quinta-feira, 10 de junho de 2010

TEILHARD de CHARDIN E A NOOSFERA

Pierre Teilhard de Chardin

e a NOOSFERA

Tradução do inglês para o português
Teilhard de Chardin ea Noosfera
Cunningham pelo Rev. J. Phillip, C.S.P. 


Em 1964, ao tentar ajustar o meu pensamento para as muitas mudanças na sequência do Concílio Vaticano II, que encontrou pela primeira vez os escritos do geólogo francês / paleontólogo, Pere Pierre Teilhard de Chardin. Embora ele tivesse morrido nove anos antes, foi apenas após o Conselho de que suas obras começaram a aparecer nos Estados Unidos. Esta circunstância exige alguma informação biográfica.
Pere Teilhard nasceu em 1881 a uma piedosa, a família provincial francês. Ele escolheu desde cedo a entrar na Companhia de Jesus (Jesuítas) e no curso de seus estudos de geologia e paleontologia perseguido depois. Era sua intenção de começar uma carreira de ensino e pesquisa nos domínios destes. Ele foi bem em sua maneira de fazê-lo quando ele foi convocado para o serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial.
Como portadora de maca durante a dos piores batalhas do conflito, a fé pessoal de Teilhard foi severamente desafiada. Creio que foi o seu esforço para entender essa tragédia humana (em milhares de mortos e mutilados em minutos sem propósito) que levam Teilhard de começar a desenvolver uma visão que combinava tanto a sua religião e sua ciência. 


A Unidade de Todas as Coisas
Na miríade de entidades aparente em torno de nós, Teilhard vê uma unidade: "Meu ponto de partida é o fato fundamental inicial que cada um de nós é forçosamente ligados por todo o material orgânico e psíquico vertentes do seu ser para tudo o que o rodeia." Por outro lado, que a unidade atinja voltar no tempo e continua no futuro: "Se olharmos para trás distante o suficiente nas profundezas do tempo, o formigueiro desordenado dos seres vivos, de repente, para um observador informado, trata-se de arquivos longos que fazem o seu caminho por vários caminhos para uma maior consciência. " (P. 24)
Teilhard ciência já tinha convencido ele de a validade da evolução como um paradigma fundamental para a compreensão do significado da existência humana. Ele afirma que "a crença de que existe um sentido absoluto do crescimento, para que tanto o nosso dever e nossa procura da felicidade que devemos respeitar. É o [a] função humana para completar evolução cósmica." (Pp. 31-33). Ele vai tão longe como a dizer: "Cristo é realizada em evolução." (P. 63). 


Após a guerra, Teilhard retornou ao exercício da sua carreira como professor e pesquisador. Sua carreira tomou um rumo fortuito quando foi convidado em 1923 para participar de uma expedição na China. Nos doze anos seguintes ele foi fazer parte de mais nove como caminhadas exploratórias. Grande parte da sua crescente reputação repousava sobre estas missões. Isso era particularmente verdadeiro de sua associação com a descoberta de restos fósseis de Sinanthropus ou Homem de Pequim em 1929. 


Infelizmente, em outra frente, Teilhard enfrentou a crise de sua vida. Ele continuou a explorar as linhas de pensamento que tinha começado com o "Cosmic Life". Talvez inevitavelmente, suas observações, chamou a atenção de autoridades da Igreja. A reação de algumas das idéias de Teilhard foi finalmente grave. Ele foi privado da sua posição de ensino e advertiu que não publicasse suas observações sobre religião e ciência. Ele observou que a restrição até sua morte em 1955. Foi só depois que as coleções de seus ensaios foram publicados, bem como a sua obra central, O Fenômeno do Homem.
Em 1925, Teilhard escreveu em um ensaio intitulado Hominização: "E isso equivale a imaginar, de uma forma ou de outra, acima da biosfera animal uma esfera ^ humano, uma esfera de reflexão, de invenção consciente, consciente das almas (a noosfera, se você) "(1966, p. 63) Foi um neologismo que emprega o noos palavra grega para" espírito ". 


A flecha da Evolução Teilhard afirma que a evolução tem uma direção definida, uma "Linha de Ariadne", como ele chama. "Obviamente, Teilhard discorda, sustentando que a evolução tem um sentido, uma" Linha de Ariadne ", como ele chama. Essa" linha "é a crescente complexidade dos seres vivos, o foco do que é o seu sistema nervoso, mais precisamente, seus cérebros. Na sequência do crescimento "cerebralização" somos levados para os mamíferos e, entre eles, os antropóides. A complexidade de seus cérebros é acompanhada pela complexidade do seu comportamento socializado. Recentes estudos sobre os grandes macacos só aumentou a nossa apreciação da sua notável acuidade. Contudo, embora não sejam uma mudança radical física ou geneticamente destas criaturas maravilhosas, não podemos deixar de transcendê-los de alguma maneira essencial. 


E qual é a fonte dessa transcendência? Para Teilhard, é "pensamento" ou "reflexão". Ele o descreve como "o poder adquirido por uma consciência transformá-lo em si mesmo, para tomar posse de si como de um objeto dotado de sua própria consistência e valor particular: não apenas conhecer, mas conhecer a si mesmo, não apenas para sabe, mas saber que se sabe. " (1961, p. 165) 


Agora, a mesma questão que se levanta diante de nós em discutir biogênese: ^ O noogênese tem um sentido? No fenômeno do homem, Teilhard postula: "Na verdade, um neo-humanidade foi germinando em torno do Mediterrâneo durante os últimos seis mil anos" (1961, p. 212) Ele achava que uma camada nova "da noosfera" em breve ser formado. "A prova disto reside no fato de que a partir de um fim do mundo para o outro, todos os povos, para permanecer humana ou tornar-se mais, estão inexoravelmente levado a formular as esperanças e os problemas do mundo moderno nos mesmos termos em que o Ocidente formulou-los. " Teilhard estava convencido de que a forma do futuro, a noosfera seria determinada por essa evolução que ele viu que ocorrem na Europa e os E.U.
Foi a sua opinião: "Estamos, neste momento, passando por uma mudança de idade. Beneath a mudança de idade encontra-se uma mudança de pensamento." (1961, p. 214, 215) Essa mudança escondido influência que num primeiro momento apenas uns poucos, mas que iria continuar a se expandir. "Não conheço nenhuma história mais comovente nem mais revelador da realidade biológica de uma noogênese do que a inteligência lutando passo a passo desde o começo para superar a ilusão de proximidade." (P. 216), a Humanidade vivia (e muitos ainda fez) em um mundo restrito, sem perceber a verdadeira dimensão de tempo e espaço. Além disso, essas dimensões não tinha qualquer relação entre si. Agora surgiu uma nova percepção: "Tempo e espaço são organicamente se juntou novamente, de modo a tecer, juntos, as coisas do universo." (P. 218) O que trouxe essa transformação sobre?
Teilhard atribui a isso o aumento de um ponto de vista evolutivo:

    
"A evolução é uma teoria, um sistema ou uma hipótese? É muito mais: é uma condição geral à qual todas as teorias, todas as hipóteses, como os sistemas devem se curvar e que devem satisfazer, agora se estão a ser pensada e verdadeiro. Evolution é uma luz que ilumina todos os fatos, uma curva que todas as linhas devem seguir. " (1961, p. 219) 


O Surgimento da Noosfera
Teilhard estava convencido de que geogenesis movido na direção de uma crescente consciência de que trouxe uma biogênese, que evoluíram na mesma direção. O processo, em seguida, levou ao aparecimento de pensamento / reflexão. No entanto, o processo não deixam lá. "O homem descobre que nada mais é do que a evolução tornar-se consciente de si mesmo. A consciência de cada um de nós é a evolução a olhar para si mesmo e refletir sobre si mesmo." (P. 221) A direção, então foi em direção a um crescimento tão na consciência.
Teilhard também estava convencido de que um lugar mais longe e até mesmo uma mudança mais profunda tinha tomado. Por um lado podemos ver a humanidade simplesmente arrastado em um fluxo evolutivo para o futuro sobre a qual não tinha controle. Ou, podemos ver que uma evolução consciente de si mesmo também pode dirigir-se. "Não só lemos em nosso menor actos da segredos da evolução [] processos, mas para uma parte fundamental que temos em nossas mãos, responsável por seu passado ao seu futuro." (P. 226) Noogênese move cada vez mais claramente na direção de si, é agora algo que determinar.
Ainda assim, podemos fazer algumas estimativas de para onde estamos indo? "O homem não é o centro do universo, uma vez que pensamos na nossa simplicidade, mas algo muito mais maravilhoso, a seta apontando o caminho para a unificação final do mundo. Isto não é nada mais do que a visão fundamental e vou deixá-lo em isso. " (P. 224) 


Teilhard estava sozinho nesse sonho de unidade humana e sua principal vantagem, a paz. Ele também estava ciente das enormes obstáculos que colocam no caminho da sua realização. Na verdade, a própria consciência dos desafios que desempenha o seu papel na noogênese. "Eu posso agora acrescentar que o que desconcerta o mundo moderno, suas raízes não está sendo certo, e não vendo como ela jamais poderia ter certeza, que há um resultado, um resultado adequado para essa evolução." (P. 229) 


Era convicção de Teilhard de que a humanidade deve perder a esperança para o futuro, a esperança de transcender as barreiras para a unidade humana e da paz, noogênese cessaria. "Entre essas duas alternativas de otimismo ou pessimismo absoluto absoluto, não existe meio-termo porque, pela sua própria natureza, o progresso é tudo ou nada". (P. 232) No entanto, a evolução não se oferecer a esperança. Ela passou de geogenesis a biogênese e entrou até noogênese. Será que vai agora ser frustrado neste momento e deixar de evoluir ainda mais no futuro? Teilhard agarra à esperança ", há para nós, no futuro, sob uma forma ou de outra, pelo coletivo, não apenas a sobrevivência mas também a vida de super-". (P. 234) Em 1950, Teilhard fez o que era uma tentativa final para conseguir suas observações publicadas. Ele escreveu uma obra curta, Lugar do Homem na Natureza, que resumiu o que sentia era a sua posição científica. Ele cuidadosamente evitou mencionar os aspectos religiosos da sua opinião. Infelizmente, ele não era mais bem sucedido do que ele tinha sido anteriormente. Teilhard não afastar a sua opinião antes, mas ele não indicá-las com maior precisão. Antes de continuar nossa apresentação de pontos de vista Teilhard de o resultado da noogênese, ^ gostaria de observar algumas dessas declarações mais precisas. Um presságio da Internet 


Crucial para o processo de evolução humana, ou seja, o progresso é, na opinião de Teilhard de Chardin, a investigação científica. No passado, essas investigações foram isolados, por vezes, não mais do que os hobbies dos indivíduos. "Hoje encontramos o inverso: os alunos são numerados de pesquisa em centenas de milhares, em breve milhões e já não são distribuídos de forma aleatória e superficialmente sobre o globo, mas funcionalmente ligados entre si em um vasto sistema orgânico que permanecerão em o futuro indispensáveis à vida da comunidade. " (P. 106) Não podemos deixar de pensar no hoje "Internet", mas este foi escrito quarenta e seis anos atrás. 


Na verdade, Teilhard estava familiarizada com as primeiras formas de o elemento chave nesse sistema "orgânico". Ele escreve: "E aqui estou eu a pensar dessas máquinas surpreendente eletrônico (o ponto de partida e da esperança do jovem ciência da cibernética), pelo qual a nossa capacidade mental de calcular e combinar é reforçada e multiplicada pelo processo e de um grau que arauto como avanços surpreendentes nesse sentido como as que a ciência óptica já produziu para o nosso poder de visão. " (P. 110) É óbvio que Teilhard tinha apenas uma sugestão fraco como o que foi realmente a ocorrer. [] Steve Mizrach relaciona as idéias de Teilhard de Chardin a metafísica da informação.


Mas o que o futuro da final, se houver. Teilhard diz que não há nenhuma garantia ", implica a síntese de risco." "A vida é menos certo que a morte." (P. 117) No entanto, se a evolução de fato chegar a uma fase final que será "o centro de auto-subsistente e absolutamente último princípio da irreversibilidade e personalização: o único e verdadeiro Omega". (P. 121) Teilhard esperança para o futuro da noosfera é encontrado no que ele chamou de "Omega Point", talvez o aspecto mais controverso de seu pensamento. Para compreendê-lo, voltamos ao fenómeno do Homem. Para Omega 


Lá nós continuar o tratamento Teilhard de noogênese: "Estamos diante de uma coletividade harmonizada das consciências para uma espécie de superconsciência. A terra não só se torna coberta por milhares de grãos de pensamento, mas tornar-se fechado em um envelope pensamento único, uma única reflexão por unanimidade ". (1961, pp. 251-2) No entanto, tal unanimidade de consciência implica uma condição que os seres humanos em geral, a rejeição, despersonalização. Com efeito, a conclusão parece inevitável: "Para que a Omega do mundo, como em seu Alfa, está o impessoal". (P. 258) Neste ponto, "Omega", a última letra do alfabeto grego, refere-se simplesmente à fase final da evolução. No final da noosfera se tornar um "todos" que absorve tudo. 


Em sua descrição do refino "Omega" Teilhard parece concordar. "Porque ele contém e engendra a consciência, espaço-tempo é necessariamente de natureza [convergentes e] tem algum lugar no futuro, tornar-se involuído a um ponto que poderíamos chamar de Omega, que funde e consome-os integralmente em si mesmo." (P. 259) Aqui "Omega" tem em seu significado mais profundo. Noogênese, à medida que evolui, ^ inevitavelmente chega a um único foco. 


Em meio a uma realização particularmente medonho do ditado "a guerra é o inferno", de Pierre Teilhard de Chardin lutava para segurar uma esperança para o futuro da humanidade. Finalmente, ele encontrou em noogênese e no futuro da noosfera. No entanto, para ler seu pensamento como nada mais que um exercício de ciência ou metafísica, é deixar de atingir o núcleo central da visão de Teilhard de Chardin. Na conclusão do fenômeno homem é um apêndice acrescentado em 1948. A última linha é: "De um modo ou outro, continua a ser verdade que, mesmo na opinião de um biólogo simples, a epopéia humana se assemelha a nada tanto como forma de cruz." (1961, p. 313) 


Fonte e Referências
Rev. Phillip J. Cunningham é um sacerdote aposentado morando em San Francisco. Graduou-UCLA, lecionou na Universidade Johns Hopkins Unversity, serviu como um padre na Venezuela e em Roma, e atualmente escreve e palestras sobre estudos bíblicos.
http://www.december.com/cmc/mag/1997/mar/cunning.html
Copyright © 1997 por Phillip J. Cunningham. Todos os direitos reservados.
http://translate.google.com.br/#

Nenhum comentário: