quinta-feira, 10 de junho de 2010

FENOMENOLOGIA DE TEILHARD de CHARDIN

http://www.dailymotion.com/video/x6c9ll_pierre-teilhard-de-chardin

de baglistv
Extrait de quelques minutes tirées du site http://www.baglis.tv.« Le passé m’a révélé la construction de l’avenir » écrit Pierre Teilhard de Chardin. A partir d’une réflexion et d’une expérience...
 
de supervielle
1.512 vistas. - Pierre Teilhard de Chardin à la fin de son existence
 
de baglistv
Extrait tiré du site www.baglis.tv. La vision darwinienne classique nous dit que l'évolution est un phénomène imprédictible et que si celle-ci devait se reproduire un jour, dans les mêmes...

Phenomenology de Teilhard

Alguns descrevem o trabalho como uma filosofia, alguns como um theology, alguns de Teilhard como um meta-physics. Alguns descrevem mesmo o trabalho de Teilhard como o mysticism puro. O trabalho de Teilhard, entretanto, é descrito melhor como, o que ele mesmo o reivindicou ser: um phenomenology. Teilhard estudou um determinado fenômeno no universo, e esse fenômeno é espírito.

Teilhard estudou o que se chamou a ascensão do espírito, ou evolução do consciousness, no universo. É observable e verifiable em uma lei que simples se chama Lei da complexidade/Consciousness. Esta lei indica simplesmente que há um compulsion inerente na matéria para se arranjar em uns agrupamentos mais complexos, exibindo uns níveis mais elevados do consciousness. Mais complexa a matéria, mais conscious é. Teilhard propõe que esta é uma maneira melhor descrever a evolução da vida na terra, melhor que sobrevivência de Darwin “do mais apto.” O universo strives para um consciousness mais elevado, e faz assim arranjando-se em umas estruturas mais complexas.

Teilhard identifica estágios diferentes na ascensão do consciousness. Estes estágios são bàsicamente o que nós sabemos como geosphere e biosphere. Lei da complexidade/Consciousness trajeto da matéria dos traços através destes estágios, como “complexifies” em cima dse e se levanta no consciousness. Teilhard reivindicou que embora não fosse evidente, o consciousness (em um grau extremamente limitado) existe mesmo nas rochas, como Lei da complexidade/Consciousness implica. Nas plantas, a matéria é complexa bastante exibir um consciousness que seja a vida very da planta. Nos animais, a matéria é complexa bastante a um grau extraordinário a onde o consciousness se mostre em uma escala larga do movimento reactionary ao universo inteiro.

Entretanto, Teilhard aqui propõe um outro nível do consciousness, a que humano-estando pertença, por causa de sua abilidade cognitive; isto é. sua abilidade “pensa”. os Humano-seres representam a camada de consciousness que “se dobrou para trás dentro em cima dse”, e tornaram-se self-conscious. Huxley Julian, O colega científico de Teilhard, descrito lhe gosta deste: a “evolução não é nada mas a matéria torna-se conscious dse.”
Assim além ao geosphere e ao biosphere, Teilhard posits uma outra esfera, que seja o reino dos humano-seres, o reino do pensamento reflexivo: noosphere.
No noosphere Teilhard encontra muito o mesmo Lei da complexidade/Consciousness no trabalho, embora não em uma maneira vista previamente. Sempre desde que os humano-seres vieram primeiramente na existência 200.000 anos há, a lei da complexidade/o Conscious começou a funcionar em um plano (mais elevado) diferente. O Consciousness no universo continua agora a levantar-se no arranjo e no unification complexos (Teilhard o chama às vezes, “totalization”) da humanidade na terra. Porque os humano-seres convergem em torno da terra, unifying em uns formulários sempre mais complexos do arranjo, o consciousness levantar-se-á.

Finalmente, a chave a seu phenomenology é que porque Teilhard não pode explicar porque o universo se moveria no sentido de uns arranjos mais complexos e de um consciousness mais elevado, ele postula que lá deve existir antes de o universo movente, e puxando o longitudinalmente, um pólo mais elevado do consciousness supremo, que chame Ponto de Omega.

Teilhard re-interpreted muitas disciplinas (theology, sociology, meta-physics, etc.) em torno desta compreensão do universo. Um foco principal de his, era tranquilizar a massa converging do humanity para não despair, mas para confiar na evolução do consciousness porque se levanta através deles. Há um altar dedicado a ele no quarto espiritual das nações unidas em New York City.
Fonte: 
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Pierre_Teilhard_de_Chardin

Nenhum comentário: