quinta-feira, 16 de junho de 2011

BORBOLETAS E SEXO



Borboletas fêmeas fecham as asas para evitar sexo


Fêmea da espécie Lycena phlaeas

Fêmeas evitam nova cópula para não serem machucadas por machos
Uma pesquisa japonesa descobriu que as borboletas fêmeas desenvolveram um mecanismo para evitar o assédio sexual dos machos.

Segundo os pesquisadores, as borboletas têm uma forma simples de evitar a atenção indesejada de machos persistentes – elas fecham suas asas.


Ao fechar suas asas brilhantes e com desenhos chamativos, as fêmeas se tornam menos visíveis para os machos, segundo descrevem os cientistas em um artigo publicado na última edição da revista especializada Ethology.


O coordenador da pesquisa, Jun-Ya Ide, do Instituto de Tecnologia Kurume, em Fukuoka, notou que as borboletas da espécie Lycaena phlaeas normalmente fechavam as asas quando outras borboletas da mesma espécie estavam voando muito próximas a elas.

"Eu também descobri que ela fechava as asas com menos frequência quando outras espécies de borboletas estavam voando nas proximidades", disse Ide.
Ele então começou a tentar descobrir por que isso ocorria.

Virgens
Segundo Ide, tentativas persistentes de acasalamento por machos podem machucar as delicadas fêmeas, então ele testou a hipótese de que elas fecham suas asas como uma estratégia para evitar o assédio.
                                      macho                 fêmea


Ele usou um modelo de borboleta macho para gerar a reação nas fêmeas.
“Quando trouxe o modelo de borboleta macho para perto de uma fêmea que já havia copulado, ela normalmente fechava suas asas”, disse o pesquisador à BBC.

As fêmeas virgens, por outro lado, mantinham suas asas abertas.
“Concluí então que, quando as fêmeas não necessitam mais copular, elas fecham suas asas para se esconder”, disse Ide.


No entanto, as fêmeas virgens, que querem copular, “mantêm suas asas abertas para ficarem visíveis”.
“O comportamento evoluiu para evitar o assédio sexual".

Quanto tempo vive uma borboleta?




Outra curiosidade do mundo das borboletas é que elas apenas enxergam as cores vermelha, verde e amarelo


O tempo de vida da borboleta adulta pode chegar a mais de 3 meses, mas segundo especialistas tudo depende do tipo da borboleta.


Uma fêmea adulta da espécie Hypothyris , por exemplo, pode chegar a  8 meses, considerado um  recorde entre as borboletas.



Outros pesquisadores dizem que há espécies desses Lepidópteros que vivem, em média, 2 semanas.


Uma curiosidade das borboletas é que as únicas cores que elas vêem são vermelho, verde e amarelo.


Quer saber mais sobre esses insetos? Clique aqui e descubra interessantes curiosidades.

A maioria das 17,000 espécies de borboletas que existem no mundo são criaturas coloridas e delicadas. Os geneticistas tem estudado os vários padrões presentes nas suas asas, esperando associar os seus achados à mitologia da evolução. Mas até hoje não só os seus achados tem falhado no seu propósito de suportar a teoria da evolução, como muitos dos dados científicos por eles recolhidos suportam a teoria alternativa (Design Inteligente).


As asas das borboletas estão cobertas por pequenas escamas. Algumas borboletas possuem escamas que contem estruturas moleculares que se parecem com árvores de Natal em miniatura; estas estruturas entornam a luz como forma de gerar aquelas cores iridescentes.


Outras borboletas possuem escamas cobertas com pigmento que produz as várias cores e os variados padrões do insecto. Mas a cor tem outro propósito.

As borboletas "Clouded Sulfur" encontram-se nas mais variadas altitudes das montanhas do Colorado. As fêmeas desta espécie são em regra mais escuras que os machos. De facto, as fêmeas tendem a ficar mais escuras à medida que a altitude aumenta. Isto tem valor na sobrevivência uma vez que as cores mais escuras absorvem mais calor do Sol que as cores mais claras. Isto permite que a taxa normal do metabolismo seja retida mesmo em zonas mais escuras e mais frias.


No entanto, os machos preferem as fêmeas com cores mais claras. Isto significa que a vantagem de ter cor mais escura nas altitudes mais elevadas tem menos probabilidades de ser passada às novas gerações. Este é um dado científico que não tem valor evolutivo algum, mas que serve para suportar a Mensagem Biótica:
  • Ajuda o organismo a sobreviver.
  • Refuta qualquer interpretação naturalista.

    As borboletas 
    Vinícius de Moraes

    Brancas
    Azuis
    Amarelas
    E pretas
    Brincam
    Na luz
    As belas
    Borboletas

    Borboletas brancas
    São alegres e francas.

    Borboletas azuis
    Gostam muito de luz.

    As amarelinhas
    São tão bonitinhas!

    E as pretas, então . . .
    Oh, que escuridão!


    Fonte:
    BBC - Brasil
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2011/05/110530_borboleta_sexo_rw.shtml
    Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
    Sejam abençoados todos os seres.

    Nenhum comentário: