domingo, 17 de outubro de 2010

FERNANDO PESSOA - O POETA


Vivo sempre no presente. 
O futuro, não o conheço. 
O passado, já o não o tenho. 

Pesa-me um como a possibilidade de tudo, 

o outro como a realidade de nada. 

Não tenho esperança nem saudades…

que posso presumir da minha vida de amanhã,
Senão que será o que não presumo, 

o que não quero, o que me acontece de fora, 

Até através da minha vontade…

não quero mais da vida do que senti-la perder-se
Nestas tardes imprevistas 


Fernando Pessoa 



 .
. Um conhecimento contemplativo de Deus:

Traçadas as coordenadas principais, 
a nível do pensamento religioso de Fernando Pessoa, 
pondo, para já, de parte a longa teorização 
e defesa do Neopaganismo português, 
atentemos nalguns textos reveladores daquilo 
que podemos considerar ser o seu percurso poético /religioso, 
na busca do Conhecimento ou Gnose:

Por volta de 1912, tinha o poeta então 24 anos, 
e no mesmo ano em que publicava na «Águia» 
os seus primeiros artigos sobre a moderna poesia portuguesa, 
surge-nos um texto belíssimo intitulado «PRECE» que passo a transcrever: 

Prece:
«Senhor, que és o céu e a terra,
e que és a vida e a morte! 

O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! 
Tu és os nossos corpos e as nossas almas 
e o nosso amor és tu também. 
Onde nada está tu habitas e onde tudo estás - 
(o teu templo) - eis o teu corpo.

Dá-me alma para te servir e alma para te amar. 
Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra,
ouvidos para te ouvir no vento e no mar, 
e mãos para trabalhar em teu nome.

Torna-me puro como a água e alto como o céu.
Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos 
nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. 
Faz com que eu saiba amar os outros 
como irmãos e servir-te como a um pai.
[...]
Minha vida seja digna da tua presença. 
Meu corpo seja digno da terra, tua cama. 
Minha alma possa aparecer diante de ti 
como um filho que volta ao lar.

Torna-me grande como o Sol,
 para que eu te possa adorar em mim;
e torna-me puro como a lua,
para que eu te possa rezar em mim;
e torna-me claro como o dia 
para que eu te possa ver sempre em mim
e rezar-te e adorar-te.

Senhor, protege-me e ampara-me.
Dá-me que eu me sinta teu. 
Senhor, livra-me de mim.»

Este texto, em que António Quadros encontra,
a meu ver com razão, 
ecos do Hino ao Sol do faraó monoteísta Akhenaton
e afinidades com os cantos de S.Francisco de Assis ,
marca, segundo o mesmo autor, o «1ºmarco de uma longa e árdua peregrinação», revelando 
«toda uma vivência interior de transcendência que reúne a visão do ser humano, entre o animal e o espiritual».

Nele é visível «uma enorme exigência de pureza e de Absoluto, 
um sentimento de adoração, a consciência profunda da vanidade egolátrica, um desejo de entrega e de abandono no divino», 
traduzindo, igualmente,
«o efeito de uma experiência íntima, secreta




Pouco depois desta «Prece», em 1913, tinha então 25 anos,
parece o Poeta ter tido uma primeira experiência de revelação, 
de êxtase quase místico, como afirma Quadros. Trata- - se do poema em 5 partes,

ALÉM-DEUS.

Na 1ªparte,
Olho o Tejo, e de tal arte
Que me esquece olhar olhando,
E súbito isto me bate
De encontro ao devaneando - 

O que é ser rio e correr?
O que é está-lo eu a ver?

Sinto de repente pouco,
Vácuo, o momento, o lugar.
Tudo de repente é oco -
Mesmo o meu estar a pensar.

Tudo 
- e o mundo em seu redor -
Fica mais que exterior.
Perde tudo o ser, ficar,
E do pensar se me some.

Fico sem poder ligar
Ser, idéia, alma de nome
A mim, à terra e aos céus...

E súbito encontro Deus..

 
Na 2ºparte de Além-Deus, 
o poeta procura explicar como tudo se passara: 

PASSOU (título da 2ªparte):

«Passou, fora de Quando,/
De Porquê, e de Passando...»;

na 3ªparte, intitulada A VOZ DE DEUS, 
reconhece na percepção do indizível, 
a fusão total do Eu e do universo 
a partir da audição da voz de Deus:

A VOZ DE DEUS

«Brilha uma voz na noite...
De dentro de Fora ouvi-a .
Ó Universo, eu sou-te..../» 

...
«Cinza de idéia e de nome
Em mim, e a voz:
Ó mundo,
Semente em ti eu sou-me...
Mero eco de mim, me inundo
De ondas de negro lume
Em que pra Deus me afundo.»

Este inundar-se em Deus equivale à QUEDA 
(título do 4ºpoema da série)


A QUEDA .

«Da minha ideia do mundo
Caí...
Vácuo além de profundo,
Se ter Eu nem Ali.»
 
Tal queda/mergulho no inefável,
no indizível é o encontro do Além-Deus . 

«Além-Deus! 
Além Deus! Negra calma ..
Clarão de Desconhecido...
Tudo tem outro sentido, ó alma,
Mesmo o ter-um-sentido
...» 

O 5º e último poema, 
de título de ressonância esotérica ( e surrealista) 
BRAÇO SEM CORPO BRANDINDO UM GLÁDIO ­ 
«é o regresso à realidade quotidiana, lugar da dúvida, 
da interrogação, do espanto, da incapacidade de aferir, 
pela razão humana, aquilo que por instantes envolveu o ser inteiro, 
deixando atrás de si um sentimento de irrealidade» - conclui assim o poema:

«Deus é um grande Intervalo,
Mas entre quê e quê?...

Entre o que digo e o que calo
Existo? 
Quem é que me vê?
Erro-me...»

Fonte
Nave da Palavra
Leiria, Fevereiro e Março de 2001
Amélia Pinto Pais

Nenhum comentário: