sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TEORIA DAS CORDAS EM TESTE

Cientistas propõem experimento para testar Teoria das Cordas

Teoria da Cordas pode ser testada pela Mecânica Quântica
Os cientistas não têm como testar qual das respostas que a Teoria das Cordas e a Teoria-M dão é a "correta". Na verdade, todas elas podem estar corretas e talvez vivamos em um Universo entre um número infinito de universos.[Imagem: quintic/Wikipedia
Uma equipe de físicos das universidades de Stanford, nos Estados Unidos, e College London, no Reino Unido, acredita ter descoberto uma forma de testar a até agora "intestável" Teoria das Cordas.
A Teoria das Cordas foi desenvolvida para tentar descrever as partículas fundamentais e as forças que compõem o nosso Universo. Mas, até agora, ninguém conseguiu idealizar um experimento que possa avaliar se ela está correta ou não.

Teorias de tudo
A nova pesquisa, publicada na principal revista científica de Física do mundo, descreve a descoberta inesperada de que a Teoria das Cordas também poderia prever o comportamento das partículas quânticas entrelaçadas.

Como esta previsão pode ser testada em laboratório, os cientistas acreditam ter encontrado uma forma de testar experimentalmente a Teoria das Cordas.
Hoje, a física conta com duas teorias de altíssimo poder explicativo. A Mecânica Quântica explica o mundo das partículas atômicas. A Teoria da Relatividade explica todas as observações feitas em escala cosmológica.

O problema é que as duas não se entendem e até hoje ninguém conseguiu unificá-las. Foi aí que começaram as chamadas "teorias de tudo", que tentam explicar o Universo do nível subatômico até os aglomerados de galáxias. A Teoria das Cordas é uma dessas teorias.

Entrelaçamento de partículas
Um dos fenômenos mais famosos da mecânica quântica é o entrelaçamento de partículas.
Chamado de "ação fantasmagórica à distância" por Einstein, o entrelaçamento quântico faz com que duas partículas entrelaçadas influenciem-se mutuamente de forma instantânea, mesmo que elas sejam levadas para lados opostos das galáxias.

Mas não é preciso tanto, e o entrelaçamento pode ser testado em distâncias muito pequenas. Desta forma, os cientistas propõem que a Teoria das Cordas pode fazer predições sobre o entrelaçamento quântico. O que se propõe fazer é testar essas predições.
"Esta não será a prova definitiva de que a Teoria das Cordas é a 'teoria de tudo' correta, que está sendo buscada pelos cosmologistas e físicos de partículas. No entanto, será muito importante para os teóricos porque irá demonstrar se a Teoria das Cordas funciona ou não, ainda que a sua aplicação esteja se fazendo em uma área inesperada e independente da física," disse o professor Mike Duff, um dos autores da proposta.

Filosofia da física
De fato são áreas muito diferentes.
O Dr. Duff e seus colegas acreditam ter encontrado uma identidade entre as fórmulas usadas para descrever fótons e partículas subatômicas e as fórmulas usadas para descrever buracos negros.

A semelhança é meramente matemática, mas os cientistas acreditam que a ferramenta pode ser útil nas duas situações.
"Isto pode estar nos dizendo algo de muito profundo sobre o mundo em que vivemos, ou pode não ser mais do que uma mera coincidência," filosofa o professor Duff.

Teoria das Cordas
A Teoria das Cordas, e a sua extensão, a Teoria-M, são descrições matemáticas do Universo. Elas foram desenvolvidas ao longo dos últimos 25 anos por teóricos que procuram conciliar a Teoria da Relatividade Geral e a Mecânica Quântica. A primeira descreve o Universo ao nível da cosmologia - o muito grande -, enquanto a segunda descreve o Universo ao nível da física das partículas - o incrivelmente pequeno.
Um dos maiores problemas, especialmente da Teoria-M, é que ela descreve bilhões de universos diferentes e "qualquer coisa" pode ser acomodada em um ou outro dos universos da Teoria-M.

Os cientistas não têm como testar qual das respostas que a Teoria das Cordas e a Teoria-M dão é a "correta". Na verdade, todas elas podem estar corretas e talvez vivamos em um Universo entre um número infinito de universos - veja mais na reportagem Descoberta solução matemática para outras dimensões.
Até agora, ninguém foi capaz de fazer uma previsão, usando a Teoria das Cordas ou a Teoria-M, que possa ser testada experimentalmente para ver se as teorias descrevem adequadamente a realidade ou não.

Fonte:
Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/10/2010
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/

Nenhum comentário: