segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MEU PAI CARL SAGAN - DORION SAGAN




Meu Pai Carl Sagan

Dorian Sagan photo
 
 Meu Pai  Carl Sagan

Por Dorion Sagan

Dorion Sagan é um premiado escritor d
e ciência americano, ensaísta e teórico. Ele é co-autor ou autor de 24 livros traduzidos em onze línguas, inclusive a morte e sexo e Microcosmos. Morte e sexo ganhou o primeiro lugar em 2010 no New York Book Show na categoria geral de comércio não-ficção. Sua Into the Cool, em co-autoria com Eric D. Schneider, é sobre a relação entre a termodinâmica de não equilíbrio e vida. Seu livro mais recente, disponível por via electrónica, é o de Ciências da Avatar.

Sagan é o filho do astrônomo Carl Sagan e Lynn Margulis, bióloga.

A obra do meu pai fez arrefecer ciência. Ele mostrou que era bom para ser inteligente, estar aberto para dúvidas, mas também críticas, tanto da superstição e da autoridade política. O universo era nosso lar. A exploração espacial ea evolução eram parte de uma história baseada em evidências de que pertencia a toda a humanidade, e não uma elite religiosa ou política olhando para seus próprios interesses. Ele criticou o Congresso (maioria dos quais são advogados) por não saber da ciência, e ele tem o poder público por revelar a verdade multicultural da nossa pertença a um universo que era linda, compreensível e aberto à descoberta humana. Ele mostrou não apenas que a ciência pertence a toda a gente, mas que um público com formação científica era necessário para a saúde da sociedade. Em suma ele usou a televisão para democratizar os avanços do Renascimento e do Iluminismo.

Cosmos é um dos programas de TV mais assistido na história, e não foi drama ou esportes, mas a história de quem, o quê, porquê, quando e onde estamos. Ao invés de ser da imprensa local ou internacional, que foi notícia cósmica: a inventariação e divulgação de onde estamos em nossa viagem de auto-descoberta do cosmos a partir da qual nós evoluímos. Apesar de Jacob Bronowski havia precedido e pavimentou o caminho para o meu pai na série de TV The Ascent of Man, e David Attenborough tinha expandido o formulário em sua série de natureza, o meu pai inaugurado e incorporou a idéia da televisão emocionante que estava prestes a beleza ea verdade do nosso lugar em um universo que é muito maior do que a humanidade. 

 Ele mostrou tanto a ciência como uma aventura intelectual e uma experiência espiritual. Como os protestantes dispensado com os sacerdotes para mostrar que o indivíduo poderia ter um relacionamento pessoal com Deus, então meu pai mostrou que ninguém no planeta, empregando o método nondenominational da ciência, poderia ter uma compreensão pessoal do cosmos, uma espécie de Deus ( o Deus de Einstein e Spinoza), mas que foi aberta a investigação racional e matemático.

Cosmos pode ser datada em termos do valor da produção e efeitos especiais, e de certos aspectos científicos e filosóficos do que pode ser mexido, mas seu espírito permanece intemporal.
Por causa do retrocesso na educação em ciências, em alguns aspectos, é mais relevante do que quando ele apareceu. A ênfase na biologia evolucionária, história da ciência, pensamento crítico, a livre investigação eo papel da evidência no crescimento da compreensão da humanidade em um universo que ofusca-nos e em que não somos mestres, mas uma forma de vida imatura, estes continuam a ser temas cruciais .

Meu pai era inigualável em sua capacidade de transmitir a essência da ciência em linguagem poética. Ele era agradável ao olhar hipnótico, para ouvir, e da convicção e entusiasmo de suas apresentações, que assumiu a forma de um imperativo moral para nos conhecer a nós mesmos, foram infecciosas. Sinto falta dele, o mundo sente falta dele. Ele não era apenas um bom divulgador, mas um homem apaixonado pela verdade. Ele não tinha medo dos poderes constituídos, ou, se ele era, ele teve a coragem de enfrentá-los em nome de uma herança cósmica humana que transcendia classe, sexo e diferenças raciais e culturais. Ele supervisionou um salto de uma era de ficção científica para uma idade da realidade científica, onde nós realmente ir para a Lua e além.  

Ele foi convidado a emprestar sua imagem para campanhas publicitárias, mas ele recusou terminantemente. Embora ele era famoso, ele estava motivado para educar e capacitar através da ciência, não de dinheiro ou de compromisso. Aqui, ele difere de muitas celebridades e estrelas do esporte que não pensam duas vezes antes de ligar seu nome a um produto para ganhar dinheiro.

Quando meu pai como uma criança se interessou em números, o pai entregou-lhe, tentando contá-las tão alto quanto eles poderiam ir - é claro que eles foram para sempre, sua mãe o levou para a biblioteca para encontrar um livro sobre estrelas e perseverou além do parecer inicial do bibliotecário olhar para um livro de estrelas de Hollywood. Os pais precisam aprender alguma ciência, mas, mais importante, para ficar de mente aberta, assim como críticas em que incentivam seus jovens curiosos para prosseguir os seus interesses em um novo mundo de riqueza informacional.
 

O Sol é uma estrela?
 Porque o céu é azul?
Qual a idade do universo? 
 Onde é que eu vim?

O que às vezes parecem inexplicáveis mistérios muitas vezes têm respostas científicas. O céu é azul porque os átomos de oxigênio são do tamanho certo para devolver em torno de comprimento de onda de luz azul. Eles são ainda melhores na reflexão de luz ultravioleta, que não podemos ver, mas as abelhas podem. O céu não é azul, mesmo para todos. Além disso, o gás oxigênio só se tornou predominante na atmosfera dois bilhões de anos, por isso mesmo que nós estávamos lá para ver o céu não teria sempre parecia azul. A ciência é uma emocionante aventura que começa com perguntas simples.

exemplo de meu pai me influenciou direta e indiretamente, bem como por contra-exemplo. Como um menino que me contou histórias sobre estrelas em colapso e buracos negros, sobre viagens no tempo da exploração espacial e que mais tarde viria a explicar para o mundo. Eu me senti abandonada por ele quando meus pais se separaram quando eu tinha cinco anos, mas ainda conversamos e tinha muitos fascinante discussões intelectuais. Sua ênfase na explicação natural e racional, de exploração intelectual e crítica de avaliação de aprendizagem, continua a ser capacitar e esclarecedor. A herança conquistada a duras penas dos gregos antigos, do Renascimento italiano e do iluminismo científico pertence a todos nós. 

 Tenho colaborado com a minha mãe para mostrar o papel da história evolucionária antiga, que se estende para além de primatas e outros animais de bactérias simbióticas ambiente em constante mudança. E eu tenho explorado a questão simples, mas profunda de por que estamos aqui, em termos materiais, verifica-se que todas as acções vida traços com nonliving sistemas que mantêm a complexidade e crescer para acomodar a tendência da energia de propagação de vida parece ser uma forma natural de energia transformação em um universo termodinâmico. ênfase do meu pai, ao regressar aos clássicos, a integração da ciência com a filosofia e história, e olhando para a ciência ea simplicidade e beleza de verdades universais continua a ser uma fonte de inspiração no meu próprio trabalho.

A maioria dos cientistas, como a maioria das pessoas, não são muito articulada. E se eles podem articular seus pensamentos e resultados, responsável cientistas que trabalham no mundo acadêmico, não gostaria de ver sua descrição cuidadosa e qualificada massacrado e truncado pela mídia que, necessitando de receitas publicitárias, está mais preocupado com manchetes sensacionalistas e os jornais de venda ou intervalos de tempo do que a busca da verdade. Os cientistas que trabalham para as corporações podem ser proibidos de discutir seus resultados, e estes resultados, por sua vez pode ter pouca importância universal, mas mais a ver com ganhar dinheiro para os seus patrocinadores.

Além disso, o cientista médio de trabalho tanto no campo acadêmico e do ambiente corporativo é muito de um especialista para dizer muita coisa de interesse para o público em geral. A influência das corporações, mídia e desleixo sensationalization e superespecialização científica todos os tornam difíceis de comunicar a ciência ao público. Não há solução fácil, mas devemos sempre incentivar a curiosidade e pensamento crítico. Penso que tanto a filosofia ea ciência deve ser ensinada desde cedo.  

As crianças precisam saber que não só é bom para estar errado, mas que a ciência é um processo contínuo de aprender com os erros e seguir em frente. As pessoas querem segurança e as autoridades a dar respostas, pois eles tendem a se preocupar mais com a direita e sendo pertencente a descobrir, e os meios de comunicação modernos prospera em períodos curtos de atenção e reações emocionais. Mas a ciência ea filosofia são cerca de pensar as coisas com cuidado, buscando coerência e beleza, permanecendo incertezas críticas e duradouros na busca pela verdade.

Eu diria que a literatura, filosofia e história são as disciplinas de fundo importante que deve ser aprendido antes de "ciência" pode ser plenamente comunicado. A ciência tem uma longa história cultural.
Meu pai descreveu-o como um meio de correção de erro.  

Se você é um repórter e você simplesmente transmitir o que um cientista diz, você não está fazendo o seu trabalho inteiro. Você deve manter uma mente aberta e crítica, ser cientificamente mente-se para reforçarem mais efetivamente a ciência no mundo alegre notícia de hoje. Samuel Butler no século 19 disse que os cientistas são os sacerdotes da época moderna e deve ser vigiado de perto. A ciência é tão eficaz que os cientistas e os porta-vozes científicas são consideradas autoridades. Mas, como meu pai sublinhar, a ciência pertence ao povo e aos seus métodos e os resultados devem ser estudados por todos, se quisermos crescer, ou mesmo sobreviver, como espécie.

Meu pai teria sido fantástico sobre a descoberta de planetas extrasolares, e ele teria focado maravilha do mundo sobre eles em suas indicações de formas que não foram feitos. A Internet já estava em andamento quando morreu, mas o seu crescimento rápido recente teria colocado novos problemas e oportunidades para ele. Por um lado, há um limiar muito baixo para a verdade na Internet; mentiras e boatos, conspirações ea mediocridade pseudociência, e desinformação florescer. Por outro lado, é sem dúvida o maior benefício para a democracia desde a invenção da votação.

Da mesma forma, genômica e bioinformática pode ter tanto animado e preocupava. Por exemplo, o seqüenciamento de genes tem mostrado recentemente que Hitler tinha tanto Africano americanos e judeus genes que mostra a hipocrisia da ideologia racista e sublinhando o nosso relacionamento darwiniana. Mas com base no mercado de testes genéticos também podem ser uma nova porta para a eugenia e as diferentes formas de exploração, o racismo ea exclusão de classe. Seria fascinante ver como o meu pai colocar a ciência ea política e tecnologia, como só ele sabia, se ele estivesse vivo hoje.

György Ligeti – “Lontano”

<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/l2OQbA3r78M" frameborder="0"></iframe>

Dorion Sagan -

Tradução Google do inglês para português

Nenhum comentário: