mozart repete, na sua partitura, e na letra bem conhecida, a palavra de saudação AVE, anagrama de EVA, não só de acordo com a sua concepção numerológica, dando assim, 46 compassos, 46=10, duas vezes 5, o número mágico, expressão da Vida que está em sintonia com a elevada missão de Cristo, Caminho para a Unidade Cósmica, como para realçar a gratidão ao Único Salvador, a confiança no Seu Cargo e ainda o seu respeito e homenagem, dado que esta palavra latina expressa várias saudações desde BOM DIA a DEUS TE SALVE; que, no caso, tem sido traduzido, apenas, por SALVE.

Mozart ao sentir a profundidade da Paixão como um Hino à Vitória da Luz sobre as Trevas, sobre a morte, encarou essa passagem como algo que conduz a uma Vida Superior na nossa verdadeira Pátria.

Glossário
K 618. Número respeitante à ordem do Catálogo das obras de Mozart concebido por Kochel, edição de 1964.
Moteto. Forma de composição musical sobre um texto religioso.
Harmónica de vidro. Instrumento criado por Mesmer e Mozart sob uma base de trabalho de Franklin. Foi usado por outros compositores, caiu em desuso, mas de novo voltou a ser usado. Neste momento, em Viena, há um Duo com o nome WIENER GLASSHARMONIKA DUO.

Nota: Este artigo foi publicado na Revista ROSACRUZ da Fraternidade Rosacruz de Portugal. 
Uma visita valiosa: www.rosacruz.pt - Página de Delmar Domingos de Carvalho
www.cosmocraciarosacruciana.pt.vu

 

         Estudos  à óleo de Mozart e da Virgem, por Radeir em 2007

 
 
 
 
 



Fonte: Margotlorena

Ícone do canal

Mozart's final completed sacred work was written on 17 June 1791, for the feast of Corpus Christi at the request of Anton Stoll, choirmaster at Baden where Mozart was visiting with his wife Constanze.

Hail the true body, born
of the Virgin Mary:
You who truly suffered and were sacrificed
on the cross for the sake of man.
From whose pierced flank
flowed water and blood:
Be a foretaste for us
in the trial of death.

Salve, verdadero cuerpo,
nacido de María Virgen,
que fue inmolado en la cruz
por los hombres,
cuyo lado perforado manó sangre y agua,
dejanos degustarte
en el trance de la muerte.

Vocês que realmente sofreram e foram sacrificados
na cruz por causa do homem.
De cujo flanco trespassado
fluiu água e sangue:
Ser um prenúncio para nós
no julgamento da morte.

(tradução Google)


All of Mozart's music/ Toda la música de Mozart:
http://www.mozart-archiv.de/

All of Mozart's scores/Todas las partituras de Mozart:
http://dme.mozarteum.at/DME/nma/nmapu...
Categoria:  Música
Palavras-chave: 
 


 
 Ave-  avião-Anjo Metálico

 
A Escada da Câmara do Rei




 Escada de Jacó

 
 
 
Similar escada-vórtice da Piscina Sagrada.
Ao centro da Torre de anéis ,plantada,
uma grande azulada Flor de Lótus .

 
A Lótus daPiscinaSagrada
-Esfinge.
 

Nenhum comentário: